English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

4 respostas

Durante a revolução industrial, surgiu a necessidade de organizar e administrar complexos sistemas de produção devido ao progresso no setor industrial. Foi nessa época que nasceu a Engenharia de Produção, tendo origem na Engenharia Mecânica. Na década de setenta, desenvolveram-se os conceitos e métodos próprios da Engenharia de Produção, tornando-se independentes de outras áreas.

Os primeiros Engenheiros de Produção de que se tem notícia surgiram nos EUA entre 1882 e 1912, com o chamado movimento "Scientific Management" (Administração Científica) guiado pelos mentores F. W. Taylor, Frank e Lillian Gilbreth, H. L. Gantt, dentre outros. Com o advento da produção em massa, difundida por Henry Ford, os Engenheiros de Produção passam a exercer papel fundamental nos processos produtivos. A origem do curso está ligada ao fato de grande parte dos engenheiros acabar exercendo funções de gestão após 2 ou 3 anos de formado. Este profissional graduado em uma das ênfases tradicionais (Civil, Mecânica, Elétrica, Metalúrgica etc.), embora fosse capacitado no que diz respeito ao raciocínio lógico-matemático, sua formação carecia de competências que lhe permitissem desenvolver suas habilidades de liderança e de gestão. Além disso, faltava um melhor conhecimento de ferramentas contábeis e financeiras para a orientação do processo de decisão.

SaoNunca um amigo a qq hora!!!!!!

2007-03-20 08:36:02 · answer #1 · answered by SaoNunca 3 · 0 0

Fatores para agilizar a produção, reduzir os custos e o tempo de produção.

2007-03-20 15:30:55 · answer #2 · answered by ils 2 · 1 0

Henry Ford é visto como um dos responsáveis pelo grande salto qualitativo no desenvolvimento organizacional atual. Ciente da importância do consumo em massa, lançou alguns princípios para agilizar a produção, reduzir os custos e o tempo de produção.
• Integração vertical e horizontal - Produção integrada, da matéria-prima ao produto final acabado (Integração vertical) e instalação de uma rede de distribuição imensa (Integração horizontal).
• Padronização - Instaurando a linha de montagem e a padronização do equipamento utilizado, obtinha-se agilidade e redução nos custos. Em contrapartida, prejudicava a flexibilização do produto.
• Economicidade - Redução dos estoques e agilização da produção.

2007-03-20 15:29:56 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

por acaso você teve aula de teorias da administração hoje pela manhã na unisinos?

2007-03-20 17:16:36 · answer #4 · answered by nunes 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers