English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Faz 2 semanas que minha filha de 15 anos cometeu um erro grave, pegou dinheiro na carteira do pai, saiu sem avisar e voltou no dia seguinte embriagada, sempre foi boa menina, nós a repreendemos e ela fez malcriação, dizendo que sabe o que faz e não nos deve satisfações, pegou dinheiro pra farrear e tirar onda, com certeza influência de más companhias. Eu e meu marido decidimos castigar nossa filha exemplarmente, nunca fomos severos nem batemos, mas agora era preciso rigor, após conversar bastante com ela aplicamos 1 mês de castigo sem sair pra festas e badalações, sem tv e internet e sem praia e piscina, tiramos as coisas que ela mais gosta e pra ressarcir o dinheiro que gastou indevidamente, suspendemos pelo mesmo prazo o ônibus escolar, ela está indo e voltando a pé pra escola(1 hora de caminhada) pra aprender a dar valor ao dinheiro

Se diz arrependida, se porta bem e pediu pra sair do castigo, mas achamos que ela tem que cumprir o corretivo aplicado.

Estamos certos ou errados?

2007-03-19 10:41:02 · 18 respostas · perguntado por Maria Helena B 1 em Família e Relacionamentos Família

18 respostas

Oi Maria Helena !

Com certeza que vcs agiram como verdadeiros pais, pois se nao for repreendidas em casa sera no mundo.

Uma pessoa de 15 anos ainda e uma crianca e esta em processo de formacao de conduta e de carater. Ela deve ter consciencia que com 15 anos ela ainda nao tem independencia financeira e poder para desrespeitar vcs, de forma alguma, Pois os pais sao quem educa, quem procura o melhor das escolas, dos ensinamentos, que protegem e vcs tem que respeitados.

Nao se achem crueis, crueldade era deixar ela fazer o que bem entender e ter uma licao mais tarde da vida com violencia, bebida, droga, etc.

Vcs agiram de forma certa e deveriam se orgulhar das atitudes tomadas ! E melhor prevenir do que remediar e infelizmente a juventude hoje nao e como nos nossos tempos.

Coragem e seus gestos amanha vao ser reconhecidos por ela.

Um abraco, amiga, e forca para vcs vencerem ! Devem manter o castigo, para que faca ela olhar ao redor e se orgulhar dos pais que tem !! Vcs sao exemplo de vida para tds os pais de hoje !!

2007-03-19 10:51:35 · answer #1 · answered by luciana c 7 · 1 0

Ela e' o resultado da educacao que voces aplicaram. Deam liberdade durante 15 anos, e agora querem consertar em um mes. Voces nao devem te muitos ecursos, o contrario ela nao ia usar onibus, dai que tem dieito a piscina, festas, como se a vida fosse so fantasias. Eu, com 15 anos trabalhava pa comprar minhas coisas, hoje sou bem-sucedida gracas ao meu afinco. O q querem ensinar a tua fiha? Viver de aparencias? Se voces nao tem dinheiro pra dar a ela em troca de boas notas e colaboracao em tarefas domesticas, ao ponto que ela necessita roubar, ao inves de castigo, de exemplos. Ensine ela trabalhar, pois com essa idade ja e' ladra, isso e' so' o comeco de um rosario de problemas. Amanha ela vai te agradecer.

2007-03-19 17:50:18 · answer #2 · answered by VIctoria 5 · 1 0

Certos, se todos agissem assim, certamente esta nação estaria bem melhor.

2007-03-19 17:46:39 · answer #3 · answered by baretta 6 · 1 0

Jamais volte atrás em sua palavra com seus filhos,por mais doído que seja cumpra sua palavra com ela e digo mais ela necessita de mais que isso,se ela quiser algum dinheiro de agora em diante ensine-a a batalhar por isso,tipo se quer um trocado ponha-a para lavar uma louça varrer o quintal...sei lá qualquer coisa que melhore o carater dela que está se perdendo preste bastante atençao nisso e procure saber quais são as companhiias dela.

2007-03-21 15:43:15 · answer #4 · answered by lely 3 · 0 0

Vs. estão certos, estão evitando que futuramente ela se converta numa ladra ou numa alcóolatra.

2007-03-19 21:54:08 · answer #5 · answered by tubalcain1733 7 · 0 0

A meu ver estão certíssimos, é preciso colocar limites para os filhos, a sociedade moderna, por falta de tempo para uma convivência mais próxima dos filhos, tende a não colocar limites para eles, isso é muito errado e acaba prejudicando os próprios filhos e ainda, vocês devem continuar com o castigo até o final e mostrar que não estão brincando, ela está pagando pelo que fez, um ato muito ruim, subtrair algo, sem permissão mesmo que seja do pai, é um furto, acho o castigo aplicado muito bom e deve atingir o resultado esperado, por mais que doa em vocês não voltem atrás para não cair no descrédito.

2007-03-19 19:04:18 · answer #6 · answered by distrito federal 3 · 0 0

Vocês podiam adotar o métoto carcerário.
Se ela está se portando bem mostrou-se arrependida quando ela cumprir 1/3 da pena, liberem sob condicional, ou seja, se errar de novo volta pro castigo.
Assim ela verá que valeu a pena se arrepender, vai ver que vocês não a estão castigando por sadismo e sim pro bem dela.

2007-03-19 18:25:10 · answer #7 · answered by magrão 7 · 0 0

Se já impuseram o castigo, precisam manter para não perder a autoridade. Por que ela agiu assim, é a pergunta a ser feita. Como anda o diálogo entre vocês?
Prender demais não dá certo. Precisa ensinar a escolher bons amigos, ouvir muito, conversar muito, interessar-se pelos amigos dela, em saber o que ela faz, o que ela gosta.
Ser pais exige dedicação, estudo e tempo.
Invistam na educação de sua filha. Tem um livro muito legal que chama "Sua filha de 12 anos" que fala sobre as mudanças que acontecem nesta fase das meninas.

2007-03-19 18:21:20 · answer #8 · answered by Cris 3 · 0 0

Sem conhecer a jovem fica difícil opinar,mas uma coisa eu tenho certeza ,seu eu disser que vou fazer algo,posso ficar mal,até chorar no banheiro mais eu cumpro,assim meus filhos nunca ultrapassaram os limites pois sabiam que eu cumpriria o que foi dito.

2007-03-19 18:17:45 · answer #9 · answered by ? 6 · 0 0

Desculpe a intromissão.
Tenho 58 anos e uma filha de 30 anos
Acho correta a punição, porem errado o fato de ter que ir a pé para o colegio.
Voces tem certeza que ela esta indo ao colegio?
Será que ela não se encontra com algum mau elemento no meio do caminho?
Procurem conversar mais com ela.
Experimentem uma ou duas vezes por semana; acompanhar ela até o colegio.
Espero ter ajudado um pouco.
Beijos
Jacques

2007-03-19 17:59:27 · answer #10 · answered by jacqueslei 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers