Eu diria que sim! Afinal, ninguém chora sem motivos, ninguém brinca se não está alegre, ninguém fica zanfgado à toa.... ninguém se apega a outro, se não sentir afeto... e se observarmos, com os animais não é diferente. É verdade, que eles agem por estinto na maioria das vezes e que não têm o nosso níovel complexo de raciocínio. Entretanto, os sentimentos, como sabemos, não tem nada a ver com a capacidade de raciocinar, afinal, se fosse assim, ninguém cometeria loucuras por amor, pois se o sentimento fosse baseado na razão, as pessoas pensariam milhares de vezes antes de cometer essas loucuras.
Veja uns pequenos exemplos:
Você tem um cachorro de estimação e de repente ele faz algo que não te agrada e de repente você lhe dá uma baita de uma surra: o que ele faz? Ele se encolhe e começa a chorar. O choro nesse caso é um sinal de tristeza, porque para ele aquilo que ele fez não tinha nada de errado para ele levar uma surra. É como se ele ficasse pensando que você o bateu por não gostar dele. Agorapegue um disco e jogue, ou faça nele um gostoso cafuné: você perceberá a enorme satisfação na cara e atitude do animal, consegue até perceber seu sorriso. Isto seria a alegria, outro sentimento. Agora veja a atitude que ele tem com você perante outras pessoas: se alguém estranho se aproxima de você, ele parte em sua defesa. Se ele te defende, é porque gosta de você, te ama e por isso não permitirá que mal algum te aconteça. E o afeto? Quantas vezes ele não pula em cima de você e começa a te lamber empolgadamente, quando você chega de seu trabalho? Muitas vezes nossos animais de estimação fazem questão até mesmo de deitar ao nosso lado quando dormimos (cães, gatos...).
Estes foram apenas alguns exemplos.
O sentimento não é racional, é animal, afinal, não devemos esquecer de nossa condição de animais também! Somos racionais, porém ainda assim somos animais e parte de todo esse espetáculo que é a natureza.
Espero que tenha ajudado.
Um grande abraço!!!
2007-03-20 07:31:09
·
answer #1
·
answered by Skynner 2
·
1⤊
0⤋
Não creio que sejam sentimentos mais sim instintos,se tratamos bem um animal logicamente ele ira retribuir o carinho,o mesmo acontece na natureza quando uma leoa toma conta de seus filhotes é o instinto materno falando mais alto,quando os animais colaboram entre si é o instinto de sobrevivência,e por ai vai...Quer outro exemplo,se tentar criar um animal selvagem em casa dando carinho,amor e COMIDA,certamente terá um animal dócil ,mais se ficar sem comer não pensa duas vezes pra te devorar,se tivesse sentimentos não faria isso.Já os animais domésticos são carinhosos porque são criados assim desde pequenos.O que realmente existe é o sentimento de nós seres humanos por nossos bichinhos;eu por exemplo amo minha cadela Dolly,ela já é da familia...e também o meu casal de periquitos rei e rainha são meu xodó...
2007-03-20 06:52:09
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Tem sentimentos, do jeito deles.
2007-03-20 06:50:57
·
answer #3
·
answered by Imperatriz 4
·
1⤊
0⤋
Eles sofrem, sentem alegrias e tristezas, amam e sentem se são amados. Porque? Estão aqui na terra em processo de evolução assim como nós. Existe neles uma inteligência limitada, ainda prevalece o instinto. A tendência do ser é ganhar sensibilidade, ele passa pelo estágio mineral, vegetal, animal (que já existe o sentimento), hominal (predomina a inteligência, alguns ainda , o instinto fala mais alto) até alcançar a angelitude.
Um abraço.
2007-03-20 06:40:49
·
answer #4
·
answered by Leide 2
·
1⤊
0⤋
Bem, acredito sim!
Vi no canal national geographic uma leoa que cuidava de um bebe macaco e o defendia com unhas e dentes dos outros predadores ( de sua mesma es´pecie, felina, e outras). Ai veio outra leoa q o matou para papá-lo, ela lutou com a bichana e ficou la, tentando mover o macaquinho para achar sinal de vida inutilmente, em uma tristeza só! Foi de chorar, realmente! e tantos outros casos....
Fora os cachorros domésticos, já viu como ficam eufóricos qndo o dono chega>
Têm sim! Espero que tenha gostado da historia!
Abraço!
2007-03-20 06:26:15
·
answer #5
·
answered by Floripa 4
·
1⤊
0⤋
Os sentimentos dos animais naõ são tão específicos quanto os nossos pois eles são desprovidos de "razão".
A afirmação de que um animal pode "utilizar suas emoções" significa que seu cérebro reage a certos eventos de maneira particular - uma rede de neurônios é ativada, dando início a um comportamento previsível. Um animal evitará situações que, anteriormente, o fizeram se sentir ameaçado. Do mesmo modo, animais procuram repetir ações que associem a experiências positivas. Mas a pergunta permanece: será que o animal sente? Eles sentem as emoções primárias que incluem medo, raiva, repulsa, surpresa, alegria e tristeza.É difícil provar que animais possuem capacidade de auto-reflexão...talvez sejam capazes de sentir pena (emoção social) de outros animais, mas eles não teriam "consciência" disso. Em face da impossibilidade de definir o que se passa na mente de um animal, reluto em afirmar que eles têm sentimentos.
2007-03-20 06:24:24
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Eu posso te afirmar que animal tem sentimento sim, até mesmo porque tenho muitos em casa e os observo sempre. Posso até te dizer que sentem mais que muitos seres que se dizem "humanos" que não possuem e nem demonstram um pingo de sentimento.
2007-03-20 11:22:36
·
answer #7
·
answered by Vilma 7
·
0⤊
0⤋
Para mim os animais são racionais, nós que nao somos racionais o suficiente para entender que das emoções das outras especies pouco sabemos.
Um animal que sobrevive, que se camufla para evitar perigo, que migra para outras regioes para seu bem estar, etc.....precisa pensar e raciocinar formas de sobrevivencia, logo sentem emoções porque estas sao geradas do seu raciocinio sobre cada situação.
2007-03-20 10:33:55
·
answer #8
·
answered by vanessa 4
·
0⤊
0⤋
Não. Se analizarmos bem, veremos que eles agem instintivamente, não por sentimentos, mas por que eles têm os sentidos mais aguçados que os nossos, por isso eles nos reconhecem pelo nosso cheiro, principalmente o cachorro.
2007-03-20 08:04:10
·
answer #9
·
answered by Luis Carlos M 2
·
1⤊
1⤋