English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quando vejo as polêmicas relativas ao etanol brasileiro, lembro do tempo que morava em Alagoas, onde estavam as cidades mais pobres do país segundo o IDH da Unesco. O interessante é que todas elas tinham a população empregada (subempregada) nas usinas de cana-de-açúcar. Que produziam bilionários, que torravam todo o dinheiro como Sheiks e deixavam seus trabalhadores na miséria. Eu acho que para a maior parte da população ali a vida seria melhor com a policultura de pequenas propriedades. Assim comeriam melhor e teriam mais lucro. Aguardo sua opnião.

2007-03-17 10:05:18 · 5 respostas · perguntado por Mozael P 3 em Governo e Política Política

5 respostas

A agricultura familiar, de subsistência, pode ser mantida por quem quiser. O que ocorre é que o pequeno agricultor ou vende as terras ou passa a plantar cana, por dar mais lucro. Seja como for, o Brasil é grande e pode abastecer o mundo com álcool, gerando divisas para o País. Tem terra e espaço suficiente para todos e, no mundo todo, ganha dinheiro quem tem dinheiro e competência. Às vezes basta só a COMPETÊNCIA, pois o dinheiro pode ser conseguido por empréstimo. As usinas também criarão muitos empregos e gerarão muitos impostos, além de movimentar todo o sistema de transporte. Criticar porque os produtores de álcool vão ficar mais ricos é uma idéia mesquinha. Um País rico é aquele em que existem muitos ricos e miséria atrai miséria. Chega dessa idéia de fazer todo mundo ficar do mesmo tamanho cortando as pernas dos maiores. Só o crescimento salva.

2007-03-17 10:19:52 · answer #1 · answered by Antônio Gouveia 7 · 0 1

O problema maior é o solo. É sabido que a cultura da cana de açúcar destroi o solo, e como ficará mais tarde o plantio de outras culturas se o solo não corresponde mais....ficaremos sem gasolina, sem alcool e sem terra.

2007-03-17 11:04:06 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

A diferença é que agora não só os pobres trabalhadores nas usinas é que vão pagar o pato.

Hoje o litro do álcool esta sendo vendido nos postos de combustíveis ao preço mínimo de R$ 1,15.

Quando o Brasil começar a exportação de etanol para os EUA, pode ter certeza de que esse preço chegará próximo de R$ 1,80/litro. Desta forma fica a questão, quem serão os maiores prejudicados com esse acordo?

Claro que você sabe a resposta. Já estamos pagando e vamos pagar muito mais pelo Gás da Bolívia que na realidade é nosso, pois sem a PETROBRÁS por lá ele não existiria, com o álcool será a mesma coisa, assim como o café, açúcar, a soja, etc.

Digo isso com conhecimento de causa, pois sou do ramo de combustíveis.

2007-03-17 10:28:05 · answer #3 · answered by ? 6 · 1 0

Meu amigo!
Só sei que aqui no Norte, o preçodo açucar não baixa de jeito nenhum. E aja produção.
Valeu!

2007-03-17 10:10:57 · answer #4 · answered by Dullon 6 · 1 0

Sinceramente... Se você é um produtor de feijão, passe para produtor de cana ou de mamona... Com o dinheiroq ue você vai ganhar(agora que somos "sócios" dos EUA) vai dar para você comer caviar...

2007-03-17 11:45:16 · answer #5 · answered by Propheçor 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers