Dando continuidade a resposta de JESUS TE AMA, vamos corrigir, Getulio não foi presidente de seu estado e sim governador. O resto esta correto.
Mas dando a continuidade, Vergas foi eleito e durante seu 1.º mandato criou a Ditadura Vergas, foi deposto e novamente eleito quando ai sim a democracia foi o forte de seu governo.
Infelizmente em 1955 suicidaram com com ele, porque essa história de suicídio esta muito mal contada até hoje, portanto suicidaram com o Presidente que foi um dos melhores que o país teve.
2007-03-17 05:14:28
·
answer #1
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋
A origem
Nasceu em 19 de abril de 1882, no interior do Rio Grande do Sul, no município de São Borja, divisa com a Argentina, filho de Manuel do Nascimento Vargas e de Cândida Dornelles Vargas.
Quando jovem, alterou alguns documentos para fazer constar seu ano de nascimento como 1883. Esse fato somente foi descoberto nas comemorações do centenário de seu nascimento, quando, em verificando-se os livros de registro de batismo da paróquia de São Borja, descobriu-se que Getúlio nascera em 1882.
Getúlio Vargas fazia parte de uma família tradicional gaúcha da zona rural e de fronteira: os pampas. Sua família paterna é originária dos Açores, Portugal. Estudou em sua terra natal, depois em Ouro Preto.
Inicialmente, tentou a carreira militar, tornando-se em 1898 soldado na guarnição de seu município natal e, em 1900, matriculou-se na Escola Preparatória e de Tática de Rio Pardo (RS), onde não permaneceu por muito tempo, sendo transferido para Porto Alegre, a fim de terminar o serviço militar.
Essa passagem pelo exército e a origem militar, (seu pai lutou na guerra do Paraguai), seriam decisivos na formação da compreensão que Getúlio tinha dos problemas das forças armadas e no seu empenho em modernizá-las quando chegou à Presidência da República.
Matriculou-se em 1904 na Faculdade de Direito de Porto Alegre, onde conheceu o então cadete da escola militar Eurico Gaspar Dutra. Bacharelou-se em Direito no ano de 1907. Trabalhou inicialmente como promotor junto ao fórum de Porto Alegre, mas decidiu retornar à sua cidade natal para exercer a advocacia.
Sua orientação filosófica, como muitos de seu Estado e sua época, foi partidária do positivismo e pelo Castilhismo, a doutrina e o estilo político do caudilho Júlio de Castilhos.
Casou-se em 1911 com Darcy Lima Sarmanho, com quem teve cinco filhos. Este casamento foi um ato de conciliação pois as famílias dos noivos foram de partidos políticos rivais na revolução federalista de 1893.
[editar] A carreira política
Em 1909 elegeu-se deputado estadual, sendo reeleito em 1913. Renunciou pouco tempo depois, em protesto às atitudes tomadas pelo então presidente (cargo hoje intitulado governador) do Rio Grande do Sul, Borges de Medeiros, o velho Borges, durante a eleição. Retornou à Assembléia Legislativa estadual em 1917, sendo novamente reeleito em 1921.
Quando se preparava para combater, a favor do governo do estado do Rio Grande do Sul, na revolução de 1923, no interior de seu estado, foi chamado para concorrer a uma vaga de deputado federal pelo Partido Republicano Riograndense, PRR. Foi eleito, tornando-se líder da bancada gaúcha, ou seja, líder dos deputados do Rio Grande do Sul na Câmara dos Deputados, no Rio de Janeiro.
Assumiu o ministério da Fazenda (1926-1927) durante o governo de Washington Luís. Deixou o cargo de ministro para candidatar-se e vencer as eleições para presidente do Rio Grande do Sul para o mandato 1928 - 1933. Sua eleição colocava fim aos 30 anos de governo de Borges de Medeiros no Rio Grande do Sul. Getúlio assumiu a presidência do Rio Grande do Sul em 25 de janeiro de 1928, mas exerceu o mandato de presidente somente até 9 de outubro de 1930.
Durante esse mandato, quando se lançou candidato à presidência da República, iniciou um forte movimento de oposição ao governo federal, exigindo o fim da corrupção eleitoral, a adoção do voto secreto e do voto feminino.
Getúlio, porém, manteve bom relacionamento com o presidente Washington Luís, obtendo verbas federais para o Rio Grande do Sul. Criou o Banco do Estado do Rio Grande do Sul, e apoiou a criação da VARIG (Viação Aérea Rio Grande). Quando Presidente de seu estado, começou a se destacar como conciliador, conseguindo unir os partidos políticos do Rio Grande do Sul, o PRR e o Partido Libertador, antes profundamente divididos.
2007-03-17 11:14:16
·
answer #2
·
answered by JESUS TE AMA 7
·
0⤊
0⤋