Muitas são as teorias sobre a estrutura atômica da matéria, ou modelo atômico. Atualmente, é o Modelo da Mecânica Quântica ou da Mecânica Ondulatória ou Modelo Orbital aceito para definir a estrutura atômica.
O atual modelo atômico
* Se sabe que os elétrons possuem carga negativa, massa muito pequena e que se movem em órbitas ao redor do núcleo atômico.
* O núcleo atômico é situado no centro do átomo e constituído por prótons que são partículas de carga positiva, cuja massa é aproximadamente 1.837 vezes superior a massa do elétron, e por nêutrons, partículas sem carga e com massa ligeiramente superior à dos prótons.
* O átomo é eletricamente neutro, por possuir números iguais de elétrons e prótons.
* O número de prótons no átomo se chama número atômico, este valor é utilizado para estabelecer o lugar de um determinado elemento na tabela periódica.
* A tabela periódica é uma ordenação sistemática dos elementos químicos conhecidos.
* Cada elemento se caracteriza por possuir um número de elétrons que se distribuem nos diferentes níveis de energia do átomo correspondente.
* Os níveis energéticos ou camadas, são denominados pelos símbolos K, L, M, N, O, P e Q.
* Cada camada possui uma quantidade fixa de elétrons. A camada mais próxima do núcleo K, comporta somente dois elétrons; a camada L, imediatamente posterior, oito, e assim sucessivamente.
* Os elétrons da última camada (mais afastados do núcleo) são responsáveis pelo comportamento químico do elemento, por isso são denominados elétrons de valência.
* O número de massa é equivalente à soma do número de prótons e nêutrons presentes no núcleo.
* O átomo pode perder elétrons, carregando-se positivamente, é chamado de íon positivo (cátion).
* Ao receber elétrons, o átomo se torna negativo, sendo chamado íon negativo (ânion).
* O deslocamento dos elétrons provoca uma corrente elétrica, que dá origem a todos os fenômenos relacionados à eletricidade e ao magnetismo.
* No núcleo do átomo existem duas forças de interação a chamada interação nuclear forte, responsável pela coesão do núcleo, e a interação nuclear fraca, ou força forte e força fraca respectivamente.
* As forças de interação nuclear são responsáveis pelo comportamento do átomo quase em sua totalidade.
* As propriedades físico-químicas de um determinado elemento são predominantemente dadas pela sua configuração eletrônica, principalmente pela estrutura da última camada, ou camada de valência.
* As propriedades que são atribuídas aos elementos na tabela, se repetem ciclicamente, por isso se denominou como tabela periódica dos elementos.
* Os isótopos são átomos de um mesmo elemento com mesmo número de prótons (podem ter quantidade diferente de nêutrons).
* Os isótonos são átomos que possuem o mesmo número de nêutrons
* Os Isóbaros são átomos que possuem o mesmo número de massa
* Através da radioatividade alguns átomos atuam como emissores de radiação nuclear, esta constitui a base do uso da energia atômica.
Mais informações na fonte,
Sorte !
2007-03-20 06:34:51
·
answer #1
·
answered by Eduardo B 2
·
0⤊
1⤋
O Eduardo começou mal a sua resposta.
Quem disse que os elétrons se movem em "órbitas", em volta do núcleo foi Bohr, em seu modelo - que se provou estar errado, uma vez que uma carga elétrica em movimento gera energia.
E, em sendo assim, os elétrons acabariam por "cair" no núcleo, destruindo o átomo.
Na atual teoria atômica, diz-se que os elétrons estão "espalhados" em torno do núcleo, em ORBITAIS, de acordo com suas respectivas energias (dos elétrons e dos orbitais).
Esses orbitais recebem os "apelidos" de s, p, d e f (dos elementos conhecidos). Essas letras são as iniciais dos nomes, em inglês, das raias espectrográficas, geradas por esses orbitais.
Os orbitais S são esféricos e há um deles em cada nível;
Os P são em número de 3 e possuem a aparência de duas peras, juntas, uma de ponta pra outra;
Os D são em número de cinco e têm aparências estranhas;
Os F são em número de sete e são mais estranhos ainda.
(As letras devem ser sempre minúsculas. Coloquei-as maiúsculas, aqui, só para dar ênfase).
As formas dos orbitais têm a ver com o gráfico da distribuição de probabilidade de se encontrar o elétron em uma determinada região, em torno do núcleo.
2007-03-24 12:05:05
·
answer #2
·
answered by Xiquim 7
·
1⤊
0⤋