English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Num embate hipotético (espero) entre Lula e Collor em 2010 para quem seria seu voto?

Lula;
Collor;
em branco;
nulo;

Comente se achar conveniente. Desde já, Brigadão.

Barbosa.
(pergunta propositalmente colocada em "lei e ética")

2007-03-17 04:07:44 · 20 respostas · perguntado por BARBOSA® 7 em Governo e Política Lei e Ética

KKKKK
Vaninha, boa idéia, quem sabe...

2007-03-17 04:34:46 · update #1

Ao Bruno e a Chandra, longe de querer influenciar suas respostas, mas há de se levar em consideração que Fernando Collor de Melo foi absolvido pela justiça da maior parte das acusações de corrupção a qual ele "estaria" envolvido.

Ao Bruno, contesto (embora não tenha embasamento no momento para ratificar tal questionamento), que a corrupção no Governo Collor foi maior que no governo Lula. Já vi e ouvi várias reportagens apontando para isso. Mensalão foi apenas um dos esquemas adotados pelo atual desGoverno.

Essa defesa "Collorida" não quer dizer em absoluto, que votaria em Fernando Collor de Melo, embora, confesso TENDER a isso.

2007-03-17 08:41:32 · update #2

Pois é Bruno, já não era tempo de ter uma resposta sua.

Em relação ao e-mail, não recebi nada até o presente momento. Tente acessar o cenário, através desse link:

http://www.planner.com.br/boletim/frameset.php?&arquivo=outrosINVESTIMENTOS+200731-01-200719_21_56.pdf&email=barbosa.barbosa@terra.com.br

Caso não consiga visualizá-lo, meu e-mail seria os últimos caracteres do referido link, mas de qualquer forma basta entrar em contato, ou através do Terra ou do Yahoo Resposta.

2007-03-17 08:58:48 · update #3

20 respostas

Trata-se de uma questão premente porque sintomatiza o patamar político da sociedade civi,que tem-se caracterizado mais pela passividade,impunidade e precariedade.Ainda bem que sua pergunta fala em hipotético e não em certeza absoluta.Contudo se o Collor já é senador,porque isso não pode acontecer no futuro?Quanto ao Lula,é que é menos provável.Mas se já se fala de um regresso de FHC,porque tambem não no caso de Lula,depois de sair?Penso apenas que tudo isso coloca a política brasileira num patamar baixo,seja dos atores políticos,seja do próprio sistema(passivo e impune),seja da sociedade que subscreve,apoia,aplaude,elege,é passiva e impune.Respondendo a sua pergunta entendo que nem um nem outro era merecedor do voto de ninguem,se tiver-mos que olhar a luz do cadastro político de cada um e do fato de já terem estado no poder.Isso apenas retira o rejuvenescimento que é necessário na classe política seja de âmbito fisico,seja cultural,seja estrutural,para que finalmente se alcançem melhores realidades.Desse jeito não dá!!Como disse,o melhor que o povo tinha a fazer era voto nulo abrindo caminho decisivo para reforma do sistema político e de todos seus atores.Claro que existem estágios e processos de mudança,mas mais do que tudo,é necessario coragem,vontade e ambição.Apenas esses fatores estiveram na base da mudança em regiões como europa do leste,onde a aposta foi no estabelecimento de uma elíte política nova em todos aspetos,sobre tudo culturais e altamente ambiciosa.Em países como o Brasil,entre muitas causas ao bloqueio,estão as elítes nacionais,que normalmente são ainda muito conservadoras e portanto avessas a mudanças e comumente pouco ambiciosas.Sua capacidade transformadora é lenta e timida e normalmente pouco crível.Embora em ambos os casos se incorpore a ética e lei,penso que a questão vai muito mais além.Trata-se de profissionalismo que mesmo alguns da nova geração não possuem,ou seja uma questão de competências.Penso que se combinar-mos a lei,ética,competência e renovação da classe política teremos uma realidade diferente.É preciso tomar iniciativas com vista a reeducação e reconscientização da sociedade civil,com vista a uma tomada de atitude mais firme e crível,que corresponda melhor aos seus anseios de progresso,cujo o atual sistema tal como está,apenas adia para longe essa necessidade.

2007-03-17 05:31:20 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

Barbosa, uma situação dessas só aconteceria evetualmente numa maré de extrema perda de noção ética. Mas, pensando bem, e recordando determinados acontecimentos (alguns até relativamente recentes), veremos que no nosso país uma hipótese assim nunca pode ser totalmente descartada.

Então vamos lá.

Acho necessário se fazer uma análise colocando os dois candidatos na balança: Quem roubou mais? O Sr. Collor com o esquema que o levou ao impeachment, ou o Sr. Lula com o esquema que o levou a reeleição? Vejamos.

Os dois "roubos" são de características diferentes:

O "roubo" do PT foi por motivos ideológicos e para fazer frente a um projeto de PODER para o partido, enquanto o "roubo" da quadrilha do Collor, foi mesmo para enriquecimento pessoal.

A quadrilha do Collor, queria gastar em barcos, festas, viagens de primeira classe, casas e apartamentos em Miami, mulheres e bebida, luxo e luxuria (falando nisso por onde anda a Zélia? Ah... lembrei. Vive bem obrigado, nos EUA)

O pessoal do PT usou o "desvio" de recursos públicos, através de manipulação de orçamento de empresas estatais como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobrás, Furnas, Eletrobrás e Correios, para contratar por valores superfaturados serviços de "publicidade" com a Agência de Propaganda do Marcos Valério (o PC Farias do Dirceu).

Marcos Valério depois transformava o excedente em CAIXA 2 e devolvia o dinheiro para o DELÚBIO comprar deputados para votar em projetos de interesse do PT, bem como dava dinheiro para reforçar as campanhas políticas de PETISTAS e de partidos aliados como o PL do Valdemar da Costa Neto e o PTB do ex aliado Roberto Jefferson.

Segundo cálculos da Polícia Federal, o esquema PC Farias (era Collor), movimentou aproximadamente R$ 800 milhões.

O esquema conhecido como Mensalão movimentou comprovadamente R$ 55 milhões. Os supostos cabeças dessa operação foram cassados e os quarenta envolvidos (com exceção do ex-presidente do PSDB, Eduardo Azeredo) foram indiciados pelo Ministério Público (quem sabe um dia ainda deverão responder na justiça). Dos dezoito deputados denunciados (gente do PT, PP, PTB, PL, PMDB e até do PFL) na CPI, quase todos foram inexplicavelmente absolvidos pelo congresso, onde a maioria dos membros é da oposição.

Ou seja, uma análise em linhas gerais dos escândalos ocorridos nos dois governos nos leva a crer que ninguem é totalmente inocente, ninguem é totalmente corrupto, muitas são as evidências, e poucas são as provas definitivas.

Portanto, com toda essa relatividade de informações e tantas dúvidas a respeito do desfeixo dos acontecimetos (de fato até hoje ninguem sabe se houve ou não participação de Color no caso pc Farias - segundo a justiça NÃO, o que me parece um absurdo. Assim como ninguem sabe dizer também se houve ou não conhecimento por parte do presidente Lula do escândalo do mensalão - outro ABSURDO, uma verdadeira afronta a nossa inteligência) fica muito difícil tirar conclusões, só nos resta mesmo antes de decidir, avaliar o que seria pior:

-Collor roubando mais, mas deixando o poder, ou Lula roubando menos, mas permanecendo alí, intacto.

Sinceramente, não consigo responder.

Ainda me sobraria votar branco ou nulo. Votando branco, eu estaria indiretamente aprovando tudo o que está aí, então, apesar de achar anti-democrático, eu votaria NULO.

PS.: Estou percebendo que pelas colocações de alguns existe agora uma "onda" saudosista após a volta do ex-presidente Collor e seu discurso no senado: "Collor foi um divisor de águas na história do Brasil" (!!) rss Que isso...

Concordo que Collor trouxe avanços, como com a abertura comercial e o fim da lei de informática, mas daí chegar ao ponto de colocá-lo como um herói nacional injustiçado...

Seu governo fez o Brasil decrescer, esse é o fato.

Temos que ter os pés no chão, ninguém pode afirmar com tanta certeza que ele não participou do esquema PC Farias, assim como ninguem pode afirmar que Lula não sabia do mensalão, na minha opinião, acho IMPROVÁVEL que eles não tenham nenhuma ligação com os dois escândalos.

