English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

3 respostas

A Europa estava em escombros depois de ser destruída completamente pela Grande Guerra. Era financiada pelos Norte Americanos para se reconstruir quando, no meio da estrada, em 1929, uma crise econômica iniciada no seio dos Estados Unidos, (o crash da bolsa de Nova York) fez com que toda a tentativa de reconstrução econômica do continente desabasse.

A inflação tomou conta e o desemprego também. A Rússia, que progredira em separado como país comunista, representava uma ameaça para o ocidente. Então o fascismo começou a "pulular", surgir, conquistando com falsas promessas as grandes massas desesperançadas e empobrecidas. ( sob o olhar dissimulado da burguesia e aristocracias européias, temerosas do avanço comunista)

Na Inglaterra surge um partido e um candidato fascista em Mosley, que não foi muito adiante. Na Espanha surge Franco e em Portugal Salazar. Na Alemanha surge Hitler e da Itália vem Mussolini. Na América Latina assistimos ao populismo crescente (nossa eterna versão aproximada do fascismo) e no Brasil Getúlio Vargas segura as rédeas do país, dividido ideologicamente entre os fascistas e as promessas de desenvolvimento dos EUA.

A crise de superprodução interna nos EUA, em 1929, aliada à economia em escombros que desabou de vez sem a ajuda internacional, levou o continente europeu ao fascismo e conseqüentemente à II Guerra Mundial. O capitalismo estava em crise no mundo, pois não havia donos do poder que o segurassem do abismo naquele momento.

O capitalismo financeiro não vingara ainda e os resquícios do capitalismo industrial não davam conta de prover a Europa de empregos ou da mínima qualidade de vida.

Os mercados consumidores, que haviam passado para a esfera dos EUA logo após a I Guerra Mundial, estavam falidos como todo o mundo após o crash da bolsa de Nova Yorque.

A Europa fascista, sem alternativas econômicas, busca reagir à ameaça comunista e à perda de mercado aos americanos, lançando-se em busca de mercados consumidores novos para satisfazer suas necessidades capitalistas.

Como resultado da tentativa de expansão do capitalismo dos países do Eixo, o fascismo toma conta da Europa central e meridional e tem início a II guerra mundial.

2007-03-21 11:07:14 · answer #1 · answered by Blizzard 3 · 0 0

nenhuma
capitalismo nunca teve crise
é o mercado funcionando
totalitarismo é um grupo tomar
o poder politico

2007-03-21 17:52:48 · answer #2 · answered by jaderdavila 6 · 0 0

nenhuma. a russia não era "capitalista" e o regime alemão com sua hiperinflação era qualquer coisa menos capitalista. aqueles paises que mais de próximo seguiam o "capitalismo" eram estados unidos e inglaterra, precisammente aqueles onde a democracia era na altura mais forte.

2007-03-21 17:42:22 · answer #3 · answered by eltouro 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers