Queda de pêlo em Cães
As quedas de pêlos podem e ocorrem por várias razões. Uma delas é a chamada queda fisiológica, que ocorre normalmente por envelhecimento do próprio pêlo ou de seu folículo (raiz) e assim esse pêlo cai para ser em seguida substituído por outros.
Essa queda fisiológica anteriormente referida ocorre em geral no verão e não é localizada (num único local da pelagem) mas generalizada, isto não querendo dizer que o animal se torne careca, pois essa queda é rarefeita e é percebida apenas com cuidadosa observação, pelo fato da pelagem ficar menos densa.
A queda chamada patológica (alopecia), que é a queda anormal, têm várias causas. Entre elas, doenças do próprio pêlo ou da pele do animal, tais como micoses, sarnas, eczemas, enfim uma variedade enorme de causas diretas no epitélio de revestimento animal. A queda de pêlos também pode ocorrer de forma indireta, por doenças nutricionais ou mesmo infecções. Entre as doenças nutricionais que podem determinar queda de pêlos pode-se citar a simples avitaminose A. Estando essa vitamina A ausente ou em quantidade insuficiente na alimentação do animal, essa vitamina chamada de protetora dos epitélios, poderá haver simples perda de seu brilho e resistência, culminando até por sua queda. Insuficiências de determinados sais minerais na alimentação, pode ter por conseqüência também queda de pêlos. Até simples falta na alimentação de determinados aminoácidos, que como é sabido são por assim dizer os tijolos que formam as moléculas de proteínas mais complexas, podem também determinar queda de pêlo.
As Infecções, pelo fato de determinarem febre, poderá ser também uma causa de queda de pêlos. Em vista desses diferentes fatores, observe a pelagem de seu cão: Caso a queda de pêlos seja localizada, formando verdadeiras "ilhas" (sem pêlo), isto requer imediato tratamento de acordo com sua causa, sendo em geral originada por parasitas (fungos, sarnas ou outros parasitas). Caso não seja imediatamente tratada quando parasitária, há o risco inclusive do parasita se alastrar ou mesmo se propagar a outros seres suscetíveis, como o próprio homem, no caso de se tratar por exemplo de uma micose tricofítica ou uma sarna por Sarcoptis scabiei (Escabiose).
Já quando a perda de pêlos ocorrer de forma generalizada, determinando apenas uma rarefação da pelagem (ficando a mesma menos densa), caso a mesma seja discreta e sem perda de brilho, trata-se de uma queda fisiológica e em geral ocorre durante a estação do Verão. Porém, quando essa queda é generalizada, tornando a pelagem além de rarefeita também o pêlo perdendo seu brilho, sua causa é geral. Neste último caso, apenas um cuidadoso exame das condições gerais do animal poderá elucidar sua causa específica ou suas causas. Existe também, um quadro mórbido chamado de Alopecia areata, cuja causa é nervosa, causando também queda localizada de pêlos.
P.S. - Deve também ser observado pelo dono ou tratador do animal, se concomitantemente à queda de pêlos existe prurido (coceira), por ser este um importante sintoma complementar para diagnóstico, além de possível rubor da pele (avermelhamento) ou mesmo inflamações nessas áreas da pele onde ocorre tal perda de pêlos. Para dizer se a pele esta ou não inflamada, observe e coloque mesmo sua mão para sentir se há calor anormal nessa área glaba (sem pêlo), pois a inflamação se faz sempre acompanhar de três sinais importantes : DOR + CALOR + RUBOR.
2007-03-20 10:41:54
·
answer #1
·
answered by vanessa 4
·
0⤊
0⤋
Tamirys
QUEDA DE PÊLOS
A queda normal de pêlos refere-se à sua troca, que ocorre anualmente, devido ao seu envelhecimento e em seu lugar nascem outros novos.
Esta queda é generalizada e ocorre principalmente no verão, contribuindo para que os animais se adaptem ao aumento na temperatura.
A queda anormal de pêlos ocorre por diversos fatores, um deles são as próprias doenças de pele, tais como as sarnas ou dermatites psicológicas, hormonais ou referentes ao contato com produtos químicos.
Verminoses também podem causar o enfraquecimento e a queda dos pêlos.
Além disso, a má alimentação também causa o enfraquecimento e a queda dos pêlos, bem como infecções ou a falta de vitaminas, tais como A e E.
Os sintomas da queda anormal, se forem genéricos, devem ser perceptíveis, além da perda de brilho nos pêlos. Se a queda for localizada, aparecerão falhas nos pêlos.
