O Fuzil é uma arma de fogo portátil, de cano longo, com alma raiada. Pode ser de repetição, semi-automático ou automático. Em Portugal o termo Fuzil é raramente utilizado, usando-se normalmente o termo genérico Espingarda para designar aquele tipo de arma. Também pode ser usado o termo Rifle ou Refle, palavras tomada por anglicismo.
O Fuzil difere da carabina, por esta muitas vezes ser de calibre menor, embora não seja a definição definitiva, pois a Mauser Karabiner 98k, padronizada em 1935 e usada na II Guerra, tinha calibre 7.92 x 57mm. O Fuzil é uma arma que dispara projéteis giratórios por ter em seu cano estrias entalhadas em espirais.
Existem reproduções do fuzil FAL, usado pelas Forças Armadas e Auxiliares para treinamento, que são de uso restrito. É usada em praticamente todos o exércitos do mundo como arma-padrão. Alguns exemplos são: a M16 da guerra do Vietnã (pelos Estados Unidos da América), a M1 Garand da Segunda Guerra Mundial (também pelos EUA),o Springfield da Primeira Guerra Mundial (idem).
Metralhadora é o nome que se dá à arma de fogo automática que em pouco tempo dispara numerosos projeteis de calibre inferior a 20 mm, análogos aos dos fuzis e demais armas portáteis.
A cadência estimada de tiro de uma arma automática, pode variar de 350 a 600 TPM (Tiros por minuto).
Metralhadora da Primeira Guerra Mundial (operação por recuo).Aperfeiçoadas no final do século XIX, e principalmente depois da Primeira Guerra Mundial, as metralhadoras foram dotadas de grande precisão até 2.000 metros e armam a infantaria, os carros blindados e os aviões. Na primeira guerra mundial a França pensava que as metralhadoras não fariam diferença alguma na guerra, tal o número de soldados que possuía; assim, os franceses atacaram os alemães e logo recuaram com milhares de mortos e o dobro de feridos, sendo que ao longo dos anos as metralhadoras foram se aperfeiçoando e tornando-se ainda mais mortais.
A metralhadora mais famosa do mundo, é a MG42 usado pelo exército alemão durante a segunda guerra mundial. Para cada pessoa que um morteiro matou na segunda guerra, a MG42 foi responsável por outras 3.
Atualmente, existem quatro modos de operação utilizados por diferentes metralhadoras. Eles são: operação por recuo, operação por reação, operação a gás e canos giratórios (gatling).
Operação por recuo
Na operação por recuo, tanto o cano como o percussor se movem quando do disparo da bala. A queima do propelente, ao empurrar a bala para frente, também empurra a arma para trás. Isso é o coice da arma. Esse coice, nas armas por recuo, faz o cano e o percussor recuarem um pouco, o que desencadeia uma série de ações: (1)- o cartucho usado é expulso. (2)- um cartucho fresco é retirado do pente (ou fita). (3)- o percussor se posiciona para um novo disparo. (4)- o cartucho é posicionado na entrada do cano.
A operação descrita acima só pára quando o gatilho é solto ou quando a munição acaba. A operação demora de 0,8 a 0,06 segundos para acontecer.
Operação por reação
É bastante semelhante à ação por recuo, com a diferença de que, na reação, o cano fica fixo o tempo todo, e que apenas o percussor se move.
Operação a gás
Atualmente, é a mais usada das operações. Seu funcionamento é muito semelhante ao da operação por recuo, com a diferença de que é o gás gerado pelo próprio cartucho que reengatilha a arma.
Quando a bala é disparada, ela é seguida por gases extremamente quentes e pressurizados. Esse gás encontra um pequeno cano que sai do cano principal. O cano menor leva a um pistão, o qual está ligado ao percussor.
O gás, ao encontrar o êmbolo desse pistão, o empurra para trás, empurrando o percussor junto. Ao recuar, o percussor - e a arma inteira - se preparam para o próximo disparo.
