English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tenho um conhecido que é daltônico, ele faz confusão com côres, chegou a ser reprovado para um teste de emprego por esse motivo.

2007-03-20 20:30:02 · 8 respostas · perguntado por Perfil Desativado 7 em Entretenimento e Música Pesquisas e Opiniões

8 respostas

Daltonismo

O nome daltonismo tem origem em Dalton, químico inglês que era portador desta anomalia. Os portadores desta anomalia apresentam dificuldade na distinção de determinadas cores primárias, como o verde e o vermelho, enxergadno, em vez delas, as cores cinza, amarela ou azul. É possível que esta anomalia seja resultado do mau funcionamento dos cones existentes na retina, provocado pela presença de alelos defeituosos, que não formam pigmentos necessários para a percepção de determinadas cores.

A freqüencia do daltonismo é muito maior entre os homens (5%) do que entre as mulheres (0,25%). Isso ocorre devido ao fato de os homens precisarem de apenas um alelo para serem daltônicos, enquanto as mulheres necessitam de dois alelos.

Já estão identificados diversos tipos de daltonismo, sendo que um deles é denominada efeito protan. Este tipo de daltonismo é condicionado por um gene recessivo ligado ao sexo. O gene para a visão normal é representado por D, e o gene para o fenótipo daltônico é representado por d. Desse modo, temos os seguintes fenótipos e genótipos.

Tratamento:
Atualmente não existe nenhum tipo de tratamento conhecido para esse distúrbio. Porém, um daltônico pode viver de modo perfeitamente normal, desde que tenha conhecimento das limitações de sua visão. O portador do problema pode, por exemplo, observar a posição das cores de um semáforo, de modo a saber qual a cor indicada pela lâmpada.

Como na idade escolar surgem as primeiras dificuldades com cores, sobretudo em desenhos e mapas, os pais e professores devem estar atentos ao problema, evitando constranger e traumatizar a criança. Pode ser frustrante para uma criança ter a certeza de que está vendo algo em determinada cor, enquanto todos os colegas e a professora afirmam que ela está errada.

2007-03-20 21:38:07 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

O daltonismo, é devido a um defeito na retina... ou a defeitos em outras partes nevosas dos olhos... e, é, geralmente, uma doença congénita devida a uma alteração que se transmite segundo um modelo de herança, relacionado com o sexo.... Porém, também pode aparecer transitoriamente em alguém que padeceu de uma doença grave.
É tratado como "acromatopsia" ou "monocromatismo", cuando traz como concequencia a ceguera completa para as cores.
E, como "discromatismo", a forma mais frequente de daltonismo, quando a cegueira por cores é parcial, e apresenta a dificuldade de distinguir o verde e o vermelho.... ou com menos frequencia, o azul e o amarelo.
Se estima que o discromatismo afeta 1% das mulheres e 7% dos homens de todo o mundo.

2007-03-21 03:53:50 · answer #2 · answered by omeirelles 6 · 0 0

é uma desfunção neurologica pessoal ou seja uma imperfição genetica de má formação fetal por espermatosoides imperfeitos e não uma caracteristica genetica familiar

2007-03-21 03:42:28 · answer #3 · answered by magnus 2 · 0 0

falai mel!
tb sou daltônico sabia?
e hereditário
meu avô de parte de mãe tinha tb...
num tem cura não...
e engraçado ser daltônico
ver as coisas de forma diferente...
tb tem a parte chata
q eu só vejo 3 cores no arco-íris...
mas faz parte
já aprendi a levar isso no bom humor
vejo tudo feito cachorro!
au au
bjus pra vc...

2007-03-21 00:41:58 · answer #4 · answered by Silas - Ridendo Castigat Mores 6 · 0 0

o daltonismo dele deve ser bem forte, pois o daltonismo normal só é notado quando uma das cores verde, vermelho são vistas de longe, eu tenho , mas não tanto quanto seu colega, mas existe remédio que controla bem isso
bjão baby

2007-03-20 22:27:28 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

O daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos orgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.

Atualmente não existe nenhum tipo de tratamento conhecido para esse distúrbio. Porém, um daltônico pode viver de modo perfeitamente normal, desde que tenha conhecimento das limitações de sua visão.

Veja algumas curiosidades sobre os daltônicos, e conte para seu amigo:

O daltonismo pode representar uma vantagem evolutiva sobre as pessoas portadoras de visão normal, tal como descrito num artigo publicado pela BBC Online. [1]
Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Cambridge demonstrou que algumas formas de daltonismo podem, na verdade, proporcionar uma visão mais aprimorada de algumas cores.
Durante a 2ª Guerra Mundial se descobriu que os soldados daltônicos tinham mais facilidade para detectar camuflagens ocultas na mata.
Os daltônicos possuem uma visão noturna superior a de uma pessoa com visão normal.
Eles também são capazes de identificar mais matizes de violeta que as pessoas de visão normal.
É provado que pessoas que possuem a anomalia em questão possuem melhor desempenho sexual.
A maioria dos daltônicos não sabe que possui esta anomalia.
A percepção das cores varia muito de uma pessoa com daltonismo para outra.
O pintor Vincent van Gogh sofria de daltonismo.
A incidência de daltonismo é maior entre os descendentes de europeus.
Os daltônicos vêem, em média, entre 500 a 800 cores.
Normalmente as cores prediletas de quem tem esta alteração genética são o azul ou roxo, por serem cores vivas.
Para os daltônicos o arco-íris não possui 7 cores.


Leia mais no link abaixo

2007-03-20 20:45:31 · answer #6 · answered by ACORDE BRASIL! 5 · 0 0

Pelo que eu já soube, sim, é hereditário, com maior possibilidade de herdar-se da família da mãe, mas também pode ser do pai. Parece que não tem cura, não. Mas isso não impede que a pessoa leve uma vida normal.

2007-03-20 20:40:42 · answer #7 · answered by .......... 4 · 0 0

oi , consulte um aftalmologista , mai eu acho que nao e hereditario, felicidades

2007-03-20 20:35:32 · answer #8 · answered by akksonlima2006 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers