English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-20 07:39:43 · 29 respostas · perguntado por dinah_ro 3 em Sociedade e Cultura Etiqueta e Estilo

29 respostas

Atos de vingança pessoal refletem um senso biológico de justiça, dizem, que funciona no cérebro como o apetite. Alternadamente voraz e administrável, a vingança pode inspirar atos socialmente benéficos de retaliação e punição, bem como atos negativos.

A descrição emergente ajuda a explicar por que muitas pessoas que se vêem acima da vingança se pegam fazendo coisas terríveis e desprezíveis, e como os preconceitos inconscientes pervertem o que, no fundo, é um instinto socialmente funcional.

"A melhor forma de entender a vingança não é como alguma doença, falha moral ou crime, mas como um comportamento profundamente humano e algumas vezes muito funcional"... "A vingança pode ser um bom impedimento para o comportamento ruim, e traz sentimentos de totalidade e preenchimento".

2007-03-24 07:27:57 · answer #1 · answered by Marko 6 · 0 0

Eu acredito em um ensinamento judeu sobre vingança:


"Não seja vingativo com o próximo".

Exemplo: Se você pede meu carro, e eu digo não, você pode ficar zangado - ok, você pode ficar tremendamente aborrecido. Especialmente se eu for seu amigo. Ora, no dia seguinte eu pergunto a você: "Oi, amigão! Você se incomoda de emprestar-me seu caminhão?" Como você se sentiria?

Eis aqui por que muitos preceitos éticos estão centrados no mandamento de Amor ao Próximo: normalmente, você procuraria se vingar, teria prazer nisso, quando reagindo à situação acima. Algo como: "Bem... bem... olhe só quem está pedindo favores! Ei, lembra-se quando eu pedi seu carro emprestado? Olha, cara, hoje não é seu dia de sorte. Eu tenho que ir a algum lugar com meu caminhão." Mas com o amor e a unidade da mitsvá de Amor ao Próximo, você se lembra que estão no mesmo barco, e que não ofendem um ao outro, mesmo se houver uma boa desculpa para isso.

Você nem ao menos pode emprestar o caminhão a seu amigo, dizendo-lhe quando o faz: "Sou melhor que você; posso fazer favores mesmo quando você não faz o mesmo por mim..." Isso é guardar rancor, o que é a proibição número 305.

Quer saber qual é a melhor vingança?

1 - Vá em frente

A Lei da Torá na verdade aconselha sobre o quê fazer se deseja ficar quites: caminhe em linha reta na trilha da bondade, não deixando que nada a desvie, mude sua direção ou o distraia.

2 - Mostre a eles que você vale mais

Faça como o cavalo - não permita que aquele inseto o perturbe. Simplesmente ignore-o. Então, seja bom, muito bom, com ele. Faça-lhe tantos favores quantos puder. Trate-o como um rei. Não deixe que nada do que ele falar o atinja; não morda a isca.

3 - Espere os resultados que virão

Após algum tempo, ele concluirá: "Nada do que faço atinge este pessoa!" e acontece uma dessas duas coisas: ou ele fica louco, ou torna-se seu melhor amigo e seu maior aliado. Seja como for, você sai ganhando.

2007-03-20 21:13:17 · answer #2 · answered by Sammy Freitas 1 · 1 0

É um prato que se come frio e pelas bordas.

2007-03-23 22:46:56 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

a vingança é plena, mata a alma e envenena
já dizia seu Madruga!

2007-03-22 22:04:57 · answer #4 · answered by cerejinha 1 · 0 0

Vingança é a prova concreta de que você é igual a pessoa na qual você se vingou. Que Deus tenha piedade de todos nós.

2007-03-22 09:18:13 · answer #5 · answered by Elias 4 · 0 0

Acho que todo mundo já se vingou de alguém pelo menos uma vez na vida, afinal se a pessoa faz mal pra vc como retribuir com flores? Mas eu penso que tudo tem limite uma vingança sutil tudo bem, mas nada que faça vc não dormir de noite tranquila
beijosss

2007-03-22 08:54:20 · answer #6 · answered by Kel em busca da onda Perfeita 6 · 0 0

Acredito que não leva a nada, enquanto vc se vinga vc perde tempo e energia com alguem que provavelmente já teve muito mais de vc do que merecia. Seria muito mais valido vc se cuidar e seguir adiante mostrando o quanto essa pessoa não significa nada e como vc é muito maior do que ela te fez, e que por isso, não se abalou com pouca coisa.

2007-03-21 18:54:51 · answer #7 · answered by curiosa 2 · 0 0

Acho a maior roubada. A vingança consome nósso tempo, nóssa energia, nossa vitalidade e inteligencia.
Prá mim a maior e melhor "vingança" é viver bem.
Vale lembrar, que enquanto não perdoamos, não conseguimos seguir adiante, e ficamos presos, atrelados, no "objeto de desejo" da vingança . Ou seja a vingança atua como uma ancora nefasta em nossas vidas, nos rouba muito tempo.
É só deixar que as Leis que regem o Universo se cumpram, entre essas Leis está a Lei de Ação e Reação ou Lei da Causa e Efeito, é só aguardar , pois o proprio Universo se encarrega no tempo certo ( e este tempo nada tema ver com a escala de tempo que conhecemos) de colocarem as coisas em seus devidos lugares, se alguém prejudicar a outrém seja de que maneira for, certamente prestará conta deste ato, de alguma maneira. A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória. Aguarde, não se suje com atos vingativos, pois assim voce estará se nivelando, aguarde pela SABEDORIA QUE REGE O UNIVERSO, E ATÉ LÁ, (E DEPOIS TAMBÉM) VIVA BEM, DA MELHOR MANEIRA POSSIVEL.

2007-03-21 16:59:22 · answer #8 · answered by LENNE GS 2 · 0 0

vou ser sincero contigo Dinah, ñ vou dah uma de bom samaritano, nem muito menos falar sobre religões...

eu ti garanto uma coisa, se alguém fizesse algum mal a mim ou a outra pessoa q eu estimasse muito, vc pode ter certeza q ñ seria logo q eu me vingaria, mas daria um tempo, depois na primeira oportunidade q eu tivesse eu me vingaria com certeza...

minha avó jah dizia: "aqui se faz, aqui se paga".

2007-03-21 15:09:06 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

vingança não leva a nada

2007-03-21 14:55:29 · answer #10 · answered by ,gessineia l 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers