Interessante a sua pergunta.
Eu acredito que a resposta está exatamente na equação que você propôs: Ser - Fazer - Ter.
Nunca podemos perder de vista o "ser". Somos seres humanos, racionais. Sujeitos às intempéries da vida. Somos seres humanos relacionais, precisamos respeitar o meio em que vivemos, as pessoas que conoscom formam a sociedade.
Em segundo lugar,eu preciso fazer. Ação - a vida possui um sentido que vem do grego, chamado "ânima" - que pode significar movimento. Se não fizermos não somos.
Em terceiro "o ter". Eu sou capaz, através da ação posso obter - no sentido de conquistar os meus ideais, sonhos e objetivos.
Espero ter contribuído.
Jr.
2007-03-19 02:36:41
·
answer #1
·
answered by juniormetodista 2
·
1⤊
0⤋
vc faz para ser alguem,melhor,reconhecido,melhor informado etc..e fazendo ,sendo vc tera....
2007-03-19 04:59:31
·
answer #2
·
answered by deipe2004 5
·
2⤊
1⤋
Ser forte para tomar decisões
fazer com que estas decisões façam a diferença
ter coragem para mudar caso algo der errado
2007-03-25 16:53:00
·
answer #3
·
answered by CELSO F 3
·
0⤊
0⤋
Ser - temos que ser úteis para alguém
Fazer - temos que fazer o melhor que pudermos para tornar outros felizes
Ter - ter paz e sucesso para morrermos sem culpa
2007-03-23 08:03:21
·
answer #4
·
answered by elisamakai 5
·
0⤊
0⤋
Sendo,fazendo e tendo!
2007-03-22 00:47:32
·
answer #5
·
answered by Dandan 4
·
0⤊
0⤋
Eu penso o seguinte:
SER vc mesmo,é o primeiro passo pra que as coisas em sua vida possam fluir bem...
FAZER,de acordo com o que vc acha que é prioridade na sua vida,correr atrás...
e TER,vai ser a consequencia de um FAZER bem feito....
Bjs
2007-03-19 04:07:26
·
answer #6
·
answered by *Mistik* 4
·
0⤊
0⤋
" Ser ou não ser, eis a questão ", essa pensamento ainda é válido ! Ser honesto,Fazer o bem,Ter caráter em um pais onde ter essas atitudes é sinônimo de " ser idiota"!
Sei quem sou, "honesta (sempre),autruísta( algumas vezes),e principalmente tento sempre manter a integridade de caratér". É fácil manter essas posturas, com certeza não, + creio no ser humano, e até q se prove o contrário "todos são inocentes" !.
2007-03-19 03:40:03
·
answer #7
·
answered by LeydePris 2
·
0⤊
0⤋
Sempre ter por objetivo principal e maior "o Ser", em detrimento "do ter". Pode até parecer utópico, pois é exatamente o contrário que ocorre na realidade (capitalista) de nossos dias, não é mesmo?
Mas mesmo sob as rédias desse capitalismo desumano e indiferente "ao ser", ainda assim eu optaria "pelo ser", pois aprimorando-se "o ser", e sendo sempre mais, do que tendo sempre mais, você estará mais apto a "fazer" coisas e a estruturar conteúdos internos, que o capacitará a ter coisas materiais e abstratas.
Se você se faz capaz, terá mais competência para ter mais coisas e, dentre elas, poder saber com distinção escolher as que realmente quer, necessita e lhe são úteis.
Não se fazendo "ser", você nem sequer saberá porque tem que ter algo e apenas o desejará pelo simples fato do ter pelo ter.
Objetivamente, se você perguntar a uma pessoa que não sabe o que quer, se ela quer uma ferrari, por exemplo, ou um apartamento triplex na Vieira Souto em Ipanema, ela responderá de imediato e sem pestanejar, que sim!
No entanto ela estará apenas focando o objeto em si sob o ângulo de seu valor simbólico nessa sociedade capitalista que assim manipula o desejo das pessoas em ter o "objeto de desejo" mais comum e mais difícil de se atingir. Ma não terá a mínima noção do custo de manutenção de um bem desses para a pouquíssima finalidade que ele teria em sua vida prática e em sua rotina cotidiana.
Se ele então lhe disser que os queria apenas para vender e fazer outras coisas com o dinheiro, então estará confessando que não quer aquilo, mas o valor que ele representa, para daí obter outras coisas. Porém, se você lhe disser que não poderá alugá-los, trocá-los ou vendê-los e que só poderá utilizá-los para uso próprio, eu por exemplo jamais os quereria, mas tem muita gente que ainda assim iria querer.
Fazer-se ser ainda é o melhor investimento que se pode obter e que ninguém pode roubar ou tirar de você, e que nunca fica velho, nem se perde, nem perde valor de mercado. Se você faz um curso superior, por exemplo, depois um mestrado e em seguida um doutorado, você terá feito para si mesmo um Ser capaz de ser aquilo no que se fez e isso nunca mais ninguém poderá lhe tirar.
Já, quanto a "ter", você poderá ter toda a herança matrial e econômico-financeira do mundo e perdê-la de uma hora para outra. Inclusive porque quanto mais você tiver, mais terá que ser e saber, para manter tudo que tem.
Sob todos os aspectos, não vejo como priorizar o ter em detrimento do ser.
Não sou ninguém de expressão ou de importância para além de meu âmbito familiar e profissional, nem tenho um tanto que seja financeiramente expressivo. Mas o que sou, o que me fiz ser, no que me trasformei como pessoa em todas as instâncias, jamais obterei nessa vida, no seu correspondente material. Sou infinitamente maior do que o que tenho. Sou milhonário no que sou e apenas mais um pobre remediado no que tenho.
Contudo, ser o que sou, para mim mesmo, é impagável em qualquer instância do ter. E ainda assim continuo querendo ser mais ainda do que sou, do que querendo ter o que não tenho. Mas isso é só um ponto de vista pessoal, nada mais que isso.
Um abraço,
Guima Ubá
2007-03-19 03:05:55
·
answer #8
·
answered by Guima Ubá 2
·
0⤊
0⤋
Nós, infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade capitalista e, se não ganharmos dinheiro, morreremos de fome ou estaremos jogados no meio da rua.
Prioridades:
1) Fazer- você precisa fazer o que é preciso para ganhar o dinheiro para sustentar-se;
2) Ser- depois de ter cumprido a jornada anterior é hora de você procurar o seu Ser Interior. A meditação é um bom começo!;
3) Ter- Depois das duas etapas anteriores, se sobrou algum dinheiro, procure se dar conforto, a Ter. Mas não deixe se escravizar pelos bens materiais!
2007-03-19 02:31:21
·
answer #9
·
answered by Eliphas C. Castro 5
·
0⤊
0⤋
Ser bom
Fazer o bem
Ter boa vontade = a um ser humano completo .Um beijo da sua amiga Sol.
2007-03-19 02:29:26
·
answer #10
·
answered by Solange Macedo C 6
·
0⤊
0⤋