English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Concordam com esta frase?

Lembro q fazia parte de uma teoria criada no livro q esqueci o nome agora hehe

Kisses

2007-03-18 13:11:49 · 4 respostas · perguntado por Math Girl 7 em Educação e Referência Citações

4 respostas

Humanitismo é nome da filosofia criada por Quincas Borba, um dos mais célebres personagens criados por Machado de Assis, e que aparece nos romances Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba.

A seguir o trecho do livro Quincas Borba em que o mesmo explica sua filosofia a Rubião:

"Não há morte. O encontro de duas expansões, ou a expansão de duas formas, pode determinar a supressão de uma delas; mas, rigorosamente, não há morte, há vida, porque a supressão de uma é princípio universal e comum. Daí o caráter conservador e benéfico da guerra. Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos que assim adquire forças para transpor a montanha e e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais feitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas."Porém o supra-sumo desta teoria criada por Machado de Assis, para o personagem, se encontra no livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas", que é a explicação e fundamentação da mesma.

Atualmente o Humanitismo é uma filosofia que tem como princípio fundamental a liberdade absoluta da condição humana. Isto significa que todo ser humano deve ser livre para, independentemente de influências externas, ter suas próprias idéias acerca de tudo e exercer as potencialidades inerentes que individualmente tem. Mas também depende do reconhecimento da condição humana dos outros e, consequentemente, no reconhecimento aos outros dos mesmos direitos que cada um se outorga.

Trata-se, portanto, do reconhecimento da individualidade existente nos membros que compoem a comunidade.

2007-03-18 13:19:13 · answer #1 · answered by inka 7 · 1 0

Ao vencedor o direito de viver

2007-03-18 14:07:45 · answer #2 · answered by let lee 1 · 0 0

a teoria se chama humanitismo. o siginificado dessa frase é o seguinte: o autor explicou que duas tribos estavam passando fome e sabia que do outro lado da montanha havia uma plantação de batatas que se eles se alimentassem provavelmente teriam forças para seguir uma longa caminhada e alcançar um lugar com agua e alimentos, em fim um lugar melhor para habitar. então se as duas tribos resolvessem dividir as batatas não seria o suficiente para adquirirem forças, pois não havia o suficiente para as duas , logo resolveram guerrear por que assim a tribo vencedora ganharia as batatas, se alimentariam e seguiriam caminho por que se dividissem as duas tribos continuariam fracas sem alimento o suficiente e morreriam as duas. AO VENCEDOR AS BATATAS!
eu li em um jornal que em 2050 teremos uma guerra mundial pela agua doçe e por que não dividir? por que a agua não daria para todos e se dividissem ficariam com sede por ser pouca então guerreando um pais sai vencedor com sua população a salva. AO VENCEDOR AS BATATAS! espero que vc tenha entendido bjs!

2007-03-18 13:28:33 · answer #3 · answered by Bia 4 · 0 1

Rubião morre pobre e solene. Já doente na sua cidade natal, morre e deixa uma última frase. Em um momento de lucidez de sua morte, diz: "AO VENCEDOR , AS BATATAS". Muito resumidamente isto quer dizer, a quem venceu a guerra, que desfrute das batatas. Nos campos de batalha após a guerra se a tivesse a ganho, teria o luxo de desfrutar de deliciosas batatas.HUMOR - IRONIA: O HUMANITISMO. O humor, como fenômeno literário, começou entre nós, a bem dizer, com as Memórias Póstumas de Brás Cubas.Como ressalta o crítico Massaud Moisés, "O livro todo é uma grande sátira da vida, de seus ingredientes e de suas "verdades" (...) A ironia atinge a todos e só se salvam (caso o consigam), os loucos, os mansos e os animais irracionais". O homem é menos valorizado, no Humanitismo, não significa nada; é falso, instável e fraco. Podemos notar isto nos personagens machadianos. Tudo é igual. Na luta pela sobrevivência quem vence é o mais forte. “Ao vencedor as batatas.”

2007-03-18 13:24:42 · answer #4 · answered by elidarolim 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers