English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

3 respostas

***

O DNA é ideal para guardar as informações genéticas pq apresenta:
*um código gigantesco para armazenar as informações
*capacidade de auto-duplicação
*comanda as atividades celulares
*de vez em quando comete pequenos erros, gerando mutações e evolução.

Existem 64 combinações para 20 aminoácidos, portanto sobram 44 combinações. A degeneração se refere a um aminoácido ser codificado por mais de uma trinca.

espero ter ajudado!


b-ju***

2007-03-17 11:20:30 · answer #1 · answered by Jujuba! 5 · 0 0

O DNA apresenta as características necessárias para que a informação genética seja armazenada e transferida de forma eficiente. Essas moléculas apresentam apenas 4 elementos variáveis (bases nitrogenadas - A T C G), porém são extremamente longas, o que permite infinitas combinações.
Além disso o DNA é capaz de se auto-duplicar, através de um processo extremamente rápido e eficiente, de modo que a informação genética é transferida de forma eficiente para os organismos descendentes.
Outra característica que é muito importante é que o DNA apresenta uma taxa de mutações constante muito baixa, que garante a integridade da informação, mas permite pequenas variações, o que garante um aumento da variabilidade genética entre os organismos e conseqüentemente uma maior adaptabilidade ao meio em que vivem.
Essa baixa taxa de mutações é garantida por sistemas muito complexos de reparo do DNA, que garante que a grande maioria dos erros que por ventura possam ocorrer, seja por falhas na duplicação ou pela ação de agentes tóxicos, sejam reparadas.

O código genético é dito degenerado pelo fato de existir, para um determinado aminoácido, mais de uma trinca (códon) para codificá-lo. Apenas a metionina (Met) e o triptofano (Trp) são codificados por um único codon, representados por AUG e UGG, respectivamente.

A glicina (GLY), por exemplo, é codificada por GGG, GGC, GGA e GGU.

Como podemos ver no exemplo da Glicina os quatro códons tem em comum as duas primeiras bases (GG), sendo que a variação sempre se dá na última base da trinca. Isso caracteriza a degeneração do código genético.

2007-03-17 19:36:30 · answer #2 · answered by Fabio 3 · 1 0

Em primeiro lugar, porque ele é bem simples, somente quatro bases nitrogenadas que combinadas permite 64 códons (tricas de bases) para os vinte aminoácidos, sendo 3 códons stops. Segundo é a única molélcula que conhecemos que consegue se duplicar, conservando 50% da molécula antiga (semiconservativa);
É dito degenerado porque um mesmo aminoácido pode ser condificado por mais de um códon.

2007-03-17 22:10:54 · answer #3 · answered by macuxi 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers