English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sou favorável à honestidade. Sempre procurei sê-lo, porém já levei belas rasteiras por isso.

Hoje, penso um pouquinho diferente: ou seja, a honestidade é relativa.

Pouco, ou nada, adianta termos fé e rezarmos o Pai-nosso, Ave-maria, Credo... diante de leões famintos, na floresta: eles não crêem em DEUS, nem ELE vai deixar os seus bichanos com fome!

Seguindo esse raciocínio, ser honesto diante de pessoas desonestas é o mesmo que passarmos mel em focinho de urso e depois esperar que sobre algum para nós!

O correto é seguirmos as regras do momento e do lugar onde estamos.

Com pessoas desonestas, precisamos ser cautelosos. Protegermo-nos ao máximo. Sabermos negociar. Não sermos honestos!

Estou certo ou errado? Ao responder, seja honesto!

2007-03-17 10:16:47 · 27 respostas · perguntado por ? 4 em Ciências Sociais Sociologia

Uma resalva: quando eu escrevi "Não sermos honestos! " me referia em relação a eles, ou seja, não ser honestos com eles. Em outras palavras: ser malandro!
Não me passa pela cabeça a idéia de ser desonesto!

2007-03-22 16:37:56 · update #1

27 respostas

sempre vale a pena ser honesto e estar com a sua consciência tranquila, independente de qualquer atitude alheia.

2007-03-17 14:01:11 · answer #1 · answered by Lau 4 · 1 0

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."

"Rui Barbosa"

2007-03-17 10:31:37 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

não há nada mais doce do que por a cabeça no travesseiro e dormir o sono dos justos, isso não tem preço.

2007-03-17 10:22:31 · answer #3 · answered by di100destino 6 · 2 0

A honestidade pra mim é sinônimo de felicidade. è maravilhoso ter essa qualidade!!!!!!!!E tem mais lute pelo que vc sonha, sem destruir o sonho de ninguém.pois se vc faz o mal à alguém de alguma maneira o mal volta pra vc.

2007-03-22 14:50:49 · answer #4 · answered by serena 3 · 1 0

Vc tem toda razão. Mas lhe digo uma coisa: Aqui se faz, Aqui se paga.
Cedo ou tarde "aqueles desonesto sofreram" a desgraça.
Não seja Desonesto, seja Malandro!!!

2007-03-22 13:48:02 · answer #5 · answered by Gama 2 · 1 0

se vc é honesto vc tem carater e dignidade isso resumi tudo
mas tambem tu nao pode ser otario e deixar ser levado pelos desonestos na cara de pau tem q bater de frente e prova q esses otarios tao errado custe o q custar;;;

2007-03-22 05:52:24 · answer #6 · answered by jesushc 2 · 1 0

Claro que vale muito,continue com sua honestidade e durma tranqüilo.

2007-03-19 10:50:56 · answer #7 · answered by samueel 6 · 1 0

Eu acho que sempre vale apena ser honesto, penso que é muito bom dizer a verdade, e não fazer com os outros o que você não deseja para si mesmo.
E muito com você brigar pelos seus direitos e ter razão.
É muito bom ir para casa depois de um dia cansado de trabalho dormir tranqüilo.
Quero ser honesta ate a hora final!

2007-03-17 10:58:40 · answer #8 · answered by jilmara2000 3 · 1 0

Vou tentar ser a mais honesta possível (!):

A honestidade não é uma qualidade boa, pois, como vc escreveu, ela é relativa. Ela só funciona bem quando TODAS as pessoas envolvidas são honestas. Uma só, desonesta, levará vantagens sobre as demais. Por isso que muitos são chamados de tolos, panacas, manés...
Por outro lado, os desonestos são tidos como sabidos, espertos, gênios...
No jogo da vida, o honesto sai quase sempre perdendo, mas vale a pena insistir em ser honesto, pois num mundo onde todos forem desonestos, será o caos!

2007-03-17 10:55:24 · answer #9 · answered by layla_flora 2 · 1 0

Sim, sempre vale a pena ser honesto.

Mas isso transcende qualquer doutrina religiosa, é necessário e possível ser honesto sendo muçulmano, evangélico, espírita ou como eu, ateu. Não acho que devemos nos modelar por "regras do momento e do lugar onde estamos". Eu tenho uma conduta ética e moral e a levo comigo em qualquer lugar e a qualquer momento, estou sempre aberto a novas discussões, e me permito evoluir mas sempre dentro do que acredito ser justo e coerente do ponto de vista individual (eu como pessoa) e social (eu como pessoa inserido dentro de uma comunidade).

Em relação a desonestidade alheia, isso não me diz respeito e nem me interessa, a menos que me afete de forma direta ou indireta. Se isso acontece dentro do que julgo ético, vou tomar minhas medidas cabíveis para defender meus interesses e minha integridade moral, mesmo que para isso tenha que radicalizar e sair dessa comunidade ou do convívio dessas pessoas.

Um bom exemplo está aqui no YR: Existe uma infindável discussão de cume religioso, completamente sem nexo e sem sentido algum. As pessoas vivem se ofendendo mutuamente e nunca chegam a lugar algum, se quer levam em consideração as respostas que não lhes convém. Então lhe pergunto, para que responder a essas perguntas e ofensas se minha conduta ética não permite? Para que entrar e permanecer nesse tipo de comunidade? Sou ateu no entanto meus melhores amigos são evangélicos, católicos e judeus, e todos eles sabem do meu ponto de vista assim como eu sei os deles. Isso é respeito, isso é conduta ética e moral, honestidade para com as pessoas.

Portanto, seja o que julgar ser melhor. Dada minha experiência de vida (que confesso não ser muito grande), digo que já tive essa dúvida também e cheguei a conclusão que ter valores sociais e indivuduais baseado na ética e no respeito mútuo, como a honestidade por exemplo, é, no longo prazo, sempre mais viável sob qualquer ponto de vista.

Valeu?

Barbosa.

2007-03-17 10:51:34 · answer #10 · answered by BARBOSA® 7 · 1 0

fedest.com, questions and answers