English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

eu li isto em um site...depressão sem tristeza existe?

2007-03-20 06:51:17 · 9 respostas · perguntado por Digo 2 em Ciências Sociais Psicologia

9 respostas

A depressão é uma doença que vai além da tristeza. Ela simplesmente aniquila a vontade e o interesse por quase tudo que cerca a vida. Há uma desconexão com os sentimentos e simplesmente por mais que se tente reagir, não há uma reação positiva. A realização de tarefas corriqueiras e simples se torna um fardo.

Geralmente a depressão tem um fator desencadeante. Quando ela é severa, pois depressão também pode ser aferida em graus, o estopim pode ter sido acionado por um fato marcante. Entretanto, isto não quer dizer que apenas fatores externos sejam responsáveis por tal estado.

Há uma pré-disposição orgânica, química mesmo, que pode conduzir a este estado de inércia. Depressão não é apenas tristeza. A tristeza é apenas um dos sentimentos que a depressão possui. A depressão severa traz sensações de morte, desespero, falta de energia. Falta de vitalidade e força para poder viver.

Atualmente existem vários medicamentos e técnicas terapêuticas eficazes para o tratamento da depressão. Mas ainda está longe o medicamento efetivo para esta doença, pois não é apenas uma disfunção na química cerebral. Depende muito de cada pessoa como ela encara a vida e reage aos problemas do dia-a-dia.

Não existe um caso de depressão igual ao outro, portanto um remédio pode ser muito eficaz para uma pessoa e nem tanto para outra.

Seus principais sintomas são:

+ Perda ou diminuição de prazer;
+ Alteração no sono; (aumento ou diminuição)
+ Alteração no apetite; (aumento ou diminuição)
+ Sentimento de tristeza, ansiedade e desânimo;
+ Cansaço ou perda de energia;
+ Sentimento de culpa ou de autodesvalorização;
+ Pensamentos constantes sobre morte ou suicídio;
+ Dificuldade de concentração, memória e indecisão;
+ Dor de cabeça, dificuldades sexuais, problemas digestivos e dores crônicas.

Esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa em sua intensidade e forma. Um sintoma isolado não significa que esteja com depressão.

Une accolade

2007-03-20 07:00:32 · answer #1 · answered by Anonymous · 7 0

É que há um estágio da depressão em que ó único sentimento é a INDIFERENÇA para TUDO.

2007-03-23 09:57:37 · answer #2 · answered by Naonda do YR 7 · 1 0

Qual a diferença?

2007-03-20 06:58:38 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Acho difícil.

2007-03-20 06:55:50 · answer #4 · answered by Florzinha 3 · 1 0

Eu vejo a depresão como uma tristeza profunda. No entanto, uma coisa é a consequencia da outra.



bjs...

2007-03-20 06:55:06 · answer #5 · answered by Paphy Gallagher 5 · 1 0

Existe uma profunda tristeza de si mesmo e do mundo provocada por uma grande decepção.

2007-03-23 23:55:05 · answer #6 · answered by ÍNDIO 7 · 0 0

Sim, apesar de freqüentemente confundida com a tristeza, a depressão é uma doença que pode ter como sintomas a insônia, agitação em excesso, medos diversos,com ou sem a tristeza em si

2007-03-23 02:54:13 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

existe sim, a depressão com RAIVA

onde o sintoma é sentir raiva de si mesmo
e de todas as pessoas ao redor

2007-03-20 07:05:14 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Depressão
Transtornos relacionados por semelhança ou classificação

Voltar | bipolar | distimia | ciclotimia | tensão pré-menstrual | depressão pós-parto |
Informações complementares Depressão por Insuficiência Vascular Atenção e Depressão Depressão e Abuso de Drogas Depressão e Privação do Sono Sertralina versus Amitriptilina Escolha do Antidepressivo Despersonalização Depressão e Infarto Sertralina versus Amitriptilina Escolha do Antidepressivo Psicoterapia na Depressão Eletroconvulsoterapia Estimulação Magnética Coronariopatia e Depressão Depressão em Pessoas HIV + Pacientes Hospitalizados Derrame (AVC) Risco de Infarto Depressão Não Tratada Testosterona para Depressão Recaída da Depressão Eventos Vitais Problemas nos Filhos

Generalidades

Como é?

