A alegoria da Caverna é seguramente o texto mais conhecido de Platão e um dos mais comentados em toda a história da Filosofia, o que releva a enorme riqueza das questões que coloca.
Este fato ensina-nos uma outra coisa muito importante: quando as questões filosóficas são relevantes, nunca estão encerradas. Há sempre novas perspectivas para analisar.
A caverna corresponde ao mundo do visível e o Sol é o fogo cuja luz projeta dentro dela. A ascensão para o alto e a contemplação do mundo superior é o símbolo do caminho da alma em direção ao mundo inteligível.
É com a sua "esperança" pessoal que Sócrates apresenta isto. O conceito de esperança é aqui empregado com especial referência à expectativa que o iniciado nos mistérios experimenta em relação ao além.
A idéia da passagem do terrestre à outra vida é aqui transladada à passagem da alma do reino visível ao reino invisível. O conhecimento do verdadeiro Ser representa ainda a passagem do temporal ao eterno.
A última coisa que na região do conhecimento puro a alma aprende a ver, "com esforço", é a idéia do Bem.
Mas, uma vez que aprende a vê-la, necessariamente tem de chegar à conclusão de que esta idéia é a causa de tudo quanto no mundo existe de belo e de justo, e de que forçosamente a deve ter contemplado quem quiser agir racionalmente tanto na vida privada como na pública."
Com esta história Platão quer mostrar para todos nós que devemos aprender a raciocinar por nós mesmos, e não pensar apenas sobre o que querem que pensemos, e que é preciso aprender a ver não só o que as pessoas que tem o poder nos mostram, mas ver além das coisas concretas.
Os homens que não queriam sair da caverna, somos nós que não estamos dispostos a pensar, porque nos acomodados a vida medíocre que levamos, acostumados a ver somente o que os donos do poder nos mostram, acreditando que somente aquilo é verdadeiro que somente eles estão certos, e que nós não precisamos pensar porque já tem que o faça por nós.
Então somos convidados a sair da caverna para ver a realidade e deixarmos de ser submissos a estes poderosos.
Só depende de cada um acordar para esta realidade, aprendermos a pensar, não sobre o que querem que pensemos e sim que descubramos o verdadeiro mundo que existe e que nós não conhecemos.
Um abraço!
2007-03-24 16:01:00
·
answer #1
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
1⤊
1⤋
Platão se refere a esta tendência que o hm tem de aceitar apenas o vigente, o atual, o estabelecido. A mentira preceda a verdade e sempre que Ela aparece, imediatamente é rechaçada pelo sistema que encontra e somente depois que é combatida e ridicularizada é que é finalmente reconhecida por nos.
2007-03-21 12:02:01
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