Uma crença que se espalha graças aos "marqueteiros" de todos os tempos.
2007-03-19 01:06:41
·
answer #1
·
answered by Roberto 7
·
1⤊
0⤋
Primeiro vamos a definição de Mito:
Um mito é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, o fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.
A explicação mítica é contrária à explicação filosófica. A Filosofia procura, através de discussões, reflexões e argumentos, saber e explicar a realidade com razão e lógica enquanto que o mito não explica racionalmente a realidade, procura interpretá-la a partir de lendas e de histórias sagradas, não tendo quaisquer argumentos para suportar a sua interpretação.
Assim sua origem está ligada a origem do próprio homem, mas ao fazer história e relacionar-se socialmente o mesmo tem necessidade de buscar respostas a tudo o que ocorre a sua volta, até porque o homem não tinha entendimento o que era e como ocorria, assim criou mito de tudo: da origem da vida, do homem, das coisas e assim por diante.
Não podemos confundir Mito com Lenda e as vezes o primeiro é utilizado para a definição do segundo.
2007-03-19 01:15:52
·
answer #2
·
answered by O Filosofo 4
·
1⤊
0⤋
O mito teve origem desde quando o homem conseguiu expressar-se por palavras e viver em sociedade, logo ele sendo um ser que mudava sempre de lugar foi criando seus mitos, quer envolvendo entidades ou pessoas, mas foi os gregos os mais famosos criadores do mito, ou mitologia.
abraços
@
2007-03-19 01:08:19
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
se quer se informar mais sobrte isso compre o DVD ''o poder do mito'' que é muito interessante
uma entrevista com Joseph Campbell
2007-03-19 01:06:03
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.
O mito tem como finalidade acomodar e tranqüilizar o Homem, que vive num mundo inseguro, assustador e muitas vezes hostil. Dá-lhe também confiança de que, através das ações mágicas e da adoração de certos deuses, o mundo natural irá ter equilíbrio e irá auxiliar o Homem. Ele, de certo modo, fixa modelos exemplares de todas as funções e atividades humanas.O mito é para quem acredita.
2007-03-22 07:51:19
·
answer #5
·
answered by Pietro 5
·
0⤊
0⤋