English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Como posso ajudá-lo e repassar para escola como deve ser a abordagem para evitar estas briguinhas, pelo motivo de disputas de brinquedos.

2007-03-18 15:02:49 · 17 respostas · perguntado por Santos 2 em Educação e Referência Pré-Escola

17 respostas

É... ninguém gosta de ser mordido.
Qual é a reação de seu filho? O que ele diz prá vc? O que diz as professoras? Em que momento acontece isto?
Morder e ser mordido nas Escolas de Educação Infantil é normal. O que não é normal é acontecer com muita frequência. Também é importante frizar como os professores estão trabalhando esta questão com aquele que morde e aquele que é mordido.

Este é um momento de aprendizado para as duas crianças, porém as professoras tem que ficar atentas para esta questão. Se sabem que uma criança costuma morder, deve ficar observando esta criança. Por que ela morde? Ela sabe expressar o que quer? Ou se expressa mordendo?

É importante lembrar que alguns pais por achar seus filhos lindos, maravilhosos, fofinhos, costumam morder a bochecha, bracinhos, etc... O que este pai esta ensinando prá criança? Gosto de você... logo... mordo! Quando esta criança gosta de outra, o que ela vai fazer?

Então pai ou mãe, devemos sempre analisar cada caso... Certo?

Jamais outra fase da vida ensinara para as pessoas tanto quanto do 0 aos 6 anos de idade.

Quanto a disputa do brinquedo, também é normal. Porém deve estar sempre por perto o adulto mediador, de preferência que tenha curso de magistério educação infantil ou superior em pedagogia ed. inf.

A brincadeira e o brinquedo é o modo de representar e enfrentar o mundo que esta recém conhecendo. Este mundo moderno esta cheio de tecnologia. A criança ao nascer é colocado de pronto nela. Como aprender tudo de uma vez? Através da brincadeira fica mais fácil para a criança.

A disputa é normal, porém a professora deve mediar, ou seja fazer com que as crianças possam entender-se. Com o mínimo de interferência. Caso seja necessário deve atuar com mais regidez outras não.

Explico melhor: Quando duas cças estão disputando um brinquedo, chega a professora e diz: Quem pegou primeiro? Foi você! Então brinca vc depois que vc não quizer mais passa prá ele... tá bom?
Neste caso a professora não deixou as crianças exercitar seu pensamento. Foi uma juiza e decidiu pra eles. Poderia ela dizer: Pode dizer o que esta acontecendo? (diz para os dois) e dependendo da resposta vai puxando pelo pensamento dos dois... e assim vai. Mesmo com idade de 2 anos - conseguem surpreender com suas respostas...

Não há como evitar brigas... é interessante enfrentar os conflitos... e da melhor forma.

Na vida adulta temos como fugir dos conflitos? É claro que não... então por que não aprender a conviver e enfrentar com normalidade o pensar diferente?

Um abração e boa sorte....

2007-03-19 14:47:14 · answer #1 · answered by Apren diz 3 · 0 0

Não se sinta só!
Tenho um casal de filhos e isto acontecia com meu filho e agora acontece com minha filha, que também tem 2 anos..
Pelo jeito acontece em qualquer lugar do mundo não é?
Creio que ,sendo ocasionais estas mordidas, beliscões, empurrões etc, devem fazer parte da socialização ...Nesta idade, o egocentrismo é natural nas crianças..De qualquer forma nossos filhos terão mesmo que aprender a se defender ...e quanto antes isto acontecer melhor.
Abraços.
Obs: é claro que tudo tem um limite e tem muitas escolinhas que precisam sim serem questionadas acerca de seus profissionais e ou seu funcionamento em geral. É bom sempre ficar de olhos abertos quando se trata de crianças.

2007-03-18 22:27:33 · answer #2 · answered by sylvia g 4 · 1 0

Isto aconteceu comigo e a atitude que tomei pode não ter sido a correta mas funcionou!!!
Fui na escola da minha filha e procurei a garotinha que a mordia e disse a ela que se ela fizesse isso novamente EU a morderia!!! Semanas depois em uma festa ela me procurou e disse que nunca mais tinha mordido minha filha,
dei-lhe um beijinho e disse muito bem!
Resolvido o problema!!!

2007-03-21 12:51:35 · answer #3 · answered by Deisinha 2 · 0 0

santos derepente o seu filinho é muito sosino e se estresa na escola au ver muitos alunos a sua volta ai emtão vem as briqiunhas que são normal mais ou ponto dele levar mordida não comcordo pois você deve ir a fundo com a munitora pois a um ditado que a educação vem de casa mais guando esta em uma escola uma crianças ainda bebe a reponsavel é a prof ou a munitora como queira mais a reponsabelidade cabe a ela ok boa sorte

2007-03-20 16:23:45 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Trabalho com crianças dessa faixa etária, e realmente é mio difícil. é bom sentar com ele e explicar que ele deve compartilhar com os coleguinhas, fazer uma troca de brinquedos e depois cada um pega o seu. Quanta as mordidas, uso de uma psicologia minha, que inventei pra acabar com isso, e funciona.
Se um coleguinha machucar outro, digo a ele que não faça mais isso, pois não gostaria que fizessem com ele, em seguida, ameaço dizendo que se ele fizer, a pessoa que sofreu a agressão fará o mesmo com ele. Com medo, eles não fazem mais, pois acham que eu (a tia) irei fazer isso!! rsrsrs. É meio louco mais funciona!!! Boa sorte!!

2007-03-20 14:26:32 · answer #5 · answered by "Cynha - A Conselheira" 3 · 0 0

bom, é muito normal que isto aconteça nesta idade, pois eles tanto mordem como são mordidos. Os pais devem ter paciência pois com o tempo isto passará e seu filho começara a se socializar e repartir os brinquedos...pois com certeza, se ele está sendo mordido é que ele está avançando nas coisas dos outros e eles revidam com mordidas e tapas...a professora deverá estar atenta para que estes momentos não se tornem corriqueiros. Fique atento e procure sempre conversar com a professora e saber os motivos do acontecido, converse com seu filho e fale o que pode e não pode fazer em sala de aula...a parceria escola-familia é muito salutar neste momento.
Um abraço.

2007-03-20 10:41:55 · answer #6 · answered by fmma 4 · 0 0

Uma boa e amigável conversa com a professora regente da sala dele é uma idéia, tenho uma filha de dois anos e já aconteceu parecido, você vai saber o que acontece, como ele age, etc...

2007-03-20 10:28:00 · answer #7 · answered by NADIA M 2 · 0 0

Vá até onde seu filho estuda e pessa para assistir a uma aula dele para ver o que esta acontecendo ou se não pergunte a professora o que está acontecendo durante as aulas.

2007-03-19 22:47:43 · answer #8 · answered by vivianematodasilva 1 · 0 0

Você deve conversar com a professora e até com a diretora, pq se aparece com uma mordida de vez em quando é uma coisa, agora se isto ocorre com grande frequencia, vc deve prezar pelo bem estar da criança.

2007-03-19 17:26:36 · answer #9 · answered by Kika 5 · 0 0

Converse com ele, fala para ele não aceitar brigar, peça para ele se afastar dessa criança, depois quando a briga passar peça para ele perguntar para o amiguinho porque ele bateu nele, para falar que eles são amiguinhos, que gosta de brincar com ele, e Você que é a mãe comunique a professora e a mãe da criança.Assim a probabilidade de novas brigas reduz.

2007-03-19 11:33:43 · answer #10 · answered by Audrey Tatiane 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers