Não. O capitalismo é um modelo econômico que, pela sua própria natureza, torna incompatível a harmonia entre a natureza e a produção visto que o capitalismo visa lucros excessivos simplismente pelo lucro, com falsos argumentos de que isso trará benefícios para a sociedade em geral, o que não é verdade pois a grande parte da população dos países capitalistas emergentes passa fome enquanto o lucro é concentrado na mão de ricos ou se perde no superávit primário dos governos ou em investimentos para sustentar mais capitalismo e ricos. Com toda essa produção aumenta a pressão sobre os recursos naturais, que de tal forma não têem resiliência( capacidade de reverter o distúrbio causado sobre eles) o suficiente, para que a própria produção possa também se renovar.
Como podemos ver então o capitalismo suga os recursos naturais e quando esses acambam a produção nesse modelo parte para áreas intactas ao invés de manejar as áreas de exploração originais, porque como eu já disse antes o capitalismo é incompatível com manejo sustentável( que leva em conta a resiliência do meio ambiente) porque esse manejo dos recursos naturais segundo princípios lógicos, pacíficos, éticos etc permite uma produção muito abaixo da produção abusiva que o capitalismo visa( embora a produção por métodos manejados garante a sustentabilidade de uma sociedade nos aspectos básicos e não basendo-se no princípio do "meu patrimônio", da luxúria...), produção abusiva que visa sustentar o ciclo vicioso do capitalismo nas formas como eu já citei.
2007-03-19 03:08:28
·
answer #1
·
answered by xiquinho 1
·
2⤊
0⤋
É possível, mas seria preciso que a Humanidade ficasse "consciente" em relação a várias coisas: controle de natalidade, preservação da Mãe Terra, preservação das florestas, nascentes e rios.
A sociedade ficando consciente destas coisas, provavelmente, estaria também consciente de que todos somos filhos do mesmo Criador, que recebemos os nutrientes ma mesma Terra Mãe e luz e calor do mesmo sol.
Entenderia que nós somos todos "irmãos". E aí eu acho que o Capitalismo morreria por si só e uma Fraternidade seria implantada no Planeta!
2007-03-19 03:38:56
·
answer #2
·
answered by Eliphas C. Castro 5
·
1⤊
0⤋
O ser humano já "se extinguiu" em várias outras épocas se considerarmos o processo evolutivo.
Enterrar os seus mortos foi bem depois(...), antigamente a vida era tão curta que as pessoas além de não terem consciência dos "rituais da morte" - princípio da extinção, não tinham a chance de o fazerem. Enterro e velório não são tão velhos assim.
Isso a antropologia explica com excelência.
Agora sobre o capitalismo e a degradação da espécie humana (...);
A natureza tem gritado !! As pessoas não entendem que, Deus após concluir sua criação, a partir do funcionamento da própria natureza - "a terra produza" .... Ele ensinou o processo de descançar.
O que hoje é descanço para o homem, antes, para Deus seria um tempo para a natureza se recuperar do seu processo auto criativo dinâmico.
Muitos discursos hoje, inclusive religiosos. Políticos nem se fala, contribuem ao descompromisso com a natureza - parte da criação.
Um discurso é o do especismo - quando uma espécie se acha muito superior que todas as outras, se sentem no direito de dominar, impor e infrigir. O ser humao se acha superior à natureza, por isso a machuca sem dor na consciência.
Um outro discurso comum é, vamos morrer mesmo, e não existe vida após a morte, e se existir não será aqui na terra. Isso também nos faz desinteressados pelo agora - o foco está ou na morte como um fim de tudo, ou em um paraíso bem longeda terra - então destrua !!!!
O capitalismo é a "besta" fera nessa história toda. Desde os rimórdios, exclui e mata, orpime e destrói - tudo para a obtenção do dinheiro. O "ter" para "ser".
Só seria possível a convivência sugerida na sua pergunta se, um milagre acontecesse.
Os poderosos, enriquecidospelo capilal selembrassem dos pobres. E que, a natureza possui vida própria.
Espero ter contribuído.
Jr.
2007-03-19 03:00:27
·
answer #3
·
answered by juniormetodista 2
·
1⤊
0⤋
Quem tem muito dinheiro, vai continuar querendo mais é como um vício, o ser humano não tem controle. O dinheiro é como uma droga. Ninguém está afim de papel reciclado, fralda de pano, garrafas de vidro retornável para o leite, andar longas distâncias a pé. Tomar ônibus, dar carona então nem pensar, é a geração mais preguiçosa que já existiu, é só comparar uma foto da cidade qualquer uma passando gente na rua de uns 30 anos atrás e perceberá que as pessoas são magras e compare com um foto atual de pessoas passando pela cidade como todas estão gordas, digo, a maioria. abraços
2007-03-25 12:10:54
·
answer #4
·
answered by ines SUD 5
·
0⤊
0⤋
O homem é o capital.
2007-03-23 14:55:40
·
answer #5
·
answered by Our Life 5
·
0⤊
0⤋
Se pararmos para pensar o ser humano já extinguiu sua espécie. Não fisicamente, mas mentalmente sim.
Não creio que seja possível, pois a idéia do capitalismo é gerar mais e mais riquezas e para isso é necessário extorquir de alguém, ou no caso, o meio-ambiente.
2007-03-20 03:03:46
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O problema é o homem.
2007-03-23 11:47:46
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Seja o regime do seu pais, Capitalista, Comunista, ou o que você queira, a interferência quanto ao respeito ao meio ambiente, pouco tem haver.
Na minha opinião, a conscientização do povo, quanto mais profunda for, quanto à necessidade de se preservar o meio ambiente, mais diretamente estará presente os resultados de suas ações nessa preservação.
Leis neste sentido, precisam, devem existir, e são o primeiro passo , como marco regulatório, deste processo.
Contudo o envolvimento do povo, sua conscientização, terá papel preponderante ,fundamental e decisório, não importa que estejamos no Brasil,E.U.A., Cuba ou qualquer outro pais.
O povo quanto esta comovido , derruba um regime, bem rapidinho.
um abraço.
2007-03-22 10:41:16
·
answer #8
·
answered by Denis 6
·
0⤊
1⤋