Sebastião Salgado é um fotógrafo que tem compromisso com o social, então é natural que ele privilegie as técnicas de trabalho que melhor exponham a realidade social que procura abordar com sua lente. No caso, a técnica é a de fotografia preto e branco. A fotografia em preto e branco favorece os detalhes "em profundidade", quase como se dessem aos elementos da fotografia perspectiva. Também, é ideal para retratar pessoas, e muito enquanto desaconselhável para fotos de grandes paisagens, ou espaços demasiadamente abertos. É ideal para retratar camponeses orientais trabalhando o campo, por exemplo, (como nessa fotografia em que eu estou pensandonesse momento) pois assim ele dá ênfase ao rosto sulcado dos trabalhadores, às emoções que estão expressando, sua situação social, assim como qualquer detalhe na roupa ou no corpo que desvela alguma razão, algum sentido, na fotografia. A fotografia em preto e branco de Sebastião Salgado busca melhor expôr a realidade humana, a partir de uma reprodução detalhista em profundidade do ser humano, em contraste com o ambiente em que esteja inserido. (Este, muitas vezes, fica mais desfocado e em segundo plano) Mas o plano fotografado não foge à contextualização da composição fotográfica total, pois entra no jogo de profundidades presente na narrativa, confrontado com a luminosidade que se alterna entre uma claridade e um escuro fotográfico chocolate abissal: permitindo a vitalidade na imagem e a aura de movimento presente na fotografia. O preto e branco de Sebastião Salgado favorece o movimento na fotografia, emprestando realidade e vitalidade ao fato narrado.
2007-03-20 04:26:43
·
answer #1
·
answered by Blizzard 3
·
0⤊
0⤋
pq ele quer! ora essa...
2007-03-22 10:36:04
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
porque ele não sabe que existe filmes coloridos
2007-03-21 15:58:40
·
answer #3
·
answered by lalinha 4
·
0⤊
0⤋
Ana G,
Sebastião salgado é um fotógrafo humanista, suas fotos são em preto branco para dar mais impacto ao argumento fotografado
O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado é um dos mais respeitados foto jornalistas da atualidade. Nomeado como Representante Especial do UNICEF em 3 de abril de 2001, dedicou-se a fazer crônicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de 10 livros e realização de várias exposições, tendo recebido vários prêmios e homenagens na Europa e no continente americano.
"Espero que a pessoa que entre nas minhas exposições não seja a mesma ao sair" diz Sebastião Salgado. "Acredito que uma pessoa comum pode ajudar muito, não apenas doando bens materiais, mas participando, sendo parte das trocas de idéias, estando realmente preocupada sobre o que está acontecendo no mundo".
Sebastião Salgado vive em Paris, França, com sua família. Sua mulher, Lélia Wanick Salgado, dirige sua companhia, Amazonas Imagens, e é responsável pela concepção e designer de seus principais livros e exposições.
Um abraço!
2007-03-21 05:13:42
·
answer #4
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
por que é corinthiano!
2007-03-19 13:12:45
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Oi, Ana, ele quer preservar apenas o fato documento sem a 'facilidade' da beleza que a colorida tem.
A verdade é que não existe cor na natureza, assim ele só deseja mostrar o essencial, sem máscaras.
A foto preto/branco tem uma dramaticidade única, repara!
Sombras e penumbras acentuam o clima e sua beleza!
Suas fotos representam uma denúncia, um depoimento de sua observação do mundo que o cerca.
É o que sinto vendo as fotos do grande mestre Sebastião Salgado!
Um abraço.
2007-03-19 11:14:51
·
answer #6
·
answered by mar kia 3
·
0⤊
0⤋
A maioria dos grandes fotógrafos preferiam e preferem fotografar em branco e prêto. O meu preferido, Cartier Bresson dizia que em prêto e branco fazia arte e não meras fotos. Sebastião Salgado também é um gênio. Em prêto e branco.
2007-03-19 11:06:21
·
answer #7
·
answered by Bye Bye periguetes 7
·
0⤊
0⤋
Porque é mais difícil controlar a luz na composição.
2007-03-19 11:03:55
·
answer #8
·
answered by Clio 5
·
0⤊
0⤋