olha o "copiar e colar"do amigo aí em cima e sem fonte q ele pesquisou.. tsc tsc...
mas vamos lá de maneira simples:
-pegue um lápis e desenhe um ponto numa folha. O ponto é unidimencional (ou seja nao tem dimensão).
-Agora imagine vc pegando esse ponto e arrastando para o lado. Irá formar uma linha certo? A linha tem uma dimensão (comprimento). Ou seja a linha é 1D.
-Agora pege essa linha e arraste-a para cima. Irá formar um quadrado certo? O quadrado tem 2 dimensões, sendo o comprimento (da linha) e altura. Quadrado é 2D.
-Agora com o quadrado arraste ele para alguma diagonal. Será formado um cubo. O cubo tem 3 dimensões, sendo o comprimento e altura (do quadrado) e profundidade. O cubo é uma figura 3D (3D é também conhecido como o mundo que vivemos).
-Agora tente imaginar pegar o cubo que foi formado, e arrastando para algum lado. A figura que sera formada será um hipercubo. Mas seria uma figura de 4D, sendo comprimento, altura, profundidade, e a outra dimensão é desconhecida, e dificil de se imaginar pq não é o mundo em que vivemos.
Outra maneira de se pensar:
- a linha é formada por pontos
- os lados do quadrado são linhas
- os lados do cubo são quadrados
- os lados do hipercubo são cubos
dificil conseguir entender isso não?
Alguns cientistas citam que a 4a dimensão seria o tempo. Sendo o 3D o espaço físico e a outra dimensão o tempo.
Há bastante polemica em volta dele, pq em algumas ciencias, como a geometria é possivel se estudar e criar provas matemáticas de sistemas com mais de 3 dimesões, como 4 dimensões, 7 dimensões, e 11 dimensões. Mas agora tenta pensar assim:
"3D = comprimento, altura e profundidade. E a quarta dimenão, vai para onde? Imagine então 7 dimensões ou 11 dimensões"
2007-03-20 07:50:56
·
answer #1
·
answered by Paulo 3
·
0⤊
0⤋
Hipercubo é a proposição teórica de um poliedro de quarta dimensão. Para entendermos a quarta dimensão, é necessário relembrarmos rapidamente alguns conceitos de geometria. O primeiro conceito é o "ponto". Um ponto é a representação geométrica de posição no espaço, e não possui dimensões (nem altura, nem comprimento, nem profundidade), ou seja, é impossível "medir" um ponto. Caso o ponto se desloque em uma mesma direção e sentido (digamos, para a direita), sua trajetória corresponde a um segmento de reta. Este ente geométrico corresponde à primeira dimensão (comprimento) e já pode ser medido em metros, por exemplo. Deslocando-se a reta perpendicularmente à trajetória em que se deslocou o ponto (para trás), obtemos o quadrado, que é o ente geométrico de duas dimensões (comprimento e profundidade), medido em termos de área. Por fim, em se deslocando o quadrado perpendicularmente às duas trajetórias anteriores, (para cima), obtemos o cubo, ente geométrico de três dimensões (comprimento, profundidade e altura) possuidor de volume. Seguindo a mesma lógica, deveríamos deslocar um cubo perpendicularmente a todas as trajetórias anteriores para obtermos um hipercubo. Porém, esta direção não existe em nosso espaço tridimensional.
Para representarmos geometricamente um hipercubo, devemos nos socorrer outra vez da analogia: para formarmos um quadrado, unimos dois segmentos de reta paralelos e de mesmo comprimento através de seus extremos por outros dois outros segmentos de reta. Para representarmos um cubo, unimos os vértices de dois quadrados por quatro segmentos de reta. Para representarmos um hipercubo, unimos todos os vértices de dois cubos por segmentos de reta, conforme sugere a imagem ao lado.
2007-03-20 07:13:41
·
answer #2
·
answered by Patywiccan a Bruxinha do Bem 5
·
0⤊
0⤋