Não captei muito bem o que você deseja, Bianca.
Mas, vou escrever umas coisinhas a respeito.
No universo ocorrem muitas diferenças de temperatura, que é uma medida da agitação, da velocidade das partículas que o compõem (dos seus átomos e das suas moléculas).
Há uma tendência natural e espontânea de que corpos, de diferentes temperaturas, quando colocados em contato, atinjam um equilíbrio térmico, isto é, as partículas mais agitadas do corpo mais aquecido transferem um pouco desta agitação para as partículas do corpo menos aquecido.
Este fluxo de energia se chama "calor".
Com isto, o "mais quente" tem sua temperatura diminuída e o "mais frio" tem sua temperatura aumentada e a final é intermediária entre elas (é uma função).
A medida da temperatura dos corpos pode ser feita através de aparelhos construidos baseados nesta transferência de calor.
O termômetro tem uma escala (que varia com os países) de temperaturas padronizadas.
O termômetro com a escala Celsius tem o seu valor zero quando ele (ou o líquido do seu interior) está imerso numa mistura de água e gêlo, ao nível do mar. É o valor de 0 gráu Celsius e o valor 100 quando o termômetro está em contato com a água em ebulição. É o 100 gráus Celsius. O intervalo entre 0 e 100 foi dividido em 100 partes.
Aí, quando você coloca o termômetro em contato com o corpo, ele vai ficar na mesma temperatura do corpo e você poderá determinar qual é ela.
Espero tê-la ajudado.
2007-03-21 11:50:05
·
answer #1
·
answered by Vovó (Grandma) 7
·
0⤊
0⤋
Amiga, o equilíbrio térmico ocorre com o corpo que tem mais energia térmica (calor) cedendo calor para o corpo que tem menos energia térmica (calor) e isso vai acontecer até que ambos os corpos tenham a mesma temperatura. O mesmo acontece entre as substâncias (é assim que se escreve) desde que elas estejam em contato. Não sei se era isso o que você queria saber, enfim é a resposta que conheço. Boa sorte.
2007-03-21 18:35:57
·
answer #2
·
answered by lilinha32 7
·
0⤊
0⤋