Operação por canos rotativos (Gatling)
Metralhadora M61 Vulcan.É um modo de funcionamento totalmente diferente dos três primeiros. Cada cano possui um percussor, ligado a uma mola e a um invólucro. Quando o cano sobe, uma espiral metálica empurra o invólucro para frente (mas sem empurrar o percussor), o que tensiona a mola. A bala, então, é presa pelo invólucro quando este passa pelo ponto de extração. Quando o cano atinge o ápice do giro, a espiral acaba, e o percussor se projeta para frente. Isso dispara a bala. O cano continua girando, e quando este passa pela abertura que há na parte mais baixa da estrutura, o estojo usado cai, deixando o cano livre para receber outra bala.
Quando as metralhadoras estilo Maxim surgiram, as Gatling se tornaram obsoletas, pois estas ainda precisavam de alguém para girar o conjunto. Entretanto, após o término da Segunda Guerra, a manivela do projeto original foi substituída por um motor elétrico. As gatling alcançaram, então, cadências de mais de 4.000 tiros por minuto. Com isso, elas ganharam uma nova importância, e passaram a ser montadas tanto em aviões e helicópteros como em tanques e jipes.
Metralhadora Gatling M134 Minigun.Posteriores aperfeiçoamentos alcançaram cadências de 6.000 tiros por minuto. Algumas gatling podem dar até 10.000 tiros por minuto. Uma das mais famosas gatling é o canhão metralhador M61 Vulcan, uma metralhadora gatling de seis canos, com calibre de 20mm, e que é a arma padrão dos caças estadunidenses.
As gatling são preferidas em aviões por um motivo simples: Devido às grandes velocidades desenvolvidas em combates aéreos hoje, tem-se a necessidade de uma arma rápida e poderosa o suficiente para derrubar um avião durante um encontro, por mais breve que este seja. Uma Vulcan pode disparar de 80 a 100 tiros por segundo, o que já é suficiente para abater qualquer caça. Essas armas são também eficientes em ataques ao solo. Graças à alta cadência da gatling, o piloto precisa ficar menos tempo apontando para o solo, tornando os ataques mais rápidos e seguros.
Mas as gatling têm seus problemas. O primeiro é a grande quantidade de munição de que uma arma assim precisa para operar. Como um caça não pode transportar muita munição de rifle, sua metralhadora se torna capaz de atirar somente durante alguns segundos, antes de parar completamente. Além disso, como uma gatling precisa estar com seus canos girando a velocidade máxima antes de disparar, o atirador precisa esperar para que os canos alcancem sua velocidade máxima antes de cuspir os projéteis. Em média, esse tempo é de 0,4 segundo, tempo este que pode decidir os rumos de uma batalha.
2007-03-21 14:58:43
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Não sou expert em material bélico mas em termos gerais, as diferenças são as seguintes:
O fuzil tem uma capacidade de munição menor que a metralhadora. Ele pode ser regulado de forma a disparar tiros intermitentes (um tiro a cada apertada no gatilho) ou em rajadas ( mantem-se o gatilho apertado e o pente de balas é esvaziado). Isto de uma forma geral. Existem dezenas de modelos de ambas as armas.
A metralhadora dispara rajadas conforme o gatilho é pressionado. Se for mantido pressionado de uma vez só, todas as balas serão disparadas em uma só rajada.
O fuzil é mais pesado e operacionalmente, durante a ação, ele apresenta maior dificuldade de manuseio. A metralhadora normalmente é mais leve e mais fácil de manusear. A possibilidade de haver um incidente de mau funcionamento é menor na utilização do fuzil. Numa ação de assalto (não confundir com assalto tipo de banco ou roubo), assalto no sentido de ataque a uma posição que o indivíduo vai chegar com o seu corpo no objetivo, a metralhadora apresenta vantagem.
Já quanto à precisão do tiro (mira e acerto), o fuzil é bem melhor. Com a metralhadora praticamente não se mira. Se atira agrupado,isto é, numa determinada área do alvo. Ou se varre onde está o alvo.
Mas arma melhor que estas duas, com certeza, é o papel e a caneta. Com estas, vc salva milhares de pessoas em um segundo ou aniquila com elas também. Em um segundo.
2007-03-20 13:47:14
·
answer #2
·
answered by MAC - G 4
·
2⤊
0⤋
O Fuzil é uma arma de fogo portátil, de cano longo, com alma raiada. Pode ser de repetição, semi-automático ou automático.
Metralhadora é o nome que se dá à arma de fogo automática que em pouco tempo dispara numerosos projeteis de calibre inferior a 20 mm, análogos aos dos fuzis e demais armas portáteis.
A cadência estimada de tiro de uma arma automática, pode variar de 350 a 600 TPM (Tiros por minuto).
Todas matam.
2007-03-21 02:50:01
·
answer #3
·
answered by negão 2
·
0⤊
0⤋
O fuzil, deve ser acionado toda vez que quer disparar uma bala, a metralhadora, ao fazer o primeiro acionamento ela dispara continuamente até acabar a munição.
2007-03-20 13:25:19
·
answer #4
·
answered by Filho do Rei... 5
·
0⤊
0⤋
O fuzil fica na mão do soldado, a metralhadora....na mão do bandido.
2007-03-20 13:19:37
·
answer #5
·
answered by rozilda salet 2
·
1⤊
1⤋
A principal diferença é que o fuzil atira uma única vez para cada cada vez que se aperta o gatilho, enquanto a metralhadora continua atirando enquanto o gatilho é mantido apertado. Em termos de uso, o fuzil é arma mais precisa, destina-se a atingir alvo isolado e visível, enquanto a metralhadora, embora menos precisa, é útil para atingir alvo difuso, móvel ou invisível, por exemplo atrás de uma moita. Há, também, o fuzil-metralhadora, semelhante ao fuzil, mas que, a exemplo da metralhadora, continua atirando, enquanto o gatilho é mantido pressionado.
Outra importante diferença reside no sistema de alimentação, enquanto os fuzis são alimentados com poucos projetis, as metralhadoras podem ser, com centenas.
2007-03-20 15:21:34
·
answer #6
·
answered by podocarpo 7
·
0⤊
1⤋
As duas disparam balas perdidas na mesma proporção... então não há diferença...
2007-03-20 14:25:30
·
answer #7
·
answered by ang4 3
·
0⤊
1⤋
Fuzil, é uma arma de guerra, de uso exclussivo das forças armadas, normalmente, da tiro por tiro, a não ser fuzis especiais .
Metralhadora- é ,tambem, uma arma exclussiva de uso das forças armadas, normalmente, da muitos tiros por minutos, chamadas de rajadas.
Voce ver, uma bala, de fuzil, vindo na sua direção, é uma coisa, mas ver uma porção de balas, de metralhadora, vindas na sua direção, ao mesmo tempo............é o fim.........
Desculpe ,não sou militar e, tenho pouco conhecimento sobre estes objetos.
2007-03-20 13:59:30
·
answer #8
·
answered by delauromarques 6
·
0⤊
1⤋
Não tem diferença, ambos vão parar nas mãos de traficantes de drogas assassinos do Brasil, por intermédio muitas das vezes de policiais civis e militares, delegados traficantes de drogas como é o caso do Dr. Ozilac do Estado de SP, e demais "autoridades" do nosso Brasil varonil!!!
2007-03-20 13:30:12
·
answer #9
·
answered by Caldeira 3
·
0⤊
1⤋
A metralhadora dispara mais balas do que o fuzil por minuto.
Acertei?
2007-03-20 13:23:47
·
answer #10
·
answered by virgentina55 6
·
0⤊
5⤋