É preciso verificar se a região apresenta irritações ou vermelhidão e se o seu cão sente coceiras.
Para um diagnóstico preciso é realmente necessário que o cão seja levado a um veterinário. Deste modo, o tratamento será mais eficaz. Em alguns casos, deve-se dar vitaminas à base de ômega 3 e 6, A e E.
Além disso, para manter os pêlos do seu cão sempre fortes e bonitos, é necessário que ele tenha uma alimentação equilibrada e somente à base de ração.
2007-03-20 14:50:39
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
O seu animal deve estar comendo excesso de carboidratos, grãos, pão, biscoito, massa, etc. ou uma ração que tenha muita soja, procure dar uma ração de raça expessífica. Faça uma exame de ectoparasitas para ter certeza que ele não tenha nada na pelagem.
2007-03-21 14:18:04
·
answer #3
·
answered by spike preto 2
·
0⤊
0⤋
Amiga, há várias causas possíveis. A alimentação dele é boa, ração razoável e em quantidade suficiente? Ele está comendo bem? Sei de um Dobermann q comia ração boa, trocaram p/uma ruim, e ele estava perdendo pêlo direto, pois ficou subalimentado. Ele está se coçando? Pode ser sarna, então banho com sabonete de Acarsan 4 semanas seguidas, depois do banho passe loção de Acarsam tbm. Se for alergia, a pele fica vermelha, e ele tbm coça muito. Aí tem q ver se é alergia a picada de pulga(qdo a coceira é perto do rabo) ou algo q ele comeu. Enfim, pode ser verme( ele já tomou vermífugo? Cães devem tomar de 6/6 meses). Nesse caso, dê Drontal( é caro), Basken plus 40, Tenecin triplo, ou outro q queira. A dose é de acordo c/o peso ( veja a bula) e deve ser repetida 20 dias depois, p/ter certeza do sucesso. De qq modo, um veterinário pode dar certeza da causa, e simplificar a solução. Se fôr do RJ, a SUIPA ou a clínica da Mangueira, e ainda as escolas de vet. são baratas.Boa sorte, e um abraço!
2007-03-20 22:52:05
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
tem epoca que o pelo cai mesmo e normal mais uma das maiores causas de perda de pelo e alimentaçao pq cao tem que comer raçao e nao comida beijos cida alvarenga
2007-03-20 18:46:27
·
answer #5
·
answered by Maria A parecida R 3
·
0⤊
0⤋
A MINHA PERDEU MUITO PELO VARIAS VEZES, PARECIA QUE IA FICAR CARECA, MAS ISSO OCORRE TODAS AS VEZES QUE TEMOS UMA MUDANÇA BRUSCA DE ESTAÇÃO, INICIO DE VERÃO E DE INVERNO, POIS ELES FICAM COM MAIS PELO NO INICIO DO INVERNO E MENOS NO INICIO DO VERAO, ENTÃO É FEITA A TROCA DE PELO, MAS A 1ª E 2ª VEZ ASSUSTA, DEPOIS VOCÊ ACOSTUMA, VOCÊ PODE DAR UM BOM BANHO E PENTEÁ-LO PARA ACALMAR UM POUCO TÁ.
2007-03-20 16:54:55
·
answer #6
·
answered by crishp 3
·
0⤊
0⤋
o pelo dele deve estar caindo por causa da alimentação ou por causa q vc esta dando muito banho....
e vc sabe cachorros não são pessoas para tomar banho todo dia...
2007-03-20 16:12:54
·
answer #7
·
answered by Mayara Tolotti 2
·
0⤊
0⤋
Vou ser bem direto: leve-o ao veterinário e peça para fazer exames de sangue e uma raspagem da pele para identificar qual é a causa da queda dos pêlos. Uma ração de boa qualidade ajuda manter os pêlos bonitos.
2007-03-20 14:59:51
·
answer #8
·
answered by Sly 3
·
0⤊
0⤋
bem , eh muito comum sarna soh q ela estaria se coçando
outras causas de queda de pelo eh um alimentaçao deficiente de nutrientes importantes ou algum tipo de dermatite
e o melhor jeito de resolver isso eh levar o animal ao veterinario :)
2007-03-20 14:46:47
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Pode ser a idade, o estresse, a desidratação, a falta de algum nuriente, como proteínas ou alguma vitaminas, o certo a fazer é procurar um veterinário.
2007-03-20 14:28:03
·
answer #10
·
answered by MotoqueiroCrazy 5
·
0⤊
0⤋