Caro Colega,
Não creio que o islamismo tenha criado uma civilização. Na verdade, não há um país específico, mas sim uma nação sem um ponto geográfico localizado. O que une esta nação é a religião.
Quanto a história do islamismo, seu fundador e maior profeta é Maomé. Um comerciante razoavelmente bem de vida, que tem uma visão do anjo Gabriel e abandona tudo para se tornar o lider religioso de seu povo. O islamismo reconhece outros profetas que vieram antes de Maomé tais como Jesus, Abraão, Moisés, Davi, etc. Mas Maomé é marcante por criar uma união entre os povos do oriente médio, permitindo mais tarde a criação de Impérios tais como o dos Turcos-otomanos que expande seu domínio até a Europa.
Embora seja vista de forma preconceituosa no ocidente, a religião islâmica é um marco no oriente médio. O que precedeu o islamismo foi uma terra sem lei, violenta, formada em sua maioria por povos nômades e sem laço cultural. O Islamismo nasce como uma forma de integração entre esses povos - uma única lei.
Através da harmonia possibilitada por essa nova ordem, a civilização no oriente médio começa a florescer durante a idade média, dando origem a grandes pensadores, filosófos, matemáticos, poetas, etc, além de um fluxo comercial bastante rico e diversificado. Durante esse período surge a alquimia, precursora da química moderna, assim como a álgebra.
Entretanto, essa revolução e as maravilhas dessa cultura sofrem um drástica interrupção devido a cruzadas e invasões provenientes da Europa. A destruição acarretada por essa época de conflitos se estende até os dias atuais. A perda cultural para humanidade é irreparável. Muitos avanços desenvolvidos nesta época são perdidos e redescobertos apenas séculos mais tarde. O Alcorão, livro sagrado do islamismo, passa a ser interpretado por muitos dos seus seguidores de forma literal, dando origem a correntes fundamentalistas. Muitas dessas correntes acreditam que a expansão do islamismo deva ocorrer através de uma guerra, onde o mundo islâmico estaria unido contra o resto da humanidade.
Nos dias atuais, as constantes agressões e exploração econômica de países do ocidente ao oriente médio geram uma massa de manobra inculta e desesperada. O fundamentalismo torna-se mais forte e a convicção destas pessoas, mais sólida a cada dia.
O resultado final é desastroso.
2007-03-18 03:23:36
·
answer #1
·
answered by lucio_patrocinio 4
·
0⤊
0⤋
Procure aí na Wikipedia ou outros sítios. O Islã é históricamente recente, pois Maomé nasceu ali pelo ano 600, por aí. Os árabes são um povo de história recente. Maomé baseia-se em Jesus Cristo e Abraão. Fez sua versão do monoteísmo e ela se espalhou pelo mundo. A Civilização Islâmica teve seu auge na Era Medieval, se espalhou pelo mundo, mas depois estagnou. Era herdeira das civilizações persa e grega. Hoje, o povo muçulmano é pobre atrasadìssimo. A meu ver, uma civilização sem dinamismo e incapaz de entender o mundo após o Renascimento e o Iluminismo. Procure mais por aí.
2007-03-18 03:11:01
·
answer #2
·
answered by pedro de souza 3
·
0⤊
1⤋