Não sei te dizer ao certo , mas antigamente os Padres eram casados sim . Tinham esposas e muitos filhos. Mas isto Acarretava muitas despesas para o Vaticano e, por isso a Igreja preferiu adotar o Sistema d0 Celibato , entende ?*
2007-03-17 08:49:33
·
answer #1
·
answered by SEM NOME ! 7
·
0⤊
0⤋
A idéia do celibato já era defendida por São Paulo (Paulo de Tarso) especialmente em I Cor 7, 1-38.
O celibato foi algo que se desenvolveu lenta e paulatinamente, embora entre os cristãos primitivos não houvesse recomendações (a não ser a da referida epístola de Paulo) e, menos ainda, nenhuma obrigatoriedade.
Foi no século IV – para impedir a divisão das terras da Igreja ou as que eram oferecidas a ela em dotes dos sacerdotes a serem ordenados – que o costume foi se fixando.
No Concílio de Nicéia, em 325, decidiu-se que os ministros da Igreja não poderiam casar depois de ordenados. Isto, porém, não impedia a ordenação de homens que já fôssem casados. O Concílio de Elvira ( no ano de 304) criou decretos contra o casamento do clero. Estes decretos, todavia, foram de extensão limitada e quase nenhum esforço mais sério foi feito para pô-los em vigor. O Papa Inocêncio I, ano 417, (Albano), decretou o celibato do sacerdotes, mas não teve aceitação geral. Os dirigentes Igreja Católica Romana manteve-se na exigência de um sacerdócio celibatário, tanto que, no ano de 1079, sob a mão forte de Gregório VII – Ildebrando di Bonizio – o celibato foi novamente decretado e foi razoavelmente posto em vigor, embora aquele papa não pudesse controlar todos os abusos existentes. Os papas Urbano II (1088-1099) – Odon de Logery – e Calixto II (1119-1124) – Guide Borgonha, arcebispo de Viena – lutaram com determinação contra o concubinato do clero. O decreto do Primeiro Concílio de Latrão (1123), decretou inválido o casamento de todos aqueles que estavam nas ordens sacras. Concílio de Latrão II, em 1139, declarou o matrimônio de quem tivesse recebido as ordens sacras não só ilícito, mas inválido.
O Concílio de Trento (1545) fez sérios pronunciamentos sobre o celibato do clero. Conforme aqueles decretos, um sacerdote romano que se casasse incorria na excomunhão e ficava impedido de todas as funções espirituais. Um homem casado que desejasse vir a ser um sacerdote, tinha que abandonar a sua esposa, e esta também tinha de assumir o voto de castidade ou ele não poderia ser ordenado padre.
No entanto para os católicos do rito oriental, a situação é diferente. Para o clero do rito Oriental, o costume geral é permitir a ordenação de homens casados, mas não o casamento dos já ordenados e restringir o acesso ao episcopado só aos celibatários ou viúvos.
Portanto, com exceção da recomendação de São Paulo, não há nada nas escrituras que proíba o casamento dos sacerdotes tendo sido estqa apenas uma decisão da política econômica da Igreja Católica do rito romano.
2007-03-17 17:27:11
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Mas é claro que São Pedro foi casado. Assim como os padres um dia também foram casados. Mas São Pedro, assim como os padres, um dia encontraram Jesus Cristo e ABANDONARAM TUDO POR AMOR DO REINO DOS CÉUS.
Não é isso o que diz a Bíblia? Que devemos abandonar tudo por amor do reino de Deus?
Pedro tinha sogra, é claro, no entanto sua mulher nunca é citada na Bíblia, porque segundo alguns estudiosos ela já teria morrido alguns anos antes. Quando Jesus chamou Pedro para o apostolado, certamente ele não se casou mais.
Imagina viajar o mundo, pregando o evangelho, e tendo que carregar esposas e filhos e ainda assim fugindo de terríveis perseguições suscitadas pelos imperadores pagãos.
Alguém poderia criar uma família nesse estado de vida?
Claro que não. Por isso, os padres não se casam. Eles estão interessados na pregação do evangelho, somente nele.
2007-03-17 16:58:38
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A Igreja se baseia mais em tradições que na biblia propriamente.
2007-03-17 14:59:17
·
answer #4
·
answered by Vaninha 5
·
0⤊
0⤋
não só os papas mas os padres não são casados. segundo aprendi, Santo Agostinho, por volta do século 3, convenceu o clero de que sexo era pecado. de acordo com o que ele acreditava quando a pessoa fazia sexo, essa era possuida pelo demo(tanto é que muitas mulheres foram punidas pela inquisição por terem orgasmos durante o ato sexual).
até a baixa idade média os padres eram casados.
2007-03-17 08:21:26
·
answer #5
·
answered by Nana 5
·
0⤊
0⤋
Isso é realmente um pecado... tenho pena deles pois vivem em um corpo carnal e necessitam de uma companheira. O proprio Deus concluiu isso após observar Adão no Éden:
Genesis Cap 2
15 E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
18 E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
21 Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
22 E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
2007-03-17 08:15:09
·
answer #6
·
answered by Raphael 2
·
0⤊
0⤋