English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se ele sabia que não sabia nada, então esse saber que não sabia é o que faz com que ele soubesse algo de fato: que nada sabia.

Então, como pode alguém que NADA sabe saber algo?

Concordam?

(só pra descontrair, gente...)

Beijos e boa noite a todos!!

2007-03-20 14:07:35 · 20 respostas · perguntado por Anonymous em Artes e Humanidades Filosofia

20 respostas

Olá Sacer

Vamos ver o que eu sei disso.....Socrátes introduzia seu pensamento através da dialética, perguntava como se não soubesse a resposta e aos poucos apresentava seu pensamento e suas teorias através da indução. Fingindo não compreender se passava por incauto.

A famosa frase expressa o desprezo de Sócrates pelos que na época se diziam possuidores do conhecimento, pensadores pretenciosos que Sócrates fez questão de rebater. O que ele queria dizer é que se achamos que JÁ TEMOS o conhecimento, nos tornamos presunçosos e não buscamos mais o aperfeiçoamento. O certo seria admitir nossa ignorância e buscar sempre o conhecimento.

Bjs Sacer!

2007-03-20 14:25:36 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

Sacer, os sábios tem noção de que nada sabem, porque qto mais sabem, mais tem certeza de que nada sabem
Já os ignorantes acham que sabem tudo


bjssss

2007-03-21 01:59:40 · answer #2 · answered by 7 · 2 0

Oi sacerdotisa,

Esta frase é de autoria do Filósofo Grego Sócrates, de Atenas(cerca de 470/69-399 a.C.)

Sócrates nasceu em uma família rica de Atenas, filho do escultor Sofronisco e da parteira Fenareta. Por um certo período, serviu no Exército, mas passou a maior parte da vida nas praças da cidade e nos mercados, conversando com as pessoas que lá encontrava. quando estava na casa dos 50 anos de idade, casou-se com Xantipa, com quem teve três filhos.

As descrições que se fazem dele o pintam como alguém extremamente feio: barrigudo, com olhos esbugalhados e nariz arrebitado. Mas consta que era "agradabilíssimo". Apesar disso, foi condenado à morte por suas atividades filosóficas.

Ele achava que o filósofo é aquele que admite não entender inúmera coisas, e que se aflige com isso. Nesse sentido, o filósofo ainda é mais sábio do que aqueles que se orgulham do conhecimento que têm das coisas sobre as quais, na verdade, nada sabem.

Sócrates declarou: "Só sei que nada sei".Consta que um amigo de Sócrates perguntou ao oráculo de Delfos quem era o homem mais sábio de Atenas.

O oráculo respondeu que, dentre todos os mortais, Sócrates era o mais sábio. Sócrates ficou pasmo ao saber disso.

Procurou imediatamente a pessoa na cidade que, para ele e para todo mundo, era extremamente sábia.

Mas quando aconteceu de essa pessoa não dar as respostas satisfatórias a suas perguntas, embora se achasse capaz disso, Sócrates concluiu que o oráculo estava certo.

A sabedoria de Sócrates se devia ao fato de ele estar plenamente ciente da própria ignorância.

Amiga esta é a frase mais sábia de todos os tempos, você e eu temos a comprovaçào da dinâmica dos estudos e do conhecimento.

O conhecimento é infinito, ninguém pode dizer que sabe nada, porque em menos de alguns minutos, no mundo aquilo que se sabia deixou de ser verde.

Ha alguns anos se podia ter uma profissão e não ter-se que aprender nada mais sobre, porque este era o comportamento usual.

Hoje o proficional de qualquer area que não der continuidade para os seus conhecimentos, em pouco tempo estara sem capacitação para o seu trabalho.

♫ ♪ ♫ ♪ ♫ Um abraço Helda♫ ♪ ♫ ♪ ♫

2007-03-20 21:16:12 · answer #3 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 2 0

pelo menos ele era humilde, nao?!

2007-03-21 16:50:31 · answer #4 · answered by ladysorrow 7 · 1 0

Olá Sacer,

Para os menos avisados, Sócrates fazia o tipo do sujeito "em cima do muro" .. mas de fato não era assim...

O que ele desejava, era que a democracia se exercesse com o pleno conhecimento dos fatos, que se votasse com consciência, e que se analisasse cada questão antes de emitir alguma opinião sobre ela.... que beleza de pensamento para o espírito da época e ainda mais que brilhante para os nosso dias atuais....

Vieram os sofistas e acabaram com a democracia. Sofistas eram exatamente os que estavam em cima do muro, torcendo para a podridão da corrupção... eles quieriam ir e foram contra a própria definição da Democracia, que era exatamente "o governo do povo pelo povo" o que implicava no voto popular para todas as questões de estado, inclusive a declaração de guerra... através da ascenção dos sofistas, o voto passou a ser indireto, e apareceram os senadores e deputados, essa corja de desgraça que assola o mundo ....

Sócrates marcou então uma festa, obrigado pelo novo "estado" e durante a festa se despdediu depois de tomar a cicuta a que tinha sido obrigado...

Não é este exatamente o mundo para o qual fomos criados, e por isso as lutas sem fim ....

Boa noite e espero que tenha descontraido..

beijão

2007-03-21 13:55:07 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Sacerdotisa

Eu acordei e vi sua pergunta e decidi-me por não responder.

Agora que já está perto do almoço e desaprendi mais algumas coisas durante a manhã eu posso responder.

Ele deve ter dito isso para ensinar a não sei quem que o que cada um sabe é um nada diante do conhecimento acumulado por todos durante todo o tempo, passado e futuro

Bjs do ☼

2007-03-21 10:54:32 · answer #6 · answered by astrorei, carioca e busólogo 6 · 1 0

Ele devia fingir ser ignorante, em assuntos de que os outros se julgavam profundos conhecedores, apenas para demolir suas opiniões, levando o interlocutor à contradição e, desse modo, a purificar o espírito de idéias falsas e preconceitos. Ao se passar por ignorante, Sócrates obrigava as pessoas a usar o senso comum. Ele não hesitava em agir desse modo na praça da cidade.

2007-03-20 23:53:57 · answer #7 · answered by Veterana. 7 · 1 0

Isso prova que todos os dias estamos aprendendo. Isso prova que diante de cada dia que nos apresenta, que a cada nova situação....nada sabemos!

A vida é um eterno questionamento! Esse é o papel dos filósofos...saber que nada sabem!

bjo

2007-03-20 22:09:05 · answer #8 · answered by Cacau 4 · 1 0

essa frase é mais profunda do que parece.
se ele sabia que nada sabia. então ele não sabia que sabia nada. quando descobriu que nada sabia, passou a saber, que não sabia nada. viveu sem saber de nada, pois nada conseguiu saber e acabou morrendo sem saber de nada do pouco que nada sabia. kkkkkkkkkkkkkkkkk. deixou esta frase para meu amado presidente. eu não sei de nada! kkkkkkkkkkkkk.



um beijinho carinhoso. amiga.
seu amigo. ete.

2007-03-20 22:01:25 · answer #9 · answered by ete 5 · 1 0

Ele só sabia uma coisa!
Essa coisa era que ele "nada" sabia!
E se essa coisa fosse "nada" do verbo "nadar",então quem sou eu pra dizer que ele não nada!
abraços

2007-03-20 21:32:28 · answer #10 · answered by elizabeth v "Carpe Diem&qu 3 · 1 0

fedest.com, questions and answers