English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

18 respostas

não imponha....é uma idade extremamente frágil, com certeza vão se machucar, mas deixe que descubram isso sozinhos e estejam dispostos a presta-los carinho quando tal acontecer....

2007-03-19 02:34:18 · answer #1 · answered by Hayna Lopes 3 · 1 0

O limite não deve deixar para ser imposto na adolescência. A fase é difícil e de rebeldia e, se desde a infância, você não incutiu a noção de que tudo na vida tem um ponto de parada, agora, ficará muito mais difícil. Com certeza de alguma maneira vc precisará impor um limite, até para a própria segurança dela. A adolescência se caracteriza por uma mudança radical na personalidade, há traços de criança e de adulto, por isso há uma confusão de identidade. Mas o adolescente não é capaz de aceitar que seu comportamento está sendo infantil e que precisa ser repreendido, pois imagina-se responsável e capaz para as decisões sozinhos e, algumas, são necessária maturidade e responsabilidades que ainda não conhecem! Sou a favor do limite e do NÃO seguro. Haverá revolta, incompreensão, discussão, mas com o tempo ela entenderá sua atitute. Pior é se, daqui a alguns anos, vc seja cobrada, por algo indesejado que venha a acontecer. Tbém, eles não se dão conta, mas é a fase que mais cobram e precisam de atenção, através da rebeldia. Pense nisso! Tenha pulso firme! Não discuta, apenas oriente e mantenha sua posição! Não se arrependerá! Boa sorte! Abraços!

2007-03-19 09:49:45 · answer #2 · answered by HARU 5 · 2 0

Tente o diálogo, se não obter resultado, comece a proibi-lo do que ele mas gosta!

2007-03-23 01:26:06 · answer #3 · answered by La Ninha 4 · 0 0

Não vai ser fácil, se começar logo a impôr limites! Já devia ter começado, de mocinha, a ensinar-lhe a ter responsabilidade e o que é a responsabilidade. Agora vai ser dificil, mas não impossivel. Fale, não brigue, fale amigávelmente com ela. Faça-a ver as consequências de certas acções. Se lhe começar a pôr limites e regras, ela vai ficar revoltada, mas se vir em você uma pessoa amiga, uma pessoa que pode contar e a quem pode contar algumas coisas, vai ficar contente e isso vai ajudár e muito a ela se tornar numa adolescente responsável. Dê-lhe carinho e faça-a sentir-se amada, faça-a sentir que a familia é para a ajudar em todas as horas e não para a chatear e lhe colocar limites. Brigando, só a fastará mais. Vá com calma e verá como tudo se resolve. Boa Sorte!

2007-03-19 10:46:57 · answer #4 · answered by Felisbela 2 · 0 0

Impõe limite a você.. Quando achar que é sim seja saudável para uma adolescente de 13 anos, é sim. Quando achar que não seja...é não. E pronto!
Esse é o papel do adulto, na relação com adolescentes. Orientar e mostrar os limites.
Entretando, precisa se considerar, que hoje, com tanta informação disponível, um adolescente com 13 anos já possui um alto grau de definição da vida.
E essas informações também estão disponíveis para adultos e por isso se manter atualizado é indispensável para essa luta de todas gerações, que são os ímpetos da puberdade e os medos do adultos repetirem seus erros.

2007-03-19 10:32:35 · answer #5 · answered by Geninho 4 · 0 0

Como ela foi criada até agora? Se deixaram ela fazer tudo, é por isso que ela acha que pode tudo. Mas se agora viram que isso foi errado e querem mudar, não será fácil. Não se deve ceder aos choros, birras, caras feias, teimosias, etc. O ideal é impor os limites desejados, mas de maneira clara apresentá-los a ela (ex. horario para dormir, para chegar, lugares que pode freqüentar, avisar quando sair, duração detelefonemas, o que pode ou não comer, etc etc).
É muito difícil, pois tudo tem que ser ensinado às crianças, tudo na vida tem regras, e elas devem ser abertas para a criança, e o porquê delas também. Só que também não adianta só regras e mais regras sem amizade, carinho, companheirismo, e sem se preocupar com o que realmente acontece com ela. Ou seja, não adianta somente querer que ela obedeça, por obedecer, mas naõ perguntar como ela está, se interessar de verdade, fazer coisas juntos, etc.
Só que é claro que muitas vezes se não havia este diálogo desde o início, pode parecer forçado, mas é algo que se conquista com o tempo, e tem que haver insistência.
Agora, se acreditam que foram "bons pais", e impuseram limites desde sempre, mas ela é que se tornou uma pessoa assim, digamos, rebelde, tem que tentar seguir os mesmos conselhos, e também descobrir por que ela está assim. Quais suas frustrações, desejos, etc etc.
Não adianta por exemplo enviá-la para um psicólogo para que ele resolva as coisas com ela e pronto. É preciso resolver juntos, a família como um todo.
Se ela for uma boa menina, provavelmente está apenas em uma fase de testar, ou de ser do contra, etc. Mas tudo tem solução, o que não se pode é esmorecer, achar que há uma solução mágica para resolver um problema de relacionamento.
Tudo na vida é relacionamento, e é preciso investir neles. Não dá pra "consertar" uma criança se se quiser fazer isso de maneira isolada do todo!.
Mas ela é uma criança (que não quer mais ser tratada como tal), que pode ter responsabilidades e deveres, bem como direitos, mas ainda uma criança, ou seja, alguém que deve ter limites, rotina e disciplina para crescer de modo saudável.
Abs

2007-03-19 10:25:27 · answer #6 · answered by Vensa 2 · 0 0

e so lembrar que você tambem ja teve 13 anos e que ja foste adolescente!
tu como adulto/a,sabes que nesta fase os neuronios estao ainda fervendo e que quando se ela for principalmente convecida,por beleza fisica ou intelectual se achara o maximo,nao tente gritar com ela parece que ela e rebelde e podes afasta-la de ti,talvez na conversa nao funcione porque tu te enervas e acabas te estressando e nisso nao se entendem mais. ela e menina e mais facil lidar com ela,comece por aconpanhar a vida dela fora mais sem meter muito o nariz em tudo,conheça primeiro os amigos dela as melhores amigas dela converse se puder com algumas,saiba mais coisas sobre ela tenta agir de uma forma calma quando estas a conversar com ela mostra pra ela que confias nela e nao a cobres muito apenas diga lhe que gostarias que ela tambem confiasse em em ti e que mostrasse um pouco de consideraçao pra facilitar a relaçao entre voces duas.nao mostre lhe que ela esta errada agindo assim aos berros e castigos ou mais formas brutas porque podes fazer com ela se feche e enves de respeito sentira medo de ti e para ela seras a inimiga numero um te vera como alguem impossivel de se abrir mesmo que esteja sofrendo. conquiste ela primeiro mais nao lhe deixes fazer tudo que ela quer.relaxe e lembra-te que ainda e uma adolescente! ela esta na idade de : vale tudo ainda e cedo! força ai beijos.

2007-03-19 10:04:19 · answer #7 · answered by arizonalov555 3 · 0 0

Bem, já tive 13 aninhos e sempre me pego pensando no que faria com meus filhos nos dias de hoje.
Ainda não encontrei as respostas.
Pq não mudei em nada até agora.

Beijos

2007-03-19 09:40:18 · answer #8 · answered by ? 5 · 0 0

Quase todo adolescente, ao descobrir o mundo e suas primeiras "verdades" passa por esse estágio. Quando a rebeldia extrapola os limites do tolerável é preciso ser enérgico e até contundente. A mesada é um dos seus pontos fracos.

2007-03-19 09:38:31 · answer #9 · answered by Roberto 7 · 0 0

por experiencia propria.....naum da...

sempre fui baladero e gosto d aproveita a vida...meus pais nunk conseguiram m impedi....

+ c o problema eh d comportamento aih vc tem q impor respeito + sem argumenta muito e discuti ( isso soh f*** o relacionamento)...
mostra kem eh o dono da ksa literalment...+ sem perde a paciencia e o bom humor..blz/1?

obs..kra..eu vo ser um bom pai....

2007-03-19 09:37:39 · answer #10 · answered by Totti 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers