Minininha...
Já tive experiências como esta, também.
De pessoas que muitas vezes, nem sabiam ler e que me passaram ensinamentos extraordinários. Não muitas pessoas, é verdade, mas algumas.
Na minha opinião, Minininha, não se pode quantificar a contribuição do conhecimento científico e da experiência de vida.
Só posso dizer que ambos são importantes.
Às vezes me pergunto: "Será que esta pessoa "inculta" mas sábia, se tivesse estudado, seria mais sábia ainda? Ou será que ela teria perdido esta visão singela mas profunda?"
E, contrapondo ao seu questionamento, já tive observei pessoas ditas "de grande cultura das letras", com vários pós-docs comportarem-se de maneira extremamente grosseira e burra. Como seriam, se não tivessem tantos conhecimentos?
Tenha uma noite iluminada pela luz da lua, das estrelas e do amor.
Beijos.
2007-03-21 12:34:40
·
answer #1
·
answered by Vovó (Grandma) 7
·
2⤊
2⤋
Note que as três se confundem, podemos realmente encarar perplexos, porém em análise constatamos que, se, de modo cientifico necessitamos de laboratório para as devidas analises, deparamo-nos então com o próprio laboratório que é a vida, e aí? - Sim, aí que a sabedoria é fruto desse laboratório....
2007-03-28 17:40:49
·
answer #2
·
answered by lfgojr 2
·
1⤊
0⤋
Não acredites em qualquer coisa só porque te ensinou um testamento de um velho sábio. Não acredites em qualquer coisa, só porque provém da autoridade de mestres e de sacerdotes. Qualquer coisa que esteja de acordo com as tuas próprias experiências e, depois de árdua investigação, esteja de acordo com a tua razão e conduza ao teu próprio bem e ao de todas as criaturas vivas, isso deves aceitar como a verdade e deves viver em conformidade com ele.
Une accolade
2007-03-28 15:31:03
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Os dois tem muito valor mas para mim a experiência de vida vale muito mais, pois os estudos de hoje não chegam nem nos pés dos de antigamente. Vocês sabiam que tínhamos 12 matérias, no primeiro grau, cinco línguas estrangeiras, Historia, Geografia,Ciências, Religião, Educação física (por falta nesta matéria era sujeito a bomba.)Matemática e Português.. Que tal hoje se aprende isto???por isto é que o povo daquela época tem mais experiência de vida.
2007-03-28 07:43:56
·
answer #4
·
answered by AIMAR 5
·
2⤊
1⤋
Ambos.
Mas há casos ímpares nos dois grupos.
Um sujeito que sai dos grotões mais distantes do país aparece com uma idéia revolucionária.
Sábio segundo a filosofia é um pensador que se distingue pelo grande saber; pela experiência do mundo e por uma vida exemplar.
Creio que a filosofia atende a seu questionamento.
2007-03-28 06:30:10
·
answer #5
·
answered by Enzo- 7
·
2⤊
1⤋
Menininha, tem gente copiando textos que são espalhados pela internet e colando aqui como experiencia de vida.
Que coisa feia.
Quanto à sua pergunta eu chamaria de santissima trindade, porque um está diretamente ligado ao outro.
São interdependentes.
2007-03-27 11:52:00
·
answer #6
·
answered by Sérgio D 5
·
2⤊
1⤋
Nossa!Achei super legal isso tudo! Então qualquer forma de sabedoria é bem vinda.O conhecimento científico é muito importante,principalmente hoje onde tudo está difício,mas sem a experiência de vida nos tornamos seres incompletos!
Não tenho um curso superior ainda,começarei um no próximo ano com a graça de Deus,mas a vida já me agraciou com momentos mágicos de grande sabedoria,e levarei todas para o resto da minha vida.
Como é importante em um momento de tristeza ou desespero de alguém,você ter uma experiência de vida,mesmo que nos pareça simples,que conforte e ajude essa pessoa a se sentir melhor!
Pessoas gabaritadas,super importantes e conhecidas pelo seu conhecimento científico,podem amanhã chorar e se sentir um nada por não terem dado tanta importância para as pequenas "pedras" do nosso caminho que nos fazem aprender a viver!
Adorei sua pergunta,até logo! Xero!
2007-03-28 16:36:56
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Nos menores
frascos é que estão os melhores perfumes!
A sabedoria é inata ,não há o que discutir !
muito boa noite
fique com Deus!!
fui !!
2007-03-27 17:38:30
·
answer #8
·
answered by anjo2007 5
·
1⤊
1⤋
É claro que os dois são importantes,mas acho que o conhecimento
acadêmico é limitado,já o da vida lhe dá possibilidades ilimitadas de
pensar,repensar e pensar de novo.É como planejar uma viagem,fazer
roteiros e qdo viajar fazer tudo diferente,deixar as coisas acontecerem.
não sei se cinsegui expressar o que realmente penso sobre o assunto.
Tentei.
2007-03-26 15:40:21
·
answer #9
·
answered by Dandan 4
·
2⤊
2⤋
O tempo todo temos oportunidade de aprender e nos desenvolver. As pessoas que tem humildade suficiente para verem que "seus copos" ainda tem espaço, tem conteúdo para dar lições maravilhosas. O que não podemos e desconsiderar o aprendizado informal, a cultura da do informal, a cultura da experienci
2007-03-26 14:50:20
·
answer #10
·
answered by ♥ ValLindinha GHOST♥ 6
·
2⤊
2⤋
a experiência da vida é a melhor faculdade, com exceção das faculdades de medicina, e outras mais,,,porém se vc parar e observar vai ter uma aula de economia, psicologia, etc
a necessidade obriga o ser humano a se adaptar ao meio em que vive e dali eles tiram seus aprendizados ex...o pedreiro que criou a casa flutuante no Rio de Janeiro, agora vai dar aulas para ensinar a sua técnica usada, outro dia apareceu uma reportagem no fantástico sobre uma mulher que vive com filhos sem marido trabalha ganha acho que em torno de 300 reais....deu um banho de aula de economia ....só os graúdos é que com as suas faculdades e phds e mestrados não conseguem dar jeito nas coisas....
2007-03-26 05:09:10
·
answer #11
·
answered by BALA 3
·
2⤊
2⤋