O mercantilismo foi a fase inicial do capitalismo, que tinhas principalmente as seguintes características:
-aumentar a qualquer custo as economias da Coroa;
-vender mais do que comprar;
-incentivar a produção interna, incluindo as colônias, para assim ter uma balança comercial favorável;
-adotar medidas de proteção para as manufaturas e controlar as taxas alfandegárias sobre os produtos importados;
-conquistar colônias e explorar produtos de alto valor comercial na Europa;
-acumular metais preciosos (ouro e prata por exemplo);
Há uma relação com o protestantismo no sentido em que os protestantes encorajavam o trabalho, o lucro e os juros e consideravam que era um sinal da bênção de Deus quando o fiel enriquecia através de seu trabalho... que era visto não mais como uma maldição, mas como uma forma de bênção, pois era através dele que vinha a prosperidade...
.... enquanto a visão católica repudiava lucros e juros e via o trabalho como uma maldição por causa da queda do homem.
2007-03-17 07:59:18
·
answer #1
·
answered by DeBarros 7
·
2⤊
0⤋
À (excelente) resposta dada aaqui acima, gostaria de acrescentar três observações:
1) Que foi o economista e sociólogo alemão Max Weber quem primeiro associou a evolução (industrial) mais rápida dos países protestantes (obra essenciald e Weber: "A ética protestante e o espírito do capitalismo")
2) Que a Igreja Católica entendia os juros como pecado porque os juros são cobrados sobre o tempo e pela doutrina cristã primitiva o "tempo pertence a Deus e não ao homem".
3) Que foi o Luteranismo a desenvolver a idéia de que que se distingue por santificar a vida diária em contraposição à contemplação do divino, condição que favorece o espírito capitalista moderno, notoriamente o alemão. Que os talentos espirituais e materiais eram graças de Deus. E que o Calvinismo pregava a idéia de: (a) a supremacia da palavra de Deus, exposta na Bíblia; (b) a exaltação da fé; e (c) a predestinação.
(Modernamente, as Igrejas pentecostais evangélicas desenvolverama a idéia inicial do calvinismo para o que hoje se chama "teologia da prosperidade". E a teoria da predestinação divina (o chamado "destino manifesto) impregnou-se na política dos Estados Unidos desde a independência sendo o que "autoriza" os norte-americanos a se acharem os salvadores do mundo)
2007-03-17 17:52:13
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
A Igreja católica condenava os lucros excessivos, assim não acompanhava o desenvolvimento da época, isto é, o surgimento da burguesia, classe que visava mais e mais lucros. Martinho Lutero, que estava inconformado com certas corrupções cometidas pela Igreja, dentre elas a venda de indulgências, começou a reforma protestante, que permitia a busca do lucro por meio do trabalho, popularizar a bíblia, etc. Esta primeira agradou a burguesia, que passaram a ser protestantes e isso é claro desagradou a Igreja católica, que agora não tinha mais tanto poder para impedir o desenvolvimento do mercantilismo, expansão marítima e, é claro, a consolidação do capitalismo.
2007-03-18 02:39:59
·
answer #3
·
answered by Natasha 6
·
0⤊
0⤋
Xii, não sei te explicar rrsrsr desculpe rrs
Más procure no : www.google.com.br
Lá vocÊ vai achar bjos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bom trabalho! srrs
2007-03-17 07:36:32
·
answer #4
·
answered by nyna 3
·
0⤊
1⤋