Tio é grau de parentesco que requer apenas a existência de irmão ou irmã com capacidade reprodutiva. Professor, além de ser uma das profissões mais belas, é, sem dúvida a mais importante, pois sem ela não existiriam as demais que requerem escolaridade. A denominação de “tia” vem sendo utilizada de maneira quase oficial em todas as escolas o que, a meu ver consiste em um recurso barato para tentar conquistar a afetividade infantil que deveria ser canalizada para a figura do professor pelo carisma que deve possuir. É preciso notar que existem tios de todas as espécies, inclusive os desclassificados. Além do mais, atribuir denominações equívocas corre na contra-mão da função do educador. Dois resultados são derivados deste procedimento: A criança, quando descobre que foi enganada, passa a se sentir envergonhada, sendo inclusive objeto de deboche por parte dos mais velhos. A outra situação é a que ocorre com adultos, já formados por universidades, ridiculamente chamando de tio a estranhos
2007-03-17
01:56:26
·
11 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Educação e Referência
➔ Ensino e Instrução
O que contribui para a mediocridade reinante.
2007-03-17
01:57:16 ·
update #1
Parabéns, professoras. Pelas respostas vejo que alguns brasileiros ainda se importam com a verdade. Num país onde a corrupção se acoberta em metonímias, isso pode ser considerado estranho pela maioria. Espero que a educação no Brasil seja levada adiante por quem não procura mudar o nome dos bois para melhorar o andar da carroça. Do contrário poderemos permanecer no século XVII, ou retroceder ainda mais. Lembrete: não se chama de querida quem não se conhece, muito menos quem não se sabe o sexo.
2007-03-17
04:36:47 ·
update #2
A escola de meus filhos manda para mim mensagens na agenda assinadas por "tia Fulana".
2007-03-17
10:28:51 ·
update #3
Eu fui professora,e nunca concordei com esse procedimento.Sempre pedi aos meus alunos que me chamassem pelo meu nome.Concordo quando você quando diz,que esse costume,leva até pessoas já adultas,a chamarem estranhos de tios ou tias.Além de desagradável,é muito deselegante tal comportamento.
Professores,são profissionais.Podem e devem ser amigos de seus alunos,mas jamais dar a eles a falsa idéia de que sejam seus parentes.A intimidade excessiva,pode gerar falta de disciplina e até de respeito.Esse costume é latino,pois na Europa,e USA,isso é considerado de mau gosto;no que eu concordo.Eu sempre fui carinhosa e dedicada na minha profissão,sem no entanto,usar desse artifício.A grande maioria das pessoas não
aprecia ser chamado de tias,isso me parece ter um tom pejorativo.Adotar tal comportamento,pode gerar constrangimento.Meus filhos foram orientados a não chamarem de tios pessoas com as quais não têm parentesco,exatamente para evitar aborrecimentos desnecessários.
Não sou "ranzinza",mas prefiro ser tratada pelo meu nome,mesmo que seja por colegas ou amigos de meus filhos.
Um abraço fraterno.
2007-03-17 02:48:02
·
answer #1
·
answered by marinamorena@yahoo.com.br 6
·
0⤊
0⤋
|querida isto é de longa historia,l.
Em meados do seculo XVII que foram descobrir a infancia ,ou seja,as crianças eram vistas como adultos mirins,foi necessario então que se criasse as creches,para que as maes que trabalhavam fora pudessem deixar seus filhos,ou seja existe aà todo um contexto de higenização e cuidado com a criança onde a mesma vincula-se com a cuidadora,chamando a de tia pois o papel que esse cuidador exerce não é o de educador mais sim de cuidador.
PsPaulo Freire tem uma obra maravilhosa que nos remete a reflexão deste tema Professora Sim, Tia Não, expõe de forma clara as principais razões para as professoras deixarem de ser “tias”: essa visão de uma classe profissional como sendo constituÃda de parