English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

opinião sobre mapeamento cerebral

2007-03-18 15:14:12 · 1 respostas · perguntado por Aldemir F 1 em Ciências Sociais Psicologia

1 respostas

Os cientistas previam que imagens produzidas por técnicas sofisticadas de exames cerebrais, ajudariam a solucionar os mistérios das doenças mentais, revelando claramente as anormalidades do cérebro, permitindo que os médicos fizessem diagnósticos melhores e que tratassem de uma grande variedade de desordens emocionais.

Os pesquisadores de imagens anunciam descoberta, como o possível mapeamento para compreender a depressão, a desordem de déficit de atenção, a ansiedade. Mas, por uma infinidade de motivos e afirmações, as imagens não obtem a credibilidade dos especialistas em neurologia e psiquiatria

Depois de quase 30 anos, os pesquisadores ainda não desenvolveram qualquer ferramenta padronizada para diagnosticar, mapear ou tratar as desordens psiquiátricas baseados nos estudos das imagens.

Várias linhas promissoras de pesquisa estão em andamento. Mas, a tecnologia de imagens não está à altura das esperanças investidas nela nos anos 90 – rotulados de “A década do cérebro” pela Associação Psiquiátrica Americana – quando muitos cientistas acreditavam que a ressonância cerebral iria acender uma luz, no que costumavam ser uma caixa preta fechada.

Existem mais de 500 estudos de imagem sendo publicados por ano, alguns especialistas dizem que a tecnologia está sendo excessivamente promovida como uma ferramenta psiquiátrica. Outros pesquisadores permanecem otimistas, mas, eles se perguntam o que os dados acrescentam, e se é hora para o campo repensar sua abordagem e expectativas.

Os psiquiatras ainda consideram tecnologias de imagem como o MRI, ressonância magnética, e o PET, topografia da emissão de pósitrons, ferramentas importantes de pesquisa, sendo as tecnologias de rastreamento útil por ser um modo de detectar problemas físicos como traumatismo craniano, epilepsia ou tumores. Mas há um senso crescente de que a pesquisa de exame cerebral ainda está a anos luz de dar à psiquiatria qualquer coisa como testes claros de doenças mentais como se esperava e até se publica.

Beijos.

2007-03-18 16:50:08 · answer #1 · answered by Lenda. 7 · 2 0

fedest.com, questions and answers