English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se não, cite exemplos de bons letristas atualmente.

2007-03-21 10:11:33 · 209 respostas · perguntado por Pixies 3 em Entretenimento e Música Música

Estou muito contente com o nível das respostas encontradas aqui, perdi um enorme tempo, (com prazer) lendo todas as manifestações... e o que encontrei dá para começar inúmeras discussões saudáveis a respeito do assunto "cultura musical"...
Sobre o momento triste que vivemos, com tanta violência, influenciar na falta de poesia... não acho que seja isso, temos excelentes poetas que escrevem sobre problemas sociais. Em relação a não estarmos descobrindo os novos compositores, concordo plenamente, eu gosto muito de pesquisar artistas novos, mesmo que alguns deles não sejam os gênios que precisamos, conseguem, através de muito esforço nos oferecer coisas saudáveis a nossa mente e ouvidos, como é o caso de CEUMAR por exemplo... Mas isso não é suficiente, termino deixando um trechinho de música (antiga)... "Por sempre andar, andar / Sem nunca parar / pequenas coisas vão ficando pra trás..."
Que não fiquem!

2007-03-22 15:04:20 · update #1

209 respostas

Caro companheiro do Yahoo! Respostas, considero a sua pergunta excelente e oportuna no que se refere à poesia na música popular brasileira.

Realmente não tem aparecido, ultimamente, bons compositores. Estamos sobrevivendo com a ajuda de compositores que nasceram a mais de 4 décadas passadas.

Com a evolução contínua do mundo e o progresso assustador da informática, muitos profissionais se acharam isolados e não acompanharam a evolução ( diga-se para a pior ) da nossa música popular.

Hoje se dá mais valor à música eletrônica e instrumental, com sons louquíssimos e sem inspiração alguma.

Os jovens da época atual, na sua maioria, só apreciam a pura zoeira; não dando valor à raridades poéticas de compositores e poetas verdadeiros como Vinícius de Moraes, Chico Buarque de Holanda, Roberto Carlos, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Lulu Santos e muitos outros, dentre eles jovens poetas que muito cedo pereceram ( Cazuza). Sem esquecer de mencionar compositores de nossas boas bandas, como Barão Vermelho, Legião Urbana (estes mais recentes).

Mas os tempos mudaram a internet está aí lançando muita porcaria no ar. Será muito díficil recuperar o que de bom outrora foi produzido. Só quem viveu àquela época é que levará consigo as boas lembranças das poesias, das coisas boas que no passado foram criadas.

Mas fazer o quê? Faz parte da evolução, do progresso, dos meios consumistas.

Infelizmente essa é a realidade.

2007-03-21 12:24:08 · answer #1 · answered by Dodo21 2 · 6 2

O Brasil é riquissimo em ritmos, sons, musicas, porem nada disso chega a tv e radio, porque nao atende a um interesse especifico de marketing, ou melhor, poderiam atender .Quando percebem que o som é bom, emporcalham-no para vender para a America Latina.
Ainda bem que existe a internet, assim podemos conhecer coisas novas, ricas, genuinas, diferentes.
Sempre tem artista bom - basta procurar.
Em viagens pelo Brasil é um caminho.
E acho que há coisas que nao tem uma nacao propria é uma mistura.
Tem musicas que sao universais também.
Ou seja, os artistas existem mas não alcançam a mídia em massa.

2007-03-21 14:43:32 · answer #2 · answered by Anonymous · 5 1

A música, como tudo o mais em nosso país vem decaindo cada vez mais. Agora já não existe cantores ou compositores, são bandos. Um grupo de pessoas em cima de um palco cantando música inexpressivas, a maior parte formada por letras chulas, que não dizem coisa alguma. Se ainda temos bons compositores, que têm o dom de dizer o que querem transmitir, através de letras que são verdadeiros poemas, eles pertencem a velha guarda, como é o caso por exemplo de Oswaldo Montenegro. É incrível como ele consegue fazer uma música que é um verdadeiro poema, voce já ouviu por exemplo "Bandolins" ou "Por Brilho", composições dele?

