Essas teclas existem desde os tempos do MS-DOS, onde eram bastante úteis, pois a interface de tela era simples, e pouco utilizava-se o mouse. Assim, a tecla Print Screen tem esse nome porque era utilizada para imprimir o conteúdo da tela na impressora. Com o advento do Windows e sua interface gráfica, a função da Print Screen manteve-se semelhante. Ao teclá-la, você envia uma imagem da tela para a área de transferência do Windows, que pode ser colada no Paint ou em qualquer programa gráfico.
A tecla Pause/Break era útil para "congelar" o processamento, por exemplo em listagens de diretório com o comando "dir" do DOS. Se você abrir um prompt do MS-DOS, e usar o comando DIR, pode utilizar a tecla Pause para congelar a listagem, e em seguida qualquer tecla para continuar.
A tecla Scroll Lock (trava de rolagem) pode ser usada no Excel. Quando ativada, as setas do teclado rolam as células, mantendo o cursor fixo. Quando desativada, as setas movem o próprio cursor. As teclas Page Up e Page Down movem uma página por vez, para baixo ou para cima. Quanto à tecla Insert, é utilizada na digitação de textos (por exemplo, no Word) para ativar e desativar a sobreescrita; quando ativada, tudo o que você escreve automaticamente apaga o texto existente, um caracter por vez; quando desativada, ele "empurra", acrescentando o novo texto. Tenha em mente que a definição da função das teclas é feita pelo programa que está sendo utilizado, podendo ter uma função em um e outra função em outro.
SysRQ:
Abreviação de "System Request". Muita gente pensa que ela é uma herança dos tempos em que reinavam as máquinas de grande porte, ou "mainframes", mas na verdade a tecla SysRq nasceu para ser usada nos computadores pessoais. Ela foi introduzida no teclado original de 84 teclas do AT como uma tecla independente, situada no canto superior direito do teclado numérico. Este teclado não fez muito sucesso e foi logo substituído pelo teclado "Enhanced" de 101 teclas, no qual a tecla SysRq apareceu combinada com a tecla PrintScrn (usada pelo DOS para imprimir o conteúdo da tela e por Windows para encaminhar a imagem da tela para a área de transferência, ou "clipboard"). O AT foi a máquina desenvolvida pela IBM em 1984 para a CPU 80286, o primeiro microprocessador da Intel capaz de funcionar no "modo protegido", o que tornava possível o uso de sistemas operacionais multitarefa. A tecla SysRq foi concebida para "chamar o sistema", ou seja, solicitar os serviços do sistema operacional diretamente de dentro de um programa. Tanto assim que há um "serviço" do BIOS do AT reservado exclusivamente para ela (o serviço 85h da Interrupção 09, que trata do teclado). O problema é que as equipes que desenvolveram os sistemas operacionais multitarefa para os micros da linha PC não se entusiasmaram muito com esta função e jamais deram à tecla SysRq o destaque que os engenheiros de hardware reservaram para ela. Por isto ela jamais chegou a ter uma função importante e acabou simplesmente sendo suprimida na maioria dos teclados de fabricação recente.
2007-03-21 04:48:31
·
answer #1
·
answered by rodrigo geraldo dos santos 1
·
4⤊
0⤋