English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Qual se destaca entre a força e habilidade?

2007-03-18 04:54:05 · 7 respostas · perguntado por Helen 1 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

7 respostas

Poder: ter força; possuir força física ou moral.
Autoridade: poder de mandar;

2007-03-18 05:07:37 · answer #1 · answered by LaRýH 2 · 0 0

.

Vou tentar explicar através de um exemplo.

Gandhi era um líder, mas não tinha poder... era pobre... sem poder político e financeiro...
Gandhi provou que muitas vezes a Autoridade é maior que o Poder.
Poder é estar numa posição que pode levar os outros a fazerem sua própria vontade, apesar de encontrar resistência.

Autoridade é a habilidade que leva as pessoas a fazerem de boa vontade sua própria vontade apenas por sua influência pessoal.

2007-03-21 21:08:21 · answer #2 · answered by aprendiz 4 · 0 0

liderar não tem a ver com autoritarismo, muito pelo contrario. O bom lider é democrático mas em caso de não haver consonância de opiniões o líder tem que tomar decisões visando o bem da maioria.

2007-03-18 15:26:59 · answer #3 · answered by Maria 4 · 0 0

Poder: Ter força; possuir força física ou moral.
Autoridade: Poder de mandar;

Habilidade: Conseguir fazer as pessoas obedecerem sem usar a força ou o poder. Qualidade do líder.

2007-03-18 15:09:17 · answer #4 · answered by adeilda2407 4 · 0 0

A autoridade é instituída por lei, e o poder nem sempe o é.
Um abraço.

2007-03-18 12:14:23 · answer #5 · answered by NP 6 · 0 0

Poder em excesso para mim é hegemonia e autoridade em excesso é despotismo(abuso da autoridade e poder), a diferença vc tem que analisar no contexto histórico-social. Quando uma pessoa abusa do poder e usa a força física isso é caracterizado como despótico (caso de alguns ditadores, que perseguiam seus inimigos).
Espero ter te ajudado!!!

2007-03-18 12:13:40 · answer #6 · answered by NONAME 5 · 0 0

"Autoridade ou poder ?

Poder e autoridade são duas palavras que aparentemente são sinônimas, mas que são muito diferentes nos seus significados, nas suas devidas práticas e conseqüências.

Há muitas pessoas que têm poder e não têm autoridade. Há outras que têm autoridade mesmo sem poder e há ainda as que têm poder e o exercem pela autoridade. Farei uma breve reflexão sobre este tema. Na verdade o poder emana da lei e a autoridade nasce da competência, da retidão da vida, do exemplo. Enquanto o poder leva à obediência pela pressão, pela imposição e, às vezes até pelo medo, a autoridade leva à obediência pela convicção, pela persuasão, pelo testemunho de vida. O poder é, pois, usado para dominar, enquanto a autoridade é usada para servir.

Jesus sempre falou em autoridade e nunca em poder. “Foi me dada toda a autoridade no céu e na terra” Mt. 28,19. Ele tinha todo o poder, mas nunca o exerceu, no entanto era mestre da autoridade, porque convencia, porque levava as pessoas a aderirem o seu projeto, a seguir seu caminho sem obrigar, sem impor.

É característica do verdadeiro líder ter autoridade mesmo sem ter poder. Na verdade, a autoridade supõe uma vida sempre limpa, coerente e comprometida. Logo a autoridade é uma decorrência de um modo de vida, de um carisma. Tereza de Calcutá, João Paulo II e assim poderia citar muitas outras pessoas que foram exemplos de vida para nós e que marcaram, não pelo poder que tinham, mas pela autoridade que carregavam dentro de si, com o exemplo de vida, de serviço, de doação e coerência de suas ações.

Também na família é possível distinguirmos a diferença entre poder e autoridade. Há pais que têm o poder, mas não têm autoridade com seus filhos, por não levarem uma vida coerente com aquilo que ensinam, por não darem testemunho efetivo do que dizem. Há outros que não usam o poder porque têm autoridade, fruto da coerência de sua prática com seu discurso e isso basta para convencer e orientá-los.

Assim também há profissionais em todas as classes e em todos os campos; como na política, na religião ou na economia que possuem cargos e fazem uso deles pelo poder e não conquistam o respeito tão desejado pelo ser humano e, há outros que os exercem muito mais pela autoridade, pela competência e são amados e respeitados.

O que observamos é que hoje não há uma harmonia entre poder e autoridade, o que seria importante para que houvesse equilíbrio nas relações sociais e familiares, pois, em geral, quando alguém exerce um cargo e não tem autoridade, vai valer-se muito mais do poder o que, com certeza, trará sérios problemas nas suas relações.

Como podemos ver, há diferenças significativas entre poder e autoridade e a escolha de um destes caminhos vai fazer uma grande diferença no trajeto de nossas vidas. Creio que, se cada um de nós dirigirmos nossa vida com competência e coerência, poderemos colaborar para que a autoridade se sobreponha aos desmandos do poder e, assim, estaremos contribuindo para uma sociedade mais harmônica, mais feliz."

2007-03-18 12:04:32 · answer #7 · answered by ..... 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers