English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sabe-se que essa é uma medida hipotética de análise do Brasil, relacionada, principalmente, com o investimento financeiro, em comparação com o resto do mundo. Em outras palavras, medidas comparativas do Brasil em relação a outros países para facilitar a decisão do investidor de trazer recursos para investir em ações ou títulos brasileiros ou na produção dentro do nosso País. Mas quais são os parâmetros levados em consideração?

2007-03-19 15:53:27 · 6 respostas · perguntado por Juliana R 1 em Ciências Sociais Economia

6 respostas

Putz Juliana, complicado hein!

Certamente você não irá acreditar na minha resposta, mas não lhe culpo, quando a escutei pela primeira vez nem eu nem meus 50 colegas de sala acreditaram também, depois disso tive que fazer uma série de pesquisas para constatar a veracidade do fato, e constatei que meu professor tinha razão.

Mas vamos lá, sua pergunta foi bem clara, "como é calculado" e não "o que é" o risco Brasil como a maioria respondeu.

Basicamente a parte prática o usuário FREAKONOMICS, respondeu muito bem, mas essa parte prática e palpável è um percentual muito baixo do que realmente é o índice.

Alem da parte prática, tal índice é calculado por uma cambada de idiotas que não sabem absolutamente nada sobre o pais em questão e que toma como base de informação acerca do referido pais, matérias em jornais como o Financial Times, NY Times, The Economist, etc (que são escritos, na imensa maioria, por jornalistas estrangeiros - jornalistas estrangeiros não economistas estrangeiros o que é pior ainda) . De base dessas "informações" eles adotam a "TEORIA DO ACHISMO": Achamos que o pais entrou numa linha de crescimento virtuoso e blá, blá, blá... Achamos que a corrupção poderá ser um entrave ao desenvolvimento e blá, blá, blá ... Achamos que isso e que aquilo e blá, blá, blá...

A maioria dos "tecnicos" que ajudam a formular esses "índices" jamais foram no pais em questão (normalmente acham que o Brasil se resume a Rio, São Paulo, a capital Buenos Aires e o resto é Floresta Amazônica).

Obvio que não acreditarás em mim, mas vou tentar exemplificar: Note que em períodos de incertezas o índice sobe, afinal não são capazes de prever o futuro o que ratifica o caratér da "TEORIA DO ACHISMO" (a cada mudança de governo, por exemplo). Note que eles não são capazes de prever crises iminentes (porque ninguém foi capaz de prever a queda na bolsa de Xangai na China mês passado, sabiamos que os títulos na China estavam a muito supervalorizados, mas porque os referidos índices na China só cairam agora, depois da crise?). No governo FHC o Risco-Brasil estava nas alturas, quem não se lembra da capa da Revista Veja dizendo "Brasil, a bola da vez", no entanto nada aconteceu, o pais não quebrou e conseguimos nos sair relativamente muito bem de todas as crises internacionais no período (e olha que foram muitas). E Por falar em crise, dias antes do México quebrar, década passada, o mesmo JP Morgan tranquilizavam seus clientes quanto a aplicações e investimentos naquele pais.

Respondendo sua pergunta, tais índices são cálculados baseados numa pequena proporção do que é efetivamente palpável e visível e em grande parte, de acordo com as expectativas de pessoas que se baseiam em informações nem sempre crível, que desconhecem completamente a realidade do pais estudado, e sempre tendo como base de fundo suas formações, culturas, vivências e que na imensa maioria das vezes estão a anos-luz da realidade dos paises que eles estudam (é muito fácil alguem de Haward ou Cambridge, meter o pitaco nas questões internas de um pais o difícil é subir numa favela e ver a realidade como ela é, ver o dinamismo do brasileiro sob uma ótica completamente diferente e que certamente eles desconhecem). Enfim a grosso modo tais índices não se solidificam sob bases científicas e/ou empíricas.

Esses cálculos são tão irreais e ilógicos que ninguém foi capaz até agora de responder sua pergunta, (como é calculado), de forma efetiva e direta, isso porque não há uma forma efetiva e direta, o que ratifica minha resposta.

A credibilidade desse pessoal é a mesma que de um cacho de bananas, com uma diferença: Um cacho de bananas tem utilidade, esses índices não.

Valeu?

Barbosa.

2007-03-20 03:36:30 · answer #1 · answered by BARBOSA® 7 · 3 1

O risco país é um índice que mostra o perigo que um investidor pode ter.O banco de investimentos J. P. Morgan analisa o rendimento dos instrumentos da dívida de um determinado país, principalmente o valor (taxa de juros) com o qual o país pretende remunerar os aplicadores em bônus, representativos da dívida pública.Tecnicamente falando, o risco país é a sobretaxa de se paga em relação à rentabilidade garantida pelos bônus do Tesouro dos Estados Unidos, país considerado o mais solvente do mundo, ou seja, o de menor risco para um aplicador não receber o dinheiro investido acrescido dos juros prometidos. A sobretaxa é determinada pelos aspectos como o nível do déficit fiscal, as turbulências políticas, o crescimento da economia e a relação entre arrecadação e a dívida de um país.
E quais os efeitos para a economia ter o país classificado como "risco perigoso"?As principais conseqüências são um retração do fluxo de investimentos estrangeiros e um menor crescimento econômico, o que acaba acarretando um aumento do desemprego e salários menores para a população.

2007-03-19 16:02:36 · answer #2 · answered by Mariana Monteiro 1 · 2 0

pela economia, indices de inflação e metas de crecimento do pais.
Fumaça

2007-03-27 14:46:02 · answer #3 · answered by FAROFA 7 · 1 0

O termo risco-país foi criado em 1992 pelo banco americano JP Morgan para permitir, a seus clientes (investidores), tomar a decisão de investir ou não em determinado país.
É um número que mede o nível de desconfiança ou risco dos mercados financeiros em relação aos países emergentes , o Brasil é um país emergente. O risco-país sinaliza para o investidor a capacidade do país honrar ou não seus compromissos.
Quanto mais alto for este número, maior será a possibilidade deste país vir a dar um calote na dívida. Isto afasta os investidores, logo o país terá de oferecer juros mais altos para convencer os investidores a comprar seus títulos - é um prêmio pelo risco.
Este indicador associado a outros fatores, sinaliza para gestores de fundos a tomarem a decisão de investir ou não, em um determinado país.
O risco-país que tem a denominação de índice *Embi+ e tem abragência para 21 países: México, Argentina, Nigéria, Venezuela, Colômbia, Rússia, Turquia, Ucrânia, Peru, Filipinas, Panamá, Polônia, Malásia, Coréia do Sul, Bulgária, Qatar, Equador, África do Sul, Marrocos e Egito e Brasil.

*Emerging Markets Bonds Índex, ou Índice de Títulos dos Mercados Emergentes

Se, quanto menor for o número do risco-país, maior é a confiança na capacidade deste país honrar seus compromissos, isto leva os investidores internacionais a utilizarem os títulos do tesouro americano como aplicação de referência, por ser o mais seguro do mundo, ou seja risco zero.
A taxa é medida em pontos e calculada a partir de uma cesta de títulos negociados nos principais centros do mercado financeiro mundial. Cada ponto significa 0,01 ponto percentual de prêmio acima do rendimento dos papéis da dívida dos EUA, considerada de risco zero de calote.
Ao dar 381 pontos a um país , taxa alcançada pelo Brasil na última sexta-feira (04/03/2005)-, o mercado mostra que para assumir o risco com os títulos emitidos pelo Brasil, para o investidor estrangeiro, só compensaria os riscos, se negociados a uma taxa de 3,81 pontos acima de um título do tesouro americano.
No caso brasileiro , tem como base um conjunto de títulos que circulam no mercado secundário da dívida externa brasileira, com destaque para o título do governo, o " C-Bond". A Partir de 2004, os títulos C-Bond, foram subistituidos pelo "Global"
Para saber mais:
http://br.geocities.com/sousaraujo/risco_brasil.html

2007-03-19 16:09:25 · answer #4 · answered by comandante 7 · 0 2

Nada a acrescentar a respostsa acima, bem melhor do que a que eu teria possibilidade de expressar.

2007-03-19 16:08:45 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 2

O risco pais é medido... Assim como explicou o amigo na primeira resposta, Não existe risco Brasil e sem risco pais!!
JK

2007-03-19 16:06:37 · answer #6 · answered by Os Okampas 7 · 0 2

fedest.com, questions and answers