2007-03-21 13:21:52 · answer #3 · answered by Mary - versão 2008 6 · 4 0

com toda certeza
não aguento mais letras do tipo
só as cachorra..auauauaua
as preparada....uhuhuhuh

2007-03-21 10:22:41 · answer #4 · answered by Anonymous · 5 1

Siiimmmm! E muito! FIco decepcionada em ouvir musicas deliciosas p/ dancar....mas o texto...cruzes; pornografia pura. Já me ocorreu de amigos nossos alemaes, gostarem de uma certa musica (pagode por exemplo) e me pedirem p/ traduzir, eles queria entender a letra....genteeee, fiquei moortaa de vergonha! Tentei traduzir só as melhores partes. E o pior q. tem MUITAS musicas assim.

2007-03-21 10:19:29 · answer #5 · answered by Anonymous · 4 0

Parece que todos concordam que o nível de qualidade das letras na atual fase da música brasileira é lamentável. Torna-se quase impossível surgir letristas como Chico Buarque, Renato Russo, Cazuza, Milton Nascimento, Zé Ramalho, etc. num ambiente de pura descartabilidade. A qualidade musical sucumbe num contexto em que as regras capitalistas, os esquemas manipuladores e alienadores da mídia, os interesses imediatistas da indústria fonográfica e a falta de ética imperam e ditam o comportamento. A população, restrita a meros consumidores, também carente de conhecimento musical (item supérfluo num país em que mal se consegue interpretar um bilhete), é uma presa fácil da situação, alimentando a máquina. Os bons letristas, os poetas e pensadores, são rotulados então como "chatos", "metidos", "utópicos", verdadeiros Quixotes na luta contra os moinhos da imbecilidade. Enquanto isso, somos assolados por pragas que bem conhecemos: brega, axé, pagode, sertanejo-brega, funk-carioca, etc. Na agricultura e até mesmo no corpo humano, as pragas e doenças proliferam quando o ambiente não é saudável e desequilibrado. Na música brasileira, parece que ocorre o mesmo. E nós, que fazemos? Boicotamos essas manifestações imbecis ou aceitamos tudo com olhar bovino? O saudoso Raul Seixas disse algo assim: "se o rádio não toca a música que você quer ouvir, meu bem não se importa, roda o dial!". O mesmo vale para a TV. Então, vamos parar de reclamar e agir, interferir. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!

2007-03-22 07:49:28 · answer #6 · answered by Marcos M 1 · 3 0

meu bem...









a música no Brasil está carente de tantas coisas que eu nem me atrevo a listar.


salvo os grandes.
do passado e de agora...
são poucos...





mas é uma afronta há um estudante de música brasileiro,ver TANTA coisa ruim, mas assim. MUITO ruim, ganhar tanta fama, tanto dinheiro.


é de chorar, viu meu camarada...

2007-03-21 15:14:09 · answer #7 · answered by camilhiénha 1 · 4 1

///Sim,tudo esta carente no Brasil. A música não tem mais aquela poesia de antigamente. As pessoas estão tão stressadas que não demonstram em suas letras todo aquele carisma que predominava em nossos corações. Que Deus permaneça no coração de nossos letristas. Uma boa noite ao som de uma bela canção de ninar...

2007-03-21 14:52:07 · answer #8 · answered by bibica 3 · 3 0

Com certeza .
Atualmente só se encontra péssimos repertórios , músiquinhas fraquinhas que agradam os ouvidos do "povão ", que se fascina por músicas de letras fúteis e banais como essas de amor ; letras inúteis e bestas como as de pagode e até baixas e nojentas como as de Funk .
A grande maioria gosta mesmo é de cantores fracos tipo Leonardo , Bruno e Marrone , Zezé di Camargo e Luciano , Perla , Lia , e outros do tipo.

É difício citar bons letrisas , mas acho que posso citar Lenine , Maria Rita , Rita Lee e Jorge Ben Jor , Tony Belloto e Samuel Rosa.

2007-03-21 14:41:33 · answer #9 · answered by 100% eu 4 · 4 1

Hoje as pessoas estao desligadas do conteudo se pegando so no barrulho! musica e melodia parece que acabou. So que nem todo ouvido e pinico!!

2007-03-21 10:20:54 · answer #10 · answered by wanderlene 1 · 5 2

fedest.com, questions and answers