Igreja Ortodoxa realmente permite o divórcio e/ou se a Igreja casa divorciados?
Primeiramente, para se casar numa Igreja Ortodoxa é preciso que os noivos sejam Ortodoxos. A Igreja Ortodoxa não realiza casamento de ateus, não batizados ou membros de seitas. No caso de parentesco entre os noivos, a proibição se estende até o quarto grau.
Uma coisa importante a acrescentar é que a Igreja Ortodoxa não permite o matrimônio aos que fizeram votos monásticos ou que receberam a ordenação sacerdotal.
Mas os padres não são casados?
Sim, mas para ser um padre e constituir uma família é preciso, primeiramente, casar com uma ortodoxa antes de ser ordenado. E se um dia o padre casado ficar viúvo, não poderá se casar novamente. Ao padre casado também é proibido o segundo matrimônio.
Quanto ao segundo casamento, a Igreja Ortodoxa realmente acolhe um segundo matrimônio. Mas, não é tão fácil como se pode pensar, pois existe uma série de questionamentos como, por exemplo:
Quais os motivos/erros cometidos?
Podemos citar, por exemplo, como motivos especiais para a anulação de um casamento o adultério comprovado; a infertilidade; o casamento coagido; a rejeição de ter filhos...
Vale lembrar que a Igreja Ortodoxa, antes de conceder a anulação de um casamento, sempre procura um caminho para uma reconciliação. Além disso, somente o bispo da diocese onde foi celebrado o sacramento, é que pode autorizar a anulação do mesmo.
O ritual do segundo matrimônio é idêntico ao primeiro, acrescentando, porém, duas orações de arrependimento.
Os ortodoxos são membros de um ramo do Cristianismo que se separou da Igreja Católica, em 1054 e não sofreu influência ocidental. Ortodoxo significa"conforme a doutrina definida", um ato lento e demorado, envolvendo um rito bizantino, uma linda cerimônia celebrada na língua escolhida, em português, grego, árabe, russo, romeno, etc. O casamento dos padres é aceito; apenas os bispos mantêm o celibato. A Igreja Ortodoxa não se opõe ao casamento de pessoas de outras religiões, ou de divorciados.
2007-03-18 04:05:05
·
answer #1
·
answered by rjmorena21 1
·
0⤊
1⤋
Querida,
se vcs se tornarem ortodoxos , sim.
Detalhe : Nao ha qualquer ligacao entre a Igreja Ortodoxa e a Igreja Catolica Brasileira.
Abraços,
Marcelo Paiva.
2007-03-19 12:37:39
·
answer #2
·
answered by Marcelo Paiva 2
·
0⤊
0⤋
Pode se casar tanto na Católica Brasileira, qto na Ortodoxa, que detém o títiulo de realizar uma das cerimônias de casamento mais lindas do mundo. Vai fundo, amiga e parabéns ao novo casal!
2007-03-18 11:10:52
·
answer #3
·
answered by carmosay 4
·
0⤊
0⤋
Você precisa aprender mais sobre o sentido de uma união, e não casar em qualquer igreja, que você não congrega.
Seja Feliz
2007-03-18 11:09:24
·
answer #4
·
answered by Faraó 5
·
0⤊
0⤋
V. pode casar onde quiser, só que não tem efeito legal nenhum...
2007-03-18 11:02:05
·
answer #5
·
answered by tubalcain1733 7
·
0⤊
1⤋
Pode (meu irmão casou lá na mesma situação). E também, se não me engano, na Igreja Católica Brasileira.
2007-03-18 11:00:30
·
answer #6
·
answered by Hector Paez 3
·
0⤊
1⤋