English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quantos livros vc le por ano.. mes.. semana...?
Vc acredita que isso ajuda a desenvolver a sua inteligencia?

2007-03-18 13:44:27 · 17 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

17 respostas

300 gibis mais ou menos e 50 livros
A Importância da Leitura na Construção do Conhecimento

Antigamente se acreditava que o conhecimento era transmitido, que passava de uma pessoa para outra. É claro que, por mais que se esforçasse, talvez nosso professor de Português não tivesse conseguido nos transmitir as regras da colocação pronominal. (Sabe aquele papo de próclise, mesóclise e ênclise? Não? Fique calmo, quase ninguém se lembra...) O caso é que fizemos a prova e tiramos a nota, mas hoje precisamos escrever uma carta comercial ou um artigo para a revista, mandar um e-mail, procuramos dentro de nós e... onde foi parar? Com certeza, não é um conhecimento disponível no presente. Não aprendemos de fato, pois uma das características da aprendizagem é ser aplicável: não apenas saber, mas poder usar o que se sabe.
Agora, aquela música dos Incríveis... aquela você nunca mais esqueceu! Às vezes se pega cantarolando era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones. Gostando ou não gostando, ela ficou.
Por que a música permaneceu e a mesóclise foi pro espaço?
- Porque a música era fácil. – Alguém diz.
Acontece que outras coisas eram muito mais fáceis e você esqueceu, como o telefone da sua cunhada, enquanto reteve inúmeros dados difíceis, como um vocabulário de centenas de palavras e expressões em Inglês.
Mesmo sem entrar presentemente na relação entre memória e aspectos emocionais/sentimentais, ainda assim podemos entender o que acontece, com a ajuda de modernas teorias da aprendizagem. Elas consideram o conhecimento como sendo uma construção íntima de cada ser, uma elaboração da mente, construindo, desmontando e reconstruindo estruturas de pensamentos, sempre a partir do que percebeu e experimentou.
Há, certamente, os fatores externos, as possíveis estimulações, que são recursos que podem despertar o interesse do aluno para um determinado tema, numa atitude de curiosidade e atenção. Mas a realidade é que ninguém controla o modo como o outro aprende, ou quando chegará a aprender o que pretende ensinar. A prova disso é que aprendemos muito com nossos pais (e não apenas do que esperavam que aprendêssemos!), mas há certas áreas em que eles nunca conseguiram modificar nosso jeito de pensar.
E assim também acontece com as nossas crianças. Dizer que cada criança é um mundo parece clichê, mas é a mais pura verdade. Tudo o que ela já viveu, nesta encarnação e nas anteriores; tudo o que já fez, descobriu, percebeu, intuiu e pensou; os filmes que assistiu, as conversas que ouviu, as histórias que leu; tudo participa do seu modo de ver o mundo e de aprender. Que conceitos adquiridos entram na formação de suas conclusões sobre as coisas? Nunca saberemos totalmente. Mas o que se sabe é que as informações e os exemplos a que se expõe sempre podem influenciá-la mais ou menos intensamente - o que é nossa porta de entrada, como educadores, neste seu mundo tão particular. O que se pode fazer é criar um meio propício, é oferecer, à inteligência, a argamassa, o material de construção em quantidade e qualidade suficientes para que a criança construa suas estruturas de pensamento da melhor maneira, com o melhor tipo de informação e os melhores exemplos possíveis.
E aqui chegamos à importância dos livros e da leitura neste processo.
Ler é saber. O primeiro resultado da leitura é o aumento de conhecimento geral ou específico.
Ler é trocar. Ler não é só receber. Ler é comparar as experiências próprias com as narradas pelo escritor, comparar o próprio ponto de vista com o dele, recriando idéias e revendo conceitos.
Ler é dialogar. Quando lemos, estabelecemos um diálogo com a obra, compreendendo intenções do autor. Somos levados a fazer perguntas e procurar respostas.
Ler é exercitar o discernimento. Quando lemos, colocamo-nos de modo favorável ou não aos pontos de vista, pesamos argumentos e argumentamos dentro de nós mesmos, refletimos sobre opções dos personagens ou sobre as idéias defendidas pelo autor.
Ler é ampliar a percepção. Ler é ser motivado à observação de aspectos da vida que antes nos passavam despercebidos.
Ler bons livros é capacitar-se para ler a vida

2007-03-18 13:48:17 · answer #1 · answered by NÃOPOSSUONOME 3 · 1 0

eu amo ler e leio muito,mais ou menos 2 livros por mês,com certeza a pessoa que lê é mais inteligente,aprende mais,fala melhor,a cada dia ela pode usar novas palavras e enriquecer seu vocabulário,além de ser saudável,pois quem lê está sempre estimulando o cérebro,e também é um ótimo passatempo.

2007-03-18 13:52:27 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Fernando, Ultimamente ando atolado de trabalho e estudo, mas mesmo assim procuro ler. Sempre li muito, adoro ler de tudo, era sócio do Circulo do Livro e comprava toneladas de livros. Ainda compro livros, mas menos que antes. Pego também na biblioteca os que interessam. Gosto de filosofia, sociologia, novas tecnologias, tudo voltado para minha área de especialidade. É preciso ler, muito e sempre. BOAS FESTAS !!!!!

2016-12-18 17:17:44 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Minha média anual é de 84 livros.

2007-03-18 16:25:40 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Uma média de 12 livros muito bem selecionados. Quando nâo encontro um bom livro para ler fico triste, e releio os clássicos da literatura universal, assim nâo perco meu precioso tempo, e nâo deixo de fazer o que mais amo.
Se eu acredito que ler desenvolva a minha inteligência ? Sim, e muito.
Ler é o mesmo que estudar, quem mais lê mais estuda, e quem mais estuda mais sabe.
Mas, o mais interessante além de você automaticamente ficar mais inteligente, é a magia e o encantamento que um bom livro produz no leitor.
Pegue um Don Quijote, e saia voando por aí, nas asas da imaginação daquele gênio, e além de voar, encantar-se, maravilhar-se, você aprenderá mil coisas, que jamais imaginou aprender.Principalmente sobre o amor e sobre a liberdade.
Ler é a maior viagem (sem drogas), que já experimentei. Estou viciado.
Seja inteligente : Leia.

2007-03-18 14:56:19 · answer #5 · answered by Fidalgo 4 · 0 0

Eu leio muito , no mínimo 3 por mês , qdo dá tempo , as vezes o livro é muito grosso ,aí leva maIS TEMPO.

2007-03-18 14:27:28 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

O

2007-03-18 14:00:34 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Por ano eu não sei, mas colega, eu leio mto. Amo ler. Romances estrangeiros principalmente, mas aprendi a gostar de literatura brasileira, mesmo com todas aquelas palavras desconhecidas.

Eu não tenho dúvidas de que desenvolve a inteligência, principalmente o português. Eu não escreveria tão certo somente com o ensino da escola.

2007-03-18 13:51:47 · answer #8 · answered by Nenê05 3 · 0 0

eu leio demais, sou professora, e além de ler por prazer, leio mto pra estudar.... depende do q vc chama de "inteligência", a leitura traz conhecimento, ás vezes lemos um livro e naquele momento ele não nos "diz" nada, isso depende do co-texto tb, em outra ocasião esse livro pode ser mto interessante pra vc....

2007-03-18 13:50:59 · answer #9 · answered by pandora 2 · 0 0

Acredito que não é necessário ler livros inteiros e sim sobre o assunto que pesquisas...

Se "focar" na área de interesse é essencial!

2007-03-18 13:50:40 · answer #10 · answered by Lui 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers