English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Gostaria de saber se uma poupança, feita por um dos conjuges, antes de um casamento em regime parcial de bens, entraria em partilha em caso de separaçao.

E os bens adquiridos com (e somente com) dinheiro dessa poupança, durante o casamento? Seriam eles comunicaveis?

2007-03-19 14:28:59 · 3 respostas · perguntado por Vortex06 1 em Família e Relacionamentos Noivado e Casamento

Na lei de comunhao de bens, fala-se muito dos bens adquiridos antes do casamento. Mas e ai? Dinheiro (poupança), pode ser considerado como um bem?

ps: Obrigado pelas respostas :-)

2007-03-19 14:56:37 · update #1

3 respostas

Sim.
O novo código civil diz que qualquer forma de união estável poderá ter partilha de bens...
Se vc tem uma namorada e dá dinheiro a ela sempre por algum motivo, pode ser considerado parte de uma união estável (ou convivência duradoura), mesmo sem ter contrato algum... e aí há partilha..
O novo código diz que "...não havendo estipulação em contrato escrito, os bens móveis e imóveis adquiridos onerosamente por um ou por ambos os companheiros, no período em que durar a união estável são considerados frutos do trabalho e da colaboração comum, pertencendo a ambos, em condomínio e em partes iguais. "
Portanto, para se resguardar, tudo deve ser bem explicado em um contrato entre as partes, para não haver prejuízos...
Tudo o que for adquirido durante o casamento, exceto se o regime for o de separação total de bens, é comunicável. Para não haver a comunicação, deve ter um contrato explicitando o fato.

2007-03-20 02:59:32 · answer #1 · answered by Marisa 5 · 0 0

Se o regime do casamento for comunhão parcial de bens, apenas os bens adquiridos durante a vigência do casamento são repartidos, em caso de separação, nesse caso da caderneta de poupança ter sido feita antes, tem que ser analisados vários itens, o capital foi utilizado para comprar os bens, e durante o casamento nenhum dos conjuges, depositou valores, acho melhor você se informar com advogado da vara de família, ou defensoria pública de sua cidade/comarca.
Mas acredito que esse valor da poupança ficará para quem fez o depósito antes do evento casamento.

2007-03-19 22:31:56 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Creio que não. O que foi adquirido antes do casorio é individual. Depois de casados tudo o que vcs tiverem em conquistado juntos é dividido. Como vc comprou bens com a grana da sua poupança que ja existia antes de casar é somente seu. Se comprou algum bem, depois de casados mas cd um colocou uma parte, aí terá que comprovar e dividir proporcionalmente o q cd um pagou.

2007-03-19 21:37:29 · answer #3 · answered by Helenal 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers