Com excessão da ambição brasileira por uma cadeira cativa no Conselho de Segurança da ONU, vejo com bons olhos nossa política externa. O Brasil mantém boas relações comerciais em todos os continentes e ampliou o rol de países importadores de nossos produtos, o que dá maior segurança e poder de negociação para o país. Falta um pouco de pulso nas negociações sobre o futuro do Mercosul, existem erros como a intervenção no Haiti, mas, de um modo geral o Brasil nunca esteve em uma posição de tamanho destaque, emergindo como um país de liderança em assuntos comerciais dentro da OMC, assumido a liderança na corrida por combustíveis alternativos e equilibrando a balança política na América Latina.
2007-03-19 03:40:20
·
answer #1
·
answered by LEG 2
·
1⤊
0⤋
Considero insatisfatória a postura brasileira, até vergonhosa, se me permitem. Ora para um país que pretende tornar-se líder dos países latinos, o Brasil não demonstra uma postura condizente com seu peso econômico. Nos episódios do gás na Bolívia, por exemplo, a Petrobras perdeu dinheiro e o nosso ministério não fez nada! Os "aliados" de causa do governo petista são os primeiros a nos apunhalar. Que ideologia é essa?
Não falo em abraçar os americanos e os europeus e esquecer projetos com os países pobres. Mas temos que admitir que, em termos de comércio mundial, deveríamos estar nos esforçando em ter boas relações com esses países. Isso gera emprego e renda para nossa população, que anda bem carente também!
2007-03-19 11:58:38
·
answer #2
·
answered by Shanty 2
·
1⤊
0⤋
Nestas questão já observei duas coisas: a cultura e a ideologia.
A respeito da cultura quando o "Presidente" Luiz Inácio Lula da Silva pensa que a negociação entre países é igual a negociação de sindicalistas com a classe patronal do ABC paulista.
A respeito da ideologia quando este mesmo senhor age com a Bolívia e a Venezuela não como parceiros comerciais, mas como "companheiros" do mesmo grupo revolucionário buscando lutar a favor do Socialismo do Século XXI. E, enquanto isso, o Brasil, maior país da América Latina se permite ficar na lanterna da liderança natural que lhe pertence neste continente, passados, (imaginem!) por Bolívia e Venezuela. Precisamos de um Chefe de Estado não de uma lula no poder.
2007-03-19 11:14:12
·
answer #3
·
answered by Crânio 2
·
1⤊
0⤋
o resultado é a longo prazo, por isso, sossega um pouquinho e confia nos que foram escolhidos para trabalharem com esses "pepinos"...
2007-03-19 10:34:02
·
answer #4
·
answered by Mandarax 5
·
1⤊
0⤋
A postura do Brasil no cenário internacional mudou muito, e para melhor.
O Brasil sempre foi capacho dos EUA, dizendo sim para os interesses estadunidenses em detrimentos dos interesses da nossa nação.
Hoje, o Brasil reduziu a dependência dos EUA em relação às exportações (exportamos mais para os países do hemisfério sul do planeta, q para os EUA). Diversificamos os nossos parceiros internacionais, organizamos o G20 para se contrapor às pressões do G8 na OMC, e com isso conseguimos barrar várias coisas q teriam passado facilmente pela articulação do G8 (quem idealizou o G20 foi o Brasil). Lula foi premiado como grande estadista no mundo pela ONU, sendo assim reconhecida a sua atuação no cenário internacional, na articulação dos países em desenvolvimento para se contrapor ao rolo-compressor dos países desenvolvidos com as suas barreiras tarifárias e não tarifárias às comodities dos países em desenvolvimento.
O Brasil não entrou na Alca, se entrasse como fez o México, estaria como o nossos companheiros mexicanos, com a sua indústria destruída, comprada pelas multinacionais americanas e desfrutando dos incentivos fiscais do Governo Mexicano, explorando a mão de obra barata e levando os lucros conquistados para os EUA.
2007-03-19 11:51:04
·
answer #5
·
answered by Viuvinha_de_FHC 2
·
0⤊
0⤋
O Brasil não está assumindo uma postura tímida... muito pelo contrário... nunca esteve tão ativo dentro do Cenário Internacional... Essa maior incersão do Brasil começou com FHC e se concretizou de fato com Lula ... O Brasil está mantendo uma posição firme com relação a ALCA, defendendo o MERCOSUL, aumentando o comércio com o eixo sul ... (vc pode achar bobeira comércio com a África por exemplo, mas se o Brasil se firmar agora .. imagine o mercado que pode se abrir lá... e depois está comprovado que se vende mais produtos para seus semelhantes (ou países com desenvolvimento parecido), do que com níveis de desenvolvimento desigual... ou seja é mais fácil eu vender uma calça jeans para uma pessoa da África ou do Leste Europeu do que para uma pessoa dos EUA)...
Bem existe vários fatores que mostram que o Brasil está muito melhor no cenário Internacional... O caso da Bolívia é a parte... e Hugo Chavés ainda não é um problema... e nem será no curto prazo... o Brasil externamente está se posicionando bem porém internamente ainda não com relação a isso...
2007-03-19 11:00:08
·
answer #6
·
answered by Dan@ 6
·
0⤊
0⤋