English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

§
Eu assisti ao filme e também li o livro, e hoje estava relembrando...Alguém se lembra ?
§

2007-03-17 13:13:26 · 18 respostas · perguntado por ? 6 em Entretenimento e Música Pesquisas e Opiniões

§
jg.junior
Eu me lembro do filme "Pássaro Azul", lindo demais!!! Assisti várias vezes.
Um abraço
§

2007-03-17 13:49:24 · update #1

§
Parabéns pelo seu livro, Origem9 !!!
Espero que ele faça muito sucesso, assim como você faz aqui no Y!R, com a sua sabedoria e inteligência.
Um beijão!!!
§

2007-03-19 02:39:35 · update #2

18 respostas

Boa noite Gipsy!
Eu li o livro e vi a novelae vi o filme, e posso te dizer que é um encantamento só...Choro todas as vezes que revejo,ou leio.
Adorei a sua pergunta,vale uma estrelinha!
Bjs.

2007-03-17 13:20:21 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Sim, Gypsy. Me lembro do "Portuga", da charrete, das irmãs daquele jovem, e de todas as peripécias que José Mauro de Vasconcelos (era esse o seu nome, não?) vivenciou na infância. Apesar de se tratar de uma biografia, aquele menino não passou nem a décima parte de emoção que eu passei, na minha cidade natal, Nova Friburgo, e que guardo na memória com todo carinho. Em meu livro "Origem 9" (com cerca de 900 páginas distribuídas em nove capítulos e que pretendo acabar de escrever esse ano, sem fins lucrativos), faço diversas alusões à minha infância e minha cidade, conforme segue um minúsculo trecho:
Chegando a Cachoeiras (assim chamada por ter noventa e quatro “cachoeiras”, além das formadas pelo encontro das águas com as pedras do rio), sentia-me como “expulso” passando o Portal do Paraíso e, em oração íntima, pedia que Friburgo fosse preservada como a deixara. A partir dali, a saudade se mesclava ao receio de perder meu Paraíso e, com a cabeça no colo da irmã, imaginava silente a beleza de minha cidade, invadido por certa aflição ao olhar para fora e comparar novos e corridos cenários com as ruas, jardins e recantos calmos deixados para trás, até cair em sono profundo (às vezes, só interrompido no final da viagem). Antes de adormecer no colo da irmã, nem precisava olhar em torno para saber se estava “segura”: bastava ver o semblante e o “modo de olhar” para intuir se ela estava cedendo à natureza, o que qualquer irmão cuidadoso sabe discernir. Em momentos assim, cismava em desvendar os segredos do amor: “Quando as mulheres se apaixonam são iguais paçocas que se desmancham à primeira mordida. Já nós “guerreiros” não, pois desafiamos a Natureza e ficamos "na nossa” até vê-la esgotadas de emoções cedendo aos sentimentos masculinos em pensamentos impuros, mas elevados fisicamente...” – e concluía que não entendia nada disso! Todavia, com apenas cinco ou seis anos, já entendia de coisas profundas relacionadas a futuros reis e à própria vida: De olhos fechados, naquele momento tive uma visão apavorante com um menino enfrentando um gigantesco trem, tendo a perna esquerda esmagada, e embalado pelo solavanco provocado pela passagem das rodas a cada costurar dos trilhos, também lembrei de desafios que aceitava, brincando de caminhar sobre trilhos - linhas de aço paralelas - que fogem do trivial, mas como tudo no Universo, seguem na mesma direção, juntas e ao mesmo tempo separadas e atraídas entre si, mas sem jamais se encontrarem, equilibram-se nas próprias distâncias e vulgar individualismo que supõe as levarem ao Infinito, mas que findam de uma forma desmoralizante num batente qualquer da última estação...(pausa para “reis” e “súditos” meditarem)".
Bom, isso é para mostrar que aos seis anos já sentia emoções.

2007-03-17 14:15:16 · answer #2 · answered by Origem9Ω 6 · 3 0

OI, Eu assisti o filme, no original...aquele velho no calhambeque..e o piá em cima da árvore...nuca vou me esquecer disso..fiquei chocado com a morte do velho...no filme..caramba, vc se puxou com essa...merece uma estrela..bjs

2007-03-18 03:53:08 · answer #3 · answered by lloyd 3 · 1 0

Gipsy!
Boa Noite gata,

"Eu assisti a novela Meu pé de laranja lima. Excelente trabalho. Não assisti ao filme e nem li o livro. Aceito como sugestões.
Parabéns por você despertar em nós esse intresse. Continue assim.

SINOPSE - LIVRO
Na obra juvenil mais conhecida de José Mauro, a pobreza, a solidão e o desajuste social vistos pelos olhos ingênuos de uma criança de seis anos. Nascido em uma família pobre e numerosa, Zezé é um menino especial, que envolve o leitor ao revelar seus sonhos e desejos, por meio de conversas com o seu pé de laranja lima, encontrando na fantasia a alegria de viver.
Editora: Melhoramentos
ISBN: 8506042062
Ano: 2004
Edição: 100
Número de páginas: 193
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

COMENTÁRIOS EM SITE - SOBRE A OBRA
Arlete Cobra de PIRACICABA, SP, 04/08/2006
Ensina a gostar da leitura!
Adquiri o livro para o meu filho, por exigência da escola. Ele nunca se prendeu a nenhuma leitura, mas com esse livro foi muito diferente. A trajetória de Zezé é narrada de uma maneira encantadora e o meu filho ficou realmente fascinado. Leitura totalmente recomendada.