De acordo com o histórico de nossa justiça brasileira, principalmente no que diz respeito a aplicação de leis contra parlamentares e a subsequente impunidade, assim como a formidavel capacidade que nossos políticos tem de abafar e transformar escândalos em pizza, eu simplesmente DÚVIDO, mas com todas as minhas forças, dúvido que Collor seja completamente isento de culpa. Por esse e tantos motivos, acharia irresponsável e antiético dar-lhe um voto novamente

Acho que é isto.

2007-03-17 08:26:15 · answer #2 · answered by ஃ panen et circenses ஃ 7 · 3 0

Collor com certeza!




P.S.: Gente, olha a frase do Lula: "A maioria das nossas importações vêm de fora". Tem como ser mais prolixo?

2007-03-17 04:21:21 · answer #3 · answered by Anonymous · 3 0

NULO

2007-03-17 04:14:56 · answer #4 · answered by JESUS TE AMA 7 · 3 0

Em homenagem a Lula: "Ambos os dois" são de amarrrrgar mas tudo menos Collor.

PS>>Gente se não tiver ninguém melhorzinho eu me candidato.=)

2007-03-17 10:04:47 · answer #5 · answered by camiloka_royal 4 · 2 0

para nehum desses 2 safados.

2007-03-17 09:32:19 · answer #6 · answered by Anonymous · 2 0

Collor e Lula são dois divisores de água da História do Brasil, Collor do avanço, Lula do retrocesso.

O grande erro de Collor foi ter escolhido Zélia Cardoso de Melo para ser ministra da Fazenda. Esta, imatura, aceitou incumbência de acabar com a inflação em 90 dias, quando deveria tê-lo alertado sobre as conseqüências.

No entanto, à exceção do bloqueio dos cruzados, o governo de Collor foi excelente, tendo sido divisor de águas na história do Brasil, na medida em que cortou as amarras de privilégios que prendiam o país ao atraso tecnológico. Com isso, Collor prejudicou espúrios e poderosos interesses prejudiciais ao país, como a da obsoleta indústria nacional, beneficiada por reservas de mercado, e aliada em perversa simbiose a igualmente poderosos sindicatos, como o dos metalúrgicos. Com a abertura dos mercados e fim da lei da informática, a indústria nacional modernizou-se e a população passou a contar com produtos de melhor qualidade e menor preço.

Collor não foi impeachmado por seus defeitos, embora os tivesse, mas por suas qualidades, principalmente pelo ataque aos privilégios contrários aos legítimos interesses do país, exercidos por alguns grupos poderosos, e por não ter permitido que o Congresso continuasse sendo balcão de escusos negócios.

Por sua vez, Lula representa volta ao obscurantismo, ao populismo de demagógico.

Dessa forma, entre Lula e Collor, não titubearia, votaria em Collor.

2007-03-17 07:07:17 · answer #7 · answered by podocarpo 7 · 2 0

Votaria novamente no COLLOR. Talvez, ele mais amadurecido, e vendo que o país está carente de homens públicos sérios, seria a vez dele mostrar,com essa nova oportunidade, o que pretendia
fazer no Governo passado e não deixaram. Ah! Eu apostaria todas as fichas neste cabra!
Não vejo um politico no atual Congresso e por esse país
afora; um só homem digno de comandar o Brasil.! Quem sabe, não sei, ele se tornasse o salvador da pátria.Agora, dizer que deixaria de votar no COLLOR, por cuasa da corrupção? Seria muita hipocrisia de minha parte. Voces não acham,?

2007-03-17 05:55:14 · answer #8 · answered by Cristãomui 5 · 2 0

E Barbosa, que escolha facil : o Collor usou a grana da campanha e o Lula a de todos nos. Hum, entre ser guiado por um cego e carregado pelo aleijado? Fico com o ultimo. Sou mais o Collor se nao existe outra escolha, nunca vamos atingir a perfeicao.
Bjs da Gigi.

2007-03-17 08:31:28 · answer #9 · answered by Gigi 6 · 1 0

Qualquer um que ganhe, a vaca vai pro brejo!

2007-03-17 08:18:17 · answer #10 · answered by Vanessa 5 · 1 0

fedest.com, questions and answers