AEsponja Vegetal (Bucha)
A esponja é um vegetal que pertence ao grupo das chamadas “Plantas industriais” e a familia das cucurbitaceas (pepino, chuchu, abóbora, morango, melancia, etc).
Conhecida como “esponja vegetal”, é uma trepadeira anual, originária da Asia , com folhas grandes lobuladas, e flores masculinas amarelas.
Os frutos são cilíndricos, compridos e grossos. Foi trazida para o Brasil, provavelmente pelos portugueses, desenvolvendo-se posteriormente no norte da Argentina (Missiones) e depois na América Central.
Os frutos de algumas espécies e variedades, podem ser aproveitados na alimentação, como remédio para algumas doenças, e para elaborar diversos objetos.
Existem algumas variedades de esponja no qual o cultivo tem uma importâcia econômica crescente.
Elas são:
• A Luffa acutángula ,
• A Luffa aegyptica (Cylíndrica) e uma variedade desta última,
• A Luffa cylíndrica de um tamanho compreendido entre os 25 e 35 cm de comprimento. É a que tem maior aceitação .
Espécies e usos:
A Luffa cylíndrica é dotada de um intrincado conjunto de fibras finas, resistentes, elásticas, suaves e é a que consegue melhores preços, e melhor comercialização. É utilizada principalmente como esponja de banho, onde apresenta todas as vantagens, sobre suas competidoras, feitas com materiais sintéticos, e frente as esponjas do mar.
Isto é válido, acima de tudo, quando tomamos conciência que é preferivel usar produtos que respeitam o meio ambiente, e, que se podem obter de maneira simples e econômica.
A esponja vegetal (Luffa cylíndrica) é cultivada.
Desta forma se diferencia da esponja produzida com celulose, que é extraida das árvores.
A esponja do mar por outro lado, é muito mais cara.
A esponja vegetal pode ser usada inteira ou cortada em pedaços de 15 a 25 cm. O processo da industrialização inclui os seguintes passos:
Limpeza:
Retira-se a casca, e também as sementes, ficando a descoberto o intrincado conjunto de fibras da esponja propiamente dita.
Lava-se com abundante água, e, deixa-se secar na sombra. Posteriormente se , se quer prensar, abre-se à esponja no sentido longitudinal.
Prensado:
Por meio do processo de prensagem, se obtém lâminas finas que podem ser cortadas facilmente usando diversas formas.
Costura:
Confeccionam-se luvas e pegadores, agregando-lhes forros de tecido, tambén distintos accessórios para dar-les uma melhor terminação
Por outra parte, usa-se a esponja cortada também na área de cosméticos, para limpeza cutânea.
A fibra (esponja propiamente dita), é usada em massagens, pois acelera a circulação do sangue, no lugar afetado, além do mais é esfoliante.
A Luffa em qualquer uma das suas apresentações, é utilizada também, para a limpeza de louças, utensílios domésticos, e sanitários, etc..
É indispensável quando se faz necessário uma limpeza profunda da pele.
Esfoliação
Antes de limpar e tonificar a pele, você pode optar pela esfoliação. Ela faz parte do processo de limpeza, mas não deve ser usada diariamente. Os esfoliantes são produtos ligeiramente abrasivos que retiram células mortas e agem profundamente. Quem tem pele normal, mista ou oleosa pode recorrer a eles uma ou duas vezes por semana. Na pele seca, só podem ser aplicados a cada 15 dias. Quem tem pele muito sensível não deve usá-los.
Quando a bucha é prensada ela fica com a espessura de uma cartolina, tornando-se necessário hidratá-la para que volte a adquirir a espessura e a forma como foi cortada.
No artesanato usa-se para confeccionar os mais diversos objetos, como por exem¬plo:
• Chinelas de Praia, chapéus tropicais, e, leques.
• Tapetes, cestas e balaios, etc.
chei alguma coisa...
2007-03-17 15:00:46
·
answer #4
·
answered by mthewis 5
·
0⤊
0⤋