Va (v)p,
Essa frase faz parte da letra da Música de Zeca Pagodinho -DEIXE A VIDA ME LEVAR.
Em termos de análise filosófica "o deixa a vida me levar" à primeira vista, poderia pressupor alguém sem qualquer base filosófica ou que a qualquer pretexto se deixa levar por qualquer coisa como os degetos de um rio.
Existe um livro que também contém um título semelhante: "Não apresse o Rio Ele Corre Sozinho", de Barry Stevens.
Porém a analogia do Livro citado acima é provocar as pessoas impulsivas pelo stress do dia-a-dia ao retorno à contemplação e ao parar para pensar. É um outro público que o livro aqui se direciona. É uma outra realidade.
Neses caso, "o deixar a vida me levar pode pressupor também aquele ser humano que fica sentado ou no meio de uma torcida de futebol ou no meio de uma aglomeração deixando-se levar não se sabe para onde como alguém sem qualquer ideologia. Isso não é forma de se analisar uma poesia!
Infelizmente a primeira impressão que fica na música "Deixa a vida me levar, dirigida para o povo humilde do Brasil e em particular do Estado do Rio de Janeiro, a quem parte cantando o Zeca Pagodinho diz algo mais.
O Zeca é aquele carioca que nasceu humilde, hoje está bem de vida e não precisa correr atrás de coisa alguma. Já educou seus filhos e tem uma família amparada, vive de seus sucessos e dos comerciais que o Rio de Janeiro o contemplou e o conhece como ninguém com seu jeito brejeiro de cantar. É de fato um grande sambista no Brasil. No entanto, seu público "mais comum" é aquele que "sustenta o Brasil nas costas" com a exploração do seu trabalho, percebendo o MÍNIMO. Levanta-se todo dia à dia de madrugada, "rala", corre atrás do prejuízo, anda de ônibus, luta, tem trabalhos classificados como "bicos", e não sabe o que é caviar! Sente de perto e na sua pele toda a estrutura pesada do Estado contra ele e mesmo assim luta contra todo o movimento das águas que correm neste "rio", cantando e sambando, alegre e feliz, reunindo suas famílias nas pequenas casas das favelas cariocas e dançando pagode. E formando seus filhos em faculdade Particular ou Pública com trabalhos e trabalhos. E deles faz Escola de Samba! E em outros estados do Brasil fazendo um verdadeiro samba de crioulo para se segurar nas cordas bambas do Bêbado e o Equilibrista.
Esse "Deixa a vida me levar" é um movimento ambíguo que refaz o modo de vida das populações mais humildes nas grandes cidades, sem deixar-se seguir por nenhuma filosofia européia ou norte-americana, que não lêu os clássicos de Marx e Engls.mas que sobrevive num mundo hostil e expropiador sendo conduzido pela vida, isto é pelas mudanças lá de cima, que são constantes, oras vindas do Catete, oras vindas de Brasília, oras vindas de Washington Paris ou por Bagdad. Isto é, pelas Estruturas do Poder que apenas lhes retiram cada dia algum tostão, aumentam o preço da gasolina, aumentam o preço de todos os serviços e não lhes garante nada. Deixam na fila mofando sem nada fazer e nem oferecem um Plano Pedagógico decente e apenas lhes apertam a mão em dias de eleição. Exporpiam também seu salário e seus direitos lá no Congresso dos 91% de aumento. Ele apenas acompanha pela TV cansado, e pelo rádio. Mesmo assim diante dessa estrutura desigual e exploratória que lhe não assegura direitos, esse povo humilde impulsiona sua vida por esta linha mestra e "filosofia": sai de casa de madrugada para buscar o pão para seus filhos, sues netos, seus pais, sua mãe e seus tios e apaniguados. Enfim é o verdadeiro brasileiro lutador encarnado na figura humana do Zeca Pagodinho, vencedor.
Abcs
MARCIO LANDIN
É dessa maneira que entendo esse pensamento em forma de verso.
2007-03-18 15:25:22
·
answer #1
·
answered by ÍNDIO 7
·
1⤊
0⤋
Eu procuro manter as redias de minha vida,claro que tem coisas que não domino,mas podendo eun passo o laço nela e dou um nó.
2007-03-18 08:49:08
·
answer #2
·
answered by deipe2004 5
·
1⤊
0⤋
Não, eu controlo minha vida, e sou muito severa comigo.
2007-03-18 19:16:53
·
answer #3
·
answered by Veterana. 7
·
0⤊
0⤋
ELA JÁ ESTÁ ME LEVANDO PARA ONDE ELA QUER FAZ TEMPO....
JÁ PERDI ATÉ O CONTROLE DELA...
2007-03-18 18:07:29
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu nunca fui acomodada, sempre fui de deixar a vida me levar, mesmo sabendo que poderia tomar um tombo, afinal, é com as grandes quedas que os rios ganham forças, e eu arriscava sempre. Se for para me acomodar, eu não saberei viver.
2007-03-18 16:52:15
·
answer #5
·
answered by esperança viva 4
·
0⤊
0⤋
"Nenhum corpo, pode modificar o seu estado de inércia ou de movimento retilíneo uniforme se sobre ele não atuar outra força alterando seu estado"
Eu porem acrescento: Estando este corpo em movimento, fica mais difícil de ser abalroado por alguma força lateral. Esta teria que estar posicionada em lugar estratégico a espreita, caso os trilhos por onde corre este trem, sejam retos. Devemos ser versáteis, porem precavidos e jamais estacionários.
KEEP WALKING!!!
2007-03-18 11:04:58
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
muitas vezes sim,mas eu sempre procuro meus rumos, para nao tropecar no caminho. e sempre oro pedido a Deus que me indique qual o melhor caminho a percorrer.
Ficar de barcos cruzados nao chega a lugar algum, somente a morte. ter uma vida assim e se vegetar o nao progredir.
abracw
2007-03-18 10:35:51
·
answer #7
·
answered by phill 3
·
0⤊
0⤋
♪♫ Deixo a vida me levar, vida leva eu, deixo a vida me levar, vida leva eu, deixa a vida me levar, vida leva eu, sou feliz e agradeço, por tudo que Deus me deu.♫ ♪
2007-03-18 10:21:36
·
answer #8
·
answered by Candido O 3
·
0⤊
0⤋
Tenho deixado a vida me levar, e tenho gostado de onde ela me clocou hoje. A vida tem sido muito gentil comigo. Boa sorte...
2007-03-18 10:11:45
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu tenho meus pés bem fincadinhos no chão....raramente permito-me............qdo isso acontece é pq mesmo assim refleti bastante antes de deixar-me ir...........às vezes penso q eu poderia ser um pouquinho diferente, mas p enqto está bem assim!
2007-03-18 09:58:58
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