English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Existem momentos que parece que tentamos de tudo, mas os alunos não prestam atenção na aula. Como podemos agir para que eles venham a se interessar e deixar de serem indisciplinados?

2007-03-19 14:45:41 · 9 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Ensino e Instrução

9 respostas

Primeiro ao começar explicar, já diz que os exercícios que farão posteriormente, serão em forma de debate ou competição:- meninas e meninos, como vc achar melhor. Vai expor num quadro os felizardos que forem contemplados com as melhores notas desse certame..
Essa competição poderá ser até em forma de duração de execução de algum exercício.
Evidentemente o aluno vencedor deverá receber um estímulo diferente,que o faça se interessar melhor pela disciplina.
O certo é que, partindo desses exemplos acima, devemos considerar de muita importância o interesse pelo aluno. Pra que isto ocorra, o professor deverá mantê-lo sempre ocupadíssimo, não dando "trela" pra conversas paralelas e muito menos deixá-lo sem fazer nada. Todos têm que trabalhar!
Espero que consiga!
Um abraço

2007-03-19 15:12:13 · answer #1 · answered by Arlette 7 · 0 0

Apele para o que eles esperam ou gostariam de ouvir.... Minha mulher desistiu de "professorar" pelo que você está vivendo. Há ainda, certas coisas que ecu faria, mas seria punido pelo sistema de m.e.r.d.a que há por trás do hipócrita sistema de ensino.... Começaria chamando a classe de "Bando de filhos da ****". Isso calaria.. Mas depois haveriam os great-humanos de algumas igrejas que me encheriam de porrada.. É complicado mesmo... Seja diferente! Chame a atenção... Veja "Ao mestre com carinho" umas dez vezes. Quem sabe ajude. Se quiser, te mando o dvd Normalmente não desejo sorte, pois isso é quesito indispensável para incompetentes... Mas sim, SUCESSO! Boa sorte!

2016-12-19 09:19:53 · answer #2 · answered by clumm 3 · 0 0

# autoridade
# empatia
# criatividade e inovação (variação) na metodologia e na didática
# aplicação da ludicidade em alguns momentos.
# tratamento do aluno como ser social e não como parente, evitando o familiarismo.
São alguns dos muitos recursos para melhor o comportamento de alunos em sala de aula.

Espero ter ajudado de alguma forma.
><><

2007-03-19 15:05:51 · answer #3 · answered by aeiou 7 · 0 0

Olá amigo...
Creio que algumas estratégias ajudam a compor um quadro que pode amenizar um pouco, como:
Nunca falar para a turma, enquanto não estejam todos em silêncio; Dirigir-se aos alunos com linguagem e voz clara, com certa paula e expressividade para que percebam o que se diz à primeira; Nunca gritar. Um grito deve ser uma atitude rara que por vezes é necessária. Não esqueder que os gritos desprestigiam o professor. Ordens como: "Calados!", são inúteis; Jamais esquecer esta regra de ouro: Se basta um olhar, não dizer uma palavra; se basta uma palavra, não pronunciar uma frase; Esforçar-se por manter a presença de espírito, serenidade e segurança. Os alunos notam a mais leve falta de vontade, insegurança ou excitação do professor. Se isso se prolonga, a aula esta "perdida"; Não deixe passar nenhuma "falta" de compostura. Nada fere mais o aluno e desprestia um professor que as possíveis "injustiças". É o caso de deixar passar uma falta num aluno e, logo a seguir, castigar outro por uma falta semelhante; Cuidar das atitudes corporais, os gestos, as expressões do rosto e vocais, tudo isso influi positiva ou negativamente nos alunos; Procurar manter o domínio de toda a aula. Mesque que se dirija apenas a uma parte da aula, deve ter a restante sob o controle. É preciso evitar o todo custo que um aluno apanhe o professor desprevenido. Não aceitar que os alunos se dirijam ao professor com modos ou expressões pouco apropriadas, como sejam: abraços, palmadinhas nas costas, gracinhas, etc... Isto só serve para "queimar" o professor; Jamais use o sarcasmo ou a ironía malévola. Tem efeitos imediatos, mas consequencias desastrosas a longo prazo.

Não esquecer que o professor deve ter seu planejamento sempre bem elaborado e não esquecer de auto-avaliar o resultado de seu trabalho naquele dia.

Um grande abraço e boa sorte....

2007-03-19 15:01:17 · answer #4 · answered by Apren diz 3 · 0 0

Fazer brincadeiras tipo: Se a turma fizer silêncio, vou fazer brincadeiras no final da aula, mas só se a turma fizer, se um aluno não fizer silêncio, a turma perde esse direito.

2007-03-19 15:00:42 · answer #5 · answered by Viníciuanswer 3 · 0 0

eis aí um problema que eu não consegui resolver, enquanto lecionei no ensino fundamental e no médio... só lecionando em curso superior é que consegui ensinar algo, sem ficar gastando energia para manter a disciplina.

o que eu posso dizer, matemático, é que, se vc for jovem e tiver oportunidade, a melhor coisa é seguir carreira acadêmica, porque daí os seus problemas com disciplina vão acabar.

2007-03-19 14:59:14 · answer #6 · answered by Arthur Dog-dog 5 · 0 0

Eu sempre trazia alguma coisa relacionada ao cotidiano deles. Como minhas aulas eram de inglês, ficava até fácil... História de cantores de rap, ou letras de músicas pop. Eles também adoram perceber porque estão aprendendo o que está sendo ensinado. Na verdade, uma coisa completa a outra (empirismo=interesse).

2007-03-19 14:51:19 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

são muitas: evidencia-se a dificuldade de lidar com a disciplina com a falta de motivação e. de envolvimento do aluno nas tarefas escolares - conversam ...

conversar bastante com alunos na sala de aula

2007-03-19 14:49:15 · answer #8 · answered by mateus totao 4 · 0 0

A AULA TEM QUE SER LEGAL E TEM QUE TER TUDO A VER COM A VIDA QUE ELES TÃO VIVENDO AGORA. KISS, LUANINHA

2007-03-19 14:54:36 · answer #9 · answered by catpoltergeist 5 · 0 2

fedest.com, questions and answers