Sintomas Associados

Tipos
Depressão e Doenças Cardíacas

Depressão e Câncer

Identificação da Depressão

Causas da Depressão


Generalidades
Depressão é uma palavra freqüentemente usada para descrever nossos sentimentos. Todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de alto astral às vezes e tais sentimentos são normais. A depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença como outra qualquer que exige tratamento. Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.
Uma boa comparação que podemos fazer para esclarecer as diferenças conceituais entre a depressão psiquiátrica e a depressão normal seria comparar com a diferença que há entre clima e tempo. O clima de uma região ordena como ela prossegue ao longo do ano por anos a fio. O tempo é a pequena variação que ocorre para o clima da região em questão. O clima tropical exclui incidência de neve. O clima polar exclui dias propícios a banho de sol. Nos climas tropical e polar haverá dias mais quentes, mais frios, mais calmos ou com tempestades, mas tudo dentro de uma determinada faixa de variação. O clima é o estado de humor e o tempo as variações que existem dentro dessa faixa. O paciente deprimido terá dias melhores ou piores assim como o não deprimido. Ambos terão suas tormentas e dias ensolarados, mas as tormentas de um, não se comparam às tormentas do outro, nem os dias de sol de um, se comparam com os dias de sol do outro. Existem semelhanças, mas a manifestação final é muito diferente. Uma pessoa no clima tropical ao ver uma foto de um dia de sol no pólo sul tem a impressão de que estava quente e que até se poderia tirar a roupa para se bronzear. Este tipo de engano é o mesmo que uma pessoa comete ao comparar as suas fases de baixo astral com a depressão psiquiátrica de um amigo. Ninguém sabe o que um deprimido sente, só ele mesmo e talvez quem tenha passado por isso. Nem o psiquiatra sabe: ele reconhece os sintomas e sabe tratar, mas isso não faz com que ele conheça os sentimentos e o sofrimento do seu paciente.




Como é?
Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos. Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais:

Perda de energia ou interesse
Humor deprimido
Dificuldade de concentração
Alterações do apetite e do sono
Lentificação das atividades físicas e mentais
Sentimento de pesar ou fracasso

Os sintomas corporais mais comuns são sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas. Períodos de melhoria e piora são comuns, o que cria a falsa impressão de que se está melhorando sozinho quando durante alguns dias o paciente sente-se bem. Geralmente tudo se passa gradualmente, não necessariamente com todos os sintomas simultâneos, aliás, é difícil ver todos os sintomas juntos. Até que se faça o diagnóstico praticamente todas as pessoas possuem explicações para o que está acontecendo com elas, julgando sempre ser um problema passageiro.



Outros sintomas que podem vir associados aos sintomas centrais são:

Pessimismo
Dificuldade de tomar decisões
Dificuldade para começar a fazer suas tarefas
Irritabilidade ou impaciência
Inquietação
Achar que não vale a pena viver; desejo de morrer
Chorar à-toa
Dificuldade para chorar
Sensação de que nunca vai melhorar, desesperança...
Dificuldade de terminar as coisas que começou
Sentimento de pena de si mesmo
Persistência de pensamentos negativos
Queixas freqüentes
Sentimentos de culpa injustificáveis
Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual



Diferentes tipo de depressão
Basicamente existem as depressões monopolares (este não é um termo usado oficialmente) e a depressão bipolar (este termo é oficial). O transtorno afetivo bipolar se caracteriza pela alternância de fases deprimidas com maníacas, de exaltação, alegria ou irritação do humor. A depressão monopolar só tem fases depressivas.

2007-03-20 07:00:41 · answer #9 · answered by ਏਓ Ruivinha ਏਓ 5 · 1 1

fedest.com, questions and answers