English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Uma coreana que foi sequestrada por soldados japoneses durante a Segunda Guerra Mundial exigiu nesta sexta-feira(02/03/2007) que o governo japonês peça desculpas, em uma disputa internacional sobre o destino das chamadas "mulheres para alívio". Lee Yong-soo, que foi sequestrada por soldados japoneses quando tinha 16 anos, testemunhou em Washington no mês passado em apoio a uma resolução da Câmara dos Deputados que pede que o Japão se desculpe às "mulheres de alívio" --um eufemismo para escravas sexuais durante os tempos de guerra. "Por que o Japão tinha que levar garotas, algumas com 14 ou 15 anos, para prestar esses serviços terríveis?", disse Lee de 78 anos em uma coletiva, derramando lágrimas enquanto relembrava sua provação.A resolução proposta despertou uma guerra de palavras nesta semana, quando a Coréia do Sul criticou o Japão pela forma como lidou com seu passado de guerra e alguns políticos japoneses negaram que o exército japonês tenha forçado mulheres à prostituição. É mole?

2007-03-18 06:51:31 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Outras - Governo e Política

O Japão desculpou-se publicamente com cerca de 200 mil ex-escravas sexuais, mas Lee exige uma carta de desculpas pessoal e uma indenização do governo japonês.
Eu concordo e vocês o que acham? imaginem se a moda pega quantos processos como este teremos no mundo todo. Mas agora o que adinta quando o pior ja havia sido praticado. Imaginem!.

2007-03-18 07:13:49 · update #1

5 respostas

Estes são um dos fatos que eu trato com maior sensibilidade, por ter tido um pai japonês (imigrou-se em 1933 no Brasil e hoje estaria com 90 anos) que nunca omitiu essa face - justamente por ter sido sempre crítico e de tendência consideravelmente à esquerda com relação à política do país de sua origem. Outra razão é que tive amigos sul-coreanos, sobretudo jornalistas-correspondentes com os quais discutia sobre o delicado assunto. De fato, os livros escolares do Japão omitem estes fatos, bem como tantos outros crimes cometidos pelos japoneses contra o povo chinês, durante a ocupação de Manchúria.

Essa é uma dívida moral que não há ressarcimento japonês que pague as dores das coreanas, e que se arrastam por mais de 60 anos. Devo te lembrar que a colonização japonesa do território coreano iniciou-se em 1910, - período áureo do seu imperialismo, - após a vitória do Japão contra a Rússia e China. Neste período, o Japão impôs o japonês como língua oficial daquele país e tentou suprimir a cultura local em todos os aspectos – político, social e cultural. Sua atrocidade com o povo coreano – não só a mulheres – culminou, porém, com a chegada da 2ª. Guerra, cujos fatos vc já cita nesta pergunta. Além dos estupros, cerca de 200 mil coreanos se sucumbiram às ordens japonesas e dezenas de milhares foram levados ao Japão para trabalhos forçados, onde estes viviam em bairros-guetos. Ainda hoje, descendentes destes coreanos, nascidos no Japão, nao são considerados - a todos os efeitos, - cidadãos japoneses, mesmo desconhecendo a língua dos seus ascendentes. O ressentimento do povo coreano é lembrado diariamente na Coréia (e talvez as Coréias) através das escolas e instituições públicas, mas ao que parece, o Japão prefere continuar surdo nas ocasiões de manifestações destas vítimas.

2007-03-19 03:12:28 · answer #1 · answered by Fluoxx 3 · 4 0

isso realmente ocorreu,vi certa vez que na 2 gm era hábito na ásia amarrarem mulheres,os soldados formavam uma fila,eram pelotões inteiros,e cada um com uma camisinha na mão ia fazer oque não preciso dizer.como pode,fazerem esse tipo de coisa,como o ser humano pode ser tão sádico?
depois dizem em aquecimento global,degradação do meio ambiente......
francamente,o homem não se preocupa nem com a própria espécie,o que dirá com o mundo.

2007-03-19 08:18:23 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

eu concordo e digo mais: o japão deveria dar uma bela indenização para ela tratar da sua saúde até a morte.

Se com 78 anos ela ainda chora o sofrimento que passou( que dá até nojo imaginar) é porque tem problemas psicológicos profundos, além do que com a idade, as doenças vão aparecendo...


E que rolem os processos no mundo todo para os governos terem vergonha dessa baixaria não apenas contra as mulheres, mas contra todos que são forçados a fazer esse tipo de trabalho, seja na guerra ou fora dela.

2007-03-25 10:59:24 · answer #3 · answered by anzmcz 2 · 0 0

idem acima!
[]'s a todos.,.
Luan!

2007-03-22 11:09:45 · answer #4 · answered by Luan! 3 · 0 0

Sem comentários...

2007-03-18 13:59:30 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers