1) Se ela sumiu e você não sabia como pagar, a dívida não existe. Agora, se a pensão tinha sido estabelecida pelo juiz, então a dívida existe. Outra coisa, o juiz provavelmente vai querer saber porque você deixou ela sumir com a criança, sem procurar rever sua filha, mesmo judicialmente. Essa desculpa não é muito boa, pois demonstra também o descaso da sua parte.
2) Depois de entrar na Justiça, ela pode receber, no máximo, 3 meses anteriores à entrada da ação e o restante daí por diante. (Isso se a pensão não havia sido estipulada pelo juiz há dez anos atrás).
3) Se você não paga a pensão, pode ir preso.
4) Mesmo que fique preso, a dívida atrasada (reconhecida judicialmente) continua.
5) A alegação de que não tem dinheiro não convencerá o juiz. A criança não tem culpa e precisa ser alimentada, vestida, etc. Você como pai, tem obrigação de conseguir o dinheiro para pagar a pensão estipulada pelo juiz.
5) Aproveite para estabelecer os finais de semana que passará com sua filha. É um direito seu. Quem sabe nasce um belo relacionamento entre vocês.
Boa sorte!
2007-03-20 06:52:01
·
answer #1
·
answered by Luz 6
·
0⤊
0⤋
Nesse tempo em q ela tinha sumido com sua filha, vc ja deveria ter acionado a justiça,q daí ela sim estaria na fria e vc teria a guarda de sua filha, mas a justiça da preferência as mães pra que cuidem dos filhos, mas nesse caso vc teria ganho, mas procure provar q ela sumiu durante esse tempo todo q quem sabe vc consegue se livrar da situação, pq realmente se não se provar o contrário, vc terá q arrumar um bom emprego q pague a ela a pensão, caso contrário vc acaba sendo mesmo preso.
2007-03-20 14:27:48
·
answer #2
·
answered by orlando_sfc 6
·
0⤊
0⤋
o Juiz nao dara etroativo.. dará desde a tada da entrada no processo na justiça
quanto a prisao, é de 30 dias e pode ser prolongada por mais 2 vezes, mas será solto e será emitido uma nova ordem de prisao
2007-03-20 13:23:46
·
answer #3
·
answered by eu adoro isto 6
·
0⤊
0⤋
a divida não vai desaparecer
se não pode pagar tudo de uma vez o juiz vai propor um parcelamento
se tiver bens em seu nome eles podem se tornar indisponíveis como garantia de pagamento da pensão
se a mãe sumiu, vc deveria ter procurado e a pensão deveria ter sido depositada em juizo
BJS
PCAT
2007-03-20 13:14:38
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Primeiro, tente provar que ela sumiu com a sua filha, vai te aliviar um pouco. Muitos juízes não cobram retroativos, a não ser que ela já tivesse pedido....
Quanto a prisão amigo... você só sai quando paga, e sempre que deixar de pagar, é preso.
Por incrível que pareça, é a única justiça que realmente funciona neste país.
2007-03-20 13:10:49
·
answer #5
·
answered by ☼MEL☼ 7
·
0⤊
0⤋
Bom, se vc sabia da existencia da menina devia ter ido atras, afinal ela é sua filha e não tem culpa do q os pais fizeram no passado. Podia ter entrado num acordo c/ ela, ou ir depositando uma certa quantia em juízo. Bom, mas já foi, agora se ela entrar mesmo c/ o processo não tem como vc provar q não tem condições de pagar, a justiça dirá q vc terá q arrumar um jeito de pagar, e se for preso só sairá de lá após ter pago, ou depois de 1 ou 2 meses vc sai, e se não pagar de novo volta p/ cadeia... a divida nunca é perdoada.
Um conselho, procure um advogado e tente entrar num acordo.
2007-03-20 13:05:31
·
answer #6
·
answered by menininha 2
·
0⤊
0⤋