DANIEL RANIERI (danirani@ig.com.br) de SÃO PAULO, 28/12/2005
DE VOLTA AO PASSADO !
Sem dúvida esta obra marcou época. Em^meu pé de laranja lima, a criança vivia o sofrimento familiar/social através do lirismo que tangia. Hoje, as crianças estão rodeadas de violência real , do mundo das drogas e de desonestidade !! Excelente obra,´peguei esta época... abraços DANIEL

Fabiana Ventura de Botucatu, 18/12/2005
De volta a infância...
O menino Zezé idealiza um mundo onde um pé de laranja lima é o seu melhor amigo.Mas nem este mundo foi suficiente para esconder a dura realidade.José Mauro Vasconcelos consegue nos transportar para esta história e nos levar de volta a infância... EXTRAORDINÁRIO!

Thais (thais_yendo@hotmail.com) de SBC, 02/07/2005
Muito Bom!!
Com esse livro dá pra refletir muito sobre a pobreza, que existe muita gente que é feliz com o pouco que tem... eu recomendo esse livro, ele serve para pessoas de qualquer idade!!!
www.criticaliteraria.com

WILKIPÉDIA - MEU PÉ DE LARANJA LIMA
Nota: Se procura a novela de 1970, consulte Meu pé de laranja lima (telenovela).
Nota: Se procura a novela de 1980, consulte Meu pé de laranja lima (1980).
Nota: Se procura a novela de 1998, consulte Meu pé de laranja lima (1998).
Meu pé de laranja lima é um romance juvenil, escrito por José Mauro de Vasconcellos e publicado 1968, sendo um dos campeões em adaptações para o cinema e a televisão.

Em 2003, Meu pé de laranja lima foi publicado na Coréia, em forma de quadrinhos, numa bem cuidada edição com 224 páginas ilustradas.

RESUMO
Este livro retrata a história de um menino de cinco anos chamado Zezé, que pertencia a uma família muito pobre e muito numerosa. Zezé tinha muitos irmãos, a sua mãe trabalhava numa fábrica, o pai estava desempregado, e como tal passavam por muitas dificuldades, pelo que eram as irmãs mais velhas que tomavam conta dos mais novos; por sua vez, Zezé tomava conta do seu irmãozinho mais novo, Luís.
Zezé era um rapazinho muito interessado pela vida, adorava saber e aprender coisas novas, novas palavras, palavras difíceis... que o seu tio lhe ensinava. Contudo, passava a vida a fazer traquinices pela rua, a pregar partidas aos outros e muitas vezes acabava por ser castigado e repreendido pelos pais ou pelos irmãos, que passavam a vida a dizer que era um mau menino, sempre a fazer maldades. Todos estes factores e o facto de não passar muito tempo com a mãe, visto que esta trabalhava muito, faziam com que Zezé, muitas vezes, não encontrasse na família o carinho e a ternura que qualquer criança precisa. Ao mudarem de casa, Zezé encontra no quintal da sua nova moradia um pequeno pé de laranja lima, inicialmente a ideia de ter uma árvore tão pequena não lhe agrada muito, mas à medida que este vai convivendo com a pequena arvora e ao desabafar com esta, repara que ela fala e que é capaz de conversar consigo, tornando-se assim o seu grande amigo e confidente, aquele que lhe dava todo o carinho que Zezé não recebia em casa da sua família. Ao longo da história vão acontecendo vários episódios na vida deste menino, uns mais alegres, outros mais tristes, que nos transmitem uma grande lição de vida e do modo como agir perante diversas situações, pois apesar de ter apenas cinco anos, Zezé já tinha atitudes que qualquer criança comum nunca teria, fazendo-nos então pensar um pouco à cerca de nós mesmos e das nossas atitudes perante determinadas situações

Abcs
MARCIO LANDIN

2007-03-17 18:18:56 · answer #4 · answered by ÍNDIO 7 · 1 0

Eu li sim, uma delícia.

2007-03-17 17:36:37 · answer #5 · answered by aline 4 · 1 0

Putz, li o livro faz uns...15 anos, mais antes tinha assistido ao filme. Chorei pacas na epoca. Affe.

Que legal vc ter me lembrado da doçura dessa obra.

2007-03-17 13:58:15 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 0

Li o livro e assisti a novela. Não sabia que tinha filme. Gosto muito do livro, é de uma delicadeza muito grande. Beijos.

2007-03-17 13:29:38 · answer #7 · answered by Veronica V 4 · 1 0

eu li o livro e assisti a novelinha na bandeirantes. minha avó adorava.

2007-03-17 13:23:56 · answer #8 · answered by BABI 4 · 1 0

Sim, história muito linda, o carinho do portuga pelo Zezé, os diálogos com a laranjeira, o problema do desemprego na família dele, sua conturbada relação com o pai. A Bandeirantes também exibiu uma novela baseada na obra, muito agradável de se assistir e a reprisou há a alguns anos.

2007-03-17 13:22:02 · answer #9 · answered by doidinha da silva mãe teve alta 7 · 1 0

Querida Gypsy, me lembro vagamente, mas lembro é uma história muito interessante acho que deviam re-filmar pois mostra toda inocencia de uma criançã, eo descobrimento de coizas novas, vc lembra do filme Passaro Azul, é na verdade um filme espirita, muito legal.

2007-03-17 13:20:46 · answer #10 · answered by Junior 3 · 1 0

fedest.com, questions and answers