Estilos de Ballet
O Ballet Romântico é um dos mais antigos e que se consolidaram mais cedo na história do Ballet. Esse tipo de dança atraiu muitas pessoas na época devido o Movimento Romântico Literário que ocorria na Europa na primeira metade do século XIV, já que se adequava à realidade da época, pois antes as pessoas diziam que não gostavam de Ballet porque não mostrava nada do real. Os balés que seguem a linha do Romântico pregam a magia, a delicadeza de movimentos, onde a moça protagonista é sempre frágil, delicada e apaixonada. Nesses Ballets se usam os chamados tutus românticos, saias mais longas que o tutu prato. Estas saias de tule com adornos são geralmente floridas, lembrando moças do campo. Como exemplos de Ballets Românticos podemos citar 'Giselle', 'La Fille Mal Gardée' e 'La Sylphide'.
O Ballet Clássico, ou Dança Clássica, surgiu numa época de intrigas entre os Ballets Russo e Italiano, que disputavam o título de melhor técnica do mundo. Sua principal função era expremer ao máximo a habilidade técnica dos bailarinos e bailarinas e o virtuosismo que os passos de ballet poderiam mostrar e encantar toda a platéia. Um exemplo deste virtuosismo são os 32 fouettés da bailarina Pierina Legnani em 'O Lago dos Cisnes', ato que fazia milhares de pessoas ficarem de boca aberta. Esses Ballets também se preocupavam em contar histórias que se transformaram basicamente em contos de fadas. Nestes Ballets procura-se sempre incorporar seqüências complicadas de passos, giros e movimentos que se adequem com a história e façam um conjunto perfeito. No Ballet Clássico a roupa mais comumente usada eram os tutus pratos, aquelas sainhas finas de tule, marca característica da bailarina, pois permitiam que as pernas da bailarina fossem vistas e assim ficasse mais fácil verificar se os passos estavam sendo executados corretamente. Como exemplos de Ballets Clássicos temos o já citado 'O Lago dos Cisnes' e 'A Bela Adormecida'.
O Ballet Contemporâneo, mais conhecido por Ballet Moderno, foi criado no início do século e ainda preserva o uso das pontas e gestuais ainda muito próximos do Ballet Clássico. Neste estilo de dança a coreografias começam a ter ideologias diferentes. Não há mais uma história que segue uma seqüência de fatos lógicos, mas sim muitos passos do ballet clássico misturados com sentimentos. As roupas usadas no Ballet Contemporâneo são geralmente colãs e malhas, como em uma aula normal, para dar maior liberdade de movimento aos dançarinos. É o estilo que vem antes da dança moderna, que esquecerá os passos clássicos, dando ênfase somente aos movimentos corporais. Seu principal difusor foi George Balanchine, em Nova York, com belíssimas coreografias como Serenade, Agon e Apollo.
2007-03-22 07:37:04
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
ina_kida…
O Ballet Clássico, ou Dança Clássica, surgiu numa época de intrigas entre os Ballets Russo e Italiano, que disputavam o tÃtulo de melhor técnica do mundo.
Sua principal função era expremer ao máximo a habilidade técnica dos bailarinos e bailarinas e o virtuosismo que os passos de ballet poderiam mostrar e encantar toda a platéia.
Um exemplo deste virtuosismo são os 32 fouettés da bailarina Pierina Legnani em 'O Lago dos Cisnes', ato que fazia milhares de pessoas ficarem de boca aberta.
Esses Ballets também se preocupavam em contar histórias que se transformaram basicamente em contos de fadas. Nestes Ballets procura-se sempre incorporar seqüências complicadas de passos, giros e movimentos que se adequem com a história e façam um conjunto perfeito.
No Ballet Clássico a roupa mais comumente usada eram os tutus pratos ( saias curtas de tule sobrepostas ) , aquelas sainhas finas de tule, marca caracterÃstica da bailarina, pois permitiam que as pernas da bailarina fossem vistas e assim ficasse mais fácil verificar se os passos estavam sendo executados corretamente.
Como exemplos de Ballets Clássicos temos o já citado 'O Lago dos Cisnes' e 'A Bela Adormecida'.
O Ballet Contemporâneo, mais conhecido por Ballet Moderno, foi criado no inÃcio do século e ainda preserva o uso das pontas e gestuais ainda muito próximos do Ballet Clássico.
Neste estilo de dança a coreografias começam a ter ideologias diferentes. Não há mais uma história que segue uma seqüência de fatos lógicos, mas sim muitos passos do ballet clássico misturados com sentimentos.
As roupas usadas no Ballet Contemporâneo são geralmente colãs e malhas, como em uma aula normal, para dar maior liberdade de movimento aos dançarinos.
à o estilo que vem antes da dança moderna, que esquecerá os passos clássicos, dando ênfase somente aos movimentos corporais. Seu principal difusor foi George Balanchine, em Nova York, com belÃssimas coreografias como Serenade, Agon e Apollo.
PROGRAMA DE APRENDIZADO DO BALLET
Desenvolver a capacidade de pensar, refletir, sentir artisticamente percebendo o corpo e os princÃpios gerais do movimento como Arte e como Educação.
Estimular a conscientização corporal.
Valorizar a integração da Dança com outras áreas de conhecimento para promoção do trabalho "inter " e "multi" disciplinar.
Dominar fundamentos de execução dos movimentos do corpo em técnica de nÃveis e progressões graduais do ballet clássico .
Obter noções básicas da técnica da Dança Moderna.
Perceber a dança como papel social de renovação da cultura, da Arte e da sociedade pela transmissão e aplicação prática no ensino- aprendizagem.
PREPARATÃRIO I AO VI
A) DomÃnio de passos elementares do Ballet Clássico
B) Conhecimentos anatômicos primários ( para manutenção da postura e evitar possÃveis lesões ).
C) Aprimoramento da coordenação motora global e fina, equilÃbrio, noções de ritmo e lateralidade, para uma maior conscientização corporal
D) Construção e sincronização de passos combinados
E) Conhecimento da nomenclatura básica do ballet clássico durante as aulas práticas
BÃSICO I AO IV
A) Desenvolvimento do raciocÃnio e reflexos rápidos na execução dos exercÃcios
B) Fortalecimento muscular
C) Desenvolvimento mais aprimorado de flexibilidade, elasticidade, alongamento e equilÃbrio
D) Aquisição de leveza nos movimentos combinados
E) Melhor entendimento da linguagem musical
INTERMEDIÃRIO I AO VIII
A) Conhecimento de histórias de Ballet de Repertório Clássico
B) Iniciação do trabalho com sapatilhas de ponta e gradual aprofundamento da sua técnica
C) Desenvolvimento da técnica em giros , saltos, adágios e baterias.
D) Aumento progressivo de velocidade e agilidade dos movimentos coordenados dos braços e pernas simultaneamente
E) Noções da História da Dança
AVANÃADO I AO IV
A) Participação no estágio supervisionado teórico - prático
B) Conhecimento teórico e execução do ballet de repertório clássico
C) Aulas de ballet moderno, possibilitando a descoberta e o desenvolvimento de movimentos corporais diferenciados.
Neste site você vai encontrar tudo sobre Ballet inclusive a nomenclatura dos passos.
http://www.balletolindasaul.com.br/paginas/dicionario.php
Um abraço!
2007-03-20 18:41:11
·
answer #2
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
1⤊
0⤋