A vontade de comer um chocolate não passa com outro doce. A química que ocorre entre o chocolate e o nosso prazer é especial. O chocolate vicia devido a um de seus componentes básicos, o aminoácido feniletilamina, precursor da serotonina, substância que fabricamos em situações de felicidade.
Namoro e orgasmo cursam com uma cascata de serotonina em nosso corpo. O neném, quando está mamando, bem como a mãe amamentando, também segregam muita serotonina. Essa substância, também conhecida como hormônio da felicidade, encontra-se diminuída nas tristezas e depressões, e tem sua produção aumentada quando comemos chocolate.
Desejo de chocolate é diferente da vontade de comer geléia, pudim, goiabada, gelatina ou qualquer fruta. Quando o corpo descobre que existe o chocolate, que ao mesmo tempo que dá energia, relaxa as tensões, passa a pedir este alimento, muitas vezes de forma imperativa, fazendo a razão vencer o desejo. Este sinal delata o chocólatra. O chocolate vicia por ajudar a soltar (momentaneamente) os nós das costas, do peito e da garganta.
É comum iniciar o vício do chocolate na Páscoa ou quando se chega de uma viagem onde se compra chocolates a mais para serem estocados em casa. Se diariamente, em uma determinada hora, você comer 30g de chocolate, ao final de uma dezena de dias, se você não comer, o corpo pede. O chocolate, antes de dormir, recupera nossas forças e ajuda a embalar o sono. É comum ver pessoas solitárias guardando chocolate no quarto, para comerem na cama, sozinhas, lendo um livro ou assistindo televisão.
Uma vez estalado o vício, a tendência é ir aumentando as quantidades ingeridas. Não é difícil para o chocólatra comer uma caixa de bombom em poucas horas. O chocolate do qual gostamos é uma combinação de gordura, cacau, leite e açúcar, e deveria. O princípio, ser reservado para os momentos de celebração. Como a Páscoa é uma celebração, não abra mão de seu chocolate, caso lhe dê prazer. Coelhinhos da Páscoa e seus ovos possuem sabor de infância e são relacionados ao carinho e afeto.
Uma barra de 30 gramas de chocolate ao leite possui em média 6mg de colesterol (o maior responsável pelo enfarte cardíaco) e 4mg de gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas (que ajudam a nos proteger dos enfartes). Sendo assim, em relação ao colesterol no sangue, o chocolate começa a ser visto com maior benevolência e já não é tão enfaticamente contra-indicado em dietas. Os chocolates dietéticos têm em média as mesmas calorias que os chocolates adoçados com açúcar, e são algumas vezes mais gordurosos. Chocolates diets são indicados para atender ao público diabético e não aos que intencionam comer menos calorias.
E a Páscoa vem aí!
2007-03-21 07:54:33
·
answer #1
·
answered by Alex 6
·
1⤊
1⤋
Bem, O chocolate constitui ainda um estimulante devido à teobromina e ainda tem endorfina.
A endorfina é um neurotransmissor, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso.
Por essas propriedades, ele é sempre "pedido" pelo cérebro quando a gente está carente, triste (na maioria das vezes...).
Porque a ENDORFINA é uma substância natural produzida pelo cérebro, visando relaxar e preservar-nos da dor e que dá enorme prazer .
Diferentemente de outras drogas, é produzida pelo próprio organismo e realmente dá prazer, despertando uma sensação de euforia,bem estar e é sinônimo de saúde.
Por isso gostamos tanto do chocolate!
2007-03-21 16:16:03
·
answer #2
·
answered by Marisa 5
·
0⤊
0⤋
porque eu tenho certeza que sua mãe comeu muito deles quando estava grávida de você!!!!
2007-03-21 15:18:09
·
answer #3
·
answered by laovini 2
·
0⤊
0⤋
O chocolate tem uma associação direta com a parte boa de nossa infância.
Nossa memória inconsciente nos leva ao aconchego da criança, à proteção e carinho da mãe.
Por isso quando presenteamos uma criança geralmente ofertamos doces e chocolates.
BJS
2007-03-21 14:58:05
·
answer #4
·
answered by DannyPetersen 5
·
0⤊
0⤋
sil ,,já que vc falou, já estou agora mesmo devorando uma barra,nossa que delicia,pode não fazer bem para o corpo,mas faz um bem danado para minha alma.
isso não é safadeza e sim necessidade,pelo menos ele é um placebo para o espírito,e isso é o que importa.
beijos!!!!
2007-03-21 14:56:47
·
answer #5
·
answered by rmaraes 7
·
0⤊
0⤋
axo que são as duas opções deficiencia e safadeza
comer chocolate é tão prazeroso quanto o orgasmo concorda?
2007-03-21 14:55:49
·
answer #6
·
answered by Iza 3
·
0⤊
0⤋
Simplesmente carência de docuras.
Chocolate, chocolatinhos e chocolatitos.
Abraço, abracinhos e abracitos.
Beijo, beijinhos e beijitos
2007-03-21 14:51:31
·
answer #7
·
answered by Soraya 6
·
0⤊
0⤋
descobri uma alma-gêmea minha !!! eu também sou assim !!!
2007-03-21 14:50:18
·
answer #8
·
answered by Mauro 7
·
0⤊
0⤋
O chocolate tem uma alto poder de saciedade.. tanto de fome como mental...
Quem provou 1x... não tem jeito.. o organismo sabe o que é bom..
Não é safadeza.. porque senão eu também sou ******...
É assim mesmo.. vc não está só.
2007-03-21 14:49:55
·
answer #9
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋
Por que ele é tão bom, que vc até pode subistituir por sexo, sabia????
2007-03-21 14:48:34
·
answer #10
·
answered by Mila 2
·
0⤊
0⤋