dinheiro - poder - desigualdade - competitividade
2007-03-21 01:00:51
·
answer #1
·
answered by Lia 2
·
2⤊
0⤋
Roubar, tomar dos pobres e dar para os ricos, cobrar impostos muito altos e implantar o salário mínimo.
2007-03-21 04:31:43
·
answer #2
·
answered by Diego Rosa 2
·
1⤊
0⤋
1)abertura da sociedade à livre iniciativa.
2)A propriedade privada é assegurada.
3)Necessidade de um grande mercado consumidor que lhe possibilite a perpetuação. (mercado interno ou externo)
4)A necessidade de acumulação de capital, visando sua auto-preservação e perpetuação.
2007-03-21 02:59:03
·
answer #3
·
answered by Blizzard 3
·
0⤊
0⤋
Estrutura de propriedade: predomina a propriedade privada. Em alguns países o Estado também é dono de alguns meios de produção; atua como capitalista principalmente em setores básicos e de infra-estrutura.
» Relação de trabalho: o trabalho assalariado é predominante. Mas em muitas regiões subdesenvolvidas e rurais ocorrem relações de trabalho ilegais, como a escravidão, ou trabalho forçado por dívida.
» Objetivo: o único objetivo é ter constantemente a obtenção de lucro, não importando quem perca com isso. As empresas estatais recebem ajuda de subsídios do governo, sendo difícil ir a falência, ao passo que se uma empresa privada operar no vermelho, ela pode falir.
» Meios de troca: o principal meio de troca é o dinheiro, que facilitou bastante o comércio. Outros meios de troca é o cheque e o cartão de crédito, em que é possível movimentar um fundo em dinheiro depositado no banco. Com um cartão bancário é possível fazer pagamentos sem o uso de dinheiro real ou cheque.
» Funcionamento da economia: os agentes econômicos fazem investimentos se guiando pela lei da oferta e da procura. Investem com o objetivo de conseguir a maior rentabilidade.
A lei da oferta e da procura funciona da seguinte maneira: se houver mais oferta do que procura os preços tendem a cair; se houver mais procura que oferta os preços tendem a subir. Essa lei é a essência da economia de mercado.
» Relação social: há uma grande desigualdade social, principalmente nos países subdesenvolvidos, ficando a maior parte da renda com poucos. Mas nestes últimos anos, também em países desenvolvidos tem crescido a distancia entre ricos e pobres.
Capitalismo Comercial
Essa etapa do capitalismo se estendeu do século XV até XVIII. Houve uma expansão de potencias, como Espanha e Portugal, que tinham como objetivo descobrir uma nova rota para as Índias, e tirar a supremacia da Itália no comércio com o Oriente, através do Mediterrâneo.
Foi uma época marcada por Grandes Navegações e descobrimentos, mas também de escravidão e genocídios de muitos nativos da América e África. Os europeus comandaram esse processo de colonização e exploração.
Esse termo capitalismo comercial se deu porque o acúmulo de riquezas ocorreu por meio do comércio. A economia nesse período funcionava sob a intervenção governamental, pois promover e aumentar o poder do Estado. A riqueza e o poder de um país era medido pela quantidade de ouro, prata e pedras preciosas.
Durante o capitalismo comercial tudo que pudesse ser vendido como lucro virava mercadoria na mão dos comerciantes europeus. O negócio mais lucrativo foi o tráfico de escravos negros.
Neste período também se acumulava riquezas tendo uma balança comercial favorável, ou seja, mais exportar do que importar. As colônias garantiam grande lucro, visto que eram obrigadas a vender os seus produtos por preços baixos, e comprar das metrópoles coisas que necessitavam por preços altos.
Essa fase foi fundamental para se desenvolver o capitalismo, pois permitiu o grande acúmulo de capitais na mão da burguesia européia. Essa acumulação inicial de capitais criou condições, no Reino Unido e depois em outros países, para que ocorresse a Revolução Industrial.
2007-03-21 02:44:52
·
answer #4
·
answered by patpedagoga 5
·
0⤊
0⤋
Grande diferença social.
O capitalismo funciona tanto com liberdade quanto com regime autoritario
No capitalismo gira em torno do lucro propio o beneficio propio gerando monopolios.
No capitalismo as empresas,terras.minas sao de propiedade privada, e quem se beneficia é a penas o dono.
Se for comparar ao socialismo inteverta isto tudo.
Nao há quase diferença social pois todos trabalham recebendo quase o mesmo salario.
O sosialismo tem ausencia de liberdade e de democracia.
O socialismo gira em torno do beneficio de toda a naçao tudo e´feito para o beneficio geral.
As empresas, terras, pertecem ao estado pois o que for cultivado ou indutrializado sera para o beneficio de todos.
2007-03-21 01:15:03
·
answer #5
·
answered by _paulinha_ 2
·
0⤊
0⤋
1. Premia pessoas "de visão"; 2. Piora a diferença entre ricos e pobres; 3. Todos tem chances iguais de ascensão social; 4. É o menos pior de todos os sistemas econômicos q criamos.
2007-03-21 00:58:40
·
answer #6
·
answered by SylvioS 4
·
0⤊
0⤋