English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

"visto que á pais nem sabem o que é o estatuto da criança e do adolecente..."

2007-03-20 23:28:03 · 6 respostas · perguntado por Sandro 4 em Educação e Referência Outras - Educação

6 respostas

Caro Colega,

Há casos e casos. Por exemplo, você está deixando de considerar a evolução histórica das relações familiares. Há cerca de 50 anos atrás, o filho não tinha nenhum direito enquanto menor de idade. Há 100 anos atrás, o patriarca podia dispor de sua família como bem entendesse. Filhos e esposa eram considerados cidadãos de 2a. classe. A justiça do patriarca em seu lar era absoluta.
Hoje há uma cobrança maior dos pais. Talvez. Mas também há uma liberalidade maior dos filhos. Além disso, o fato do pai conhecer ou desconhecer o estatuto da criança e do adolescente não o isenta do ônus da justiça.
Particularmente, acredito que as condições sociais melhoraram, mas o mundo se tornou mais populoso e a disputa por espaço maior. Nesse contexto, creio que os pais têm cobrado inclusive muito pouco de seus filhos. Isto pode ser um problema.
Por exemplo, um filho que sempre teve de tudo do bom e do melhor e nunca enfrentou nenhum tipo de dificuldade, como vai reagir quando se defrontar com um mundo real, injusto e sedutor? Como vai reagir quando descobrir que não basta estalar os dedos e alguém vai aparecer e resolver o problema? Muitos tem optado por vias atenuantes da frustração, tais como a utilização de drogas, tanto narcóticas como estimulantes.
Uma prática muito comum, hoje em dia é o pai e a mãe muito ausentes dentro do lar. Para compensar, procuram dar de tudo para o filho, viagens, liberação para ir às festas nas casas dos amigos, roupas da moda, etc. Ou seja, suborno. Quando o filho demonstra imaturidade nas relações familiares e sociais, e xinga ou traz maus hábitos da rua, normalmente é perdoado sem qualquer tipo de castigo.
As consequências futuras para a criança não são nada boas. Um jovem sem limites no lar. Torna-se um adulto sem limites no ambiente de trabalho e em suas relações sociais. Surpreende-se e revolta-se ao ser preso após um "racha" ou depois de pichar um muro ou furtar objetos em lojas. Não compreende a dinâmica do crime e castigo, pois nunca vivenciou esta experiência em seu lar.
Por outro lado, um pai extremamente exigente, que a cada passo joga na cara do filho seus fracassos, também não constitui uma relação saudável.
Uma criança que é doutrinada a pensar que tudo que faz está fadado ao erro, que chance tem de se tornar um adulto produtivo. Será sempre uma figura desestimulada. Observará com inveja outras pessoas empreendedoras e protagonistas, como aberrações, criticando-as a cada passo que dão.
Há a necessidade de se estabelecer uma relação equilibrada. O filho deve enfrentar sozinho as dificuldades naturais de sua idade. O pai deve ser um companheiro moral, não material. Procurando sempre deliberar,estimular e apoiar o filho em momentos de dificuldade. Os critérios de cobrança do pai devem estar dentro das possibilidades do filho. O pai não deve dar nada que o filho não tenha condição de conquistar por conta própria, através de seu mérito e esforço. Deve haver sempre uma relação de respeito entre ambas as partes.

2007-03-20 23:54:44 · answer #1 · answered by lucio_patrocinio 4 · 0 0

Justo ao contrario, os pais oferecem mais aos filhos do que cobram, por isso andam sem educação, egoístas e vazios de valores morais.

2007-03-20 23:34:57 · answer #2 · answered by elibethkel 7 · 2 0

As propias exigencias da vida moderna, e o tempo que estas roubam dos pais, restam cada vez mais aquele espaço de tempo que eles poderíam dedicar à companhia de seus filhos...
Tambem, as obrigações estipuladas nas Leys, que, na parte que diz respeito às obrigações dos pais, as mesmas não tiveram consideradas as possibilidades dos pais em cumprir-las ou não...
Então, aos pais, não lhes resta outra opção que a precipitada cobrança aos filhos, sobre seu comportamento e seu aproveitamento nos estudos.
Isso, na esperança de que assim eles alcancem a melhor formação que as circunstancias o permitam.
Na grande maioría das vezes, a carencia de dedicação de seu tempo aos filhos, não é culpa dos pais,.... e sim do que o mundo moderno cada vez mais lhes exige.... ou seja: "quase todo seu tempo".
A isso tudo, se soma as exigencias que essa mesma vida moderna, com novas "modas" e "costumes" leva aos filhos a agravar mais a situação dos pais, com mais exigencias, e mais preocupaçãões sobre o seu comportamento.
E, a isso chamam... "progresso"!

2007-03-21 04:53:29 · answer #3 · answered by omeirelles 6 · 0 0

Claro que não. Hoje existe o canal do diálogo. As respostadas dadas são muito boas.
O que os filhos precisam entender é que existem direitos e obrigações e não apenas direitos.
O estatudo da criança e do adolescente visa atender principalmente aqueles que não tem quem olhe por eles.
Se entre pais e filhos já é dificil, imagine para o adolescente que está em uma instituição como a FEBEM.

2007-03-21 04:07:37 · answer #4 · answered by Roberto 3 · 0 0

Bem ao contrário... há alguns anos a cobrança era muito maior . Hoje existe uma negligência dos pais o que resultam em má formação e devio de carater. Ser permissivo não é amor é desamor.

2007-03-21 02:03:38 · answer #5 · answered by maridodealuguelsp 3 · 0 0

Oi,

Estatuto da criança e do adolescente é, de certa forma, dispensável: pais e filhos, via de regra, devem conviver em harmonia, para que a orientação recebida pela criança seja absorvida e, no futuro, ela se perceba capaz de lidar com todas as situações da melhor forma possível, agindo como um adulto adequado.
Famílias/pais têm a responsabilidade social e moral de educar os filhos de acordo com os costumes locais, para que a atuação futura seja impecável.
Não significa, obviamente, tornar a convivência familiar uma batalha diária, ou levar tudo a ferro e fogo. Tornar o lar um ambiente agradável (modulando o tom e as palavras) é o básico, para que cobranças e/ou imposições se tornem desnecessárias.

Um abraço

2007-03-21 01:02:32 · answer #6 · answered by Tin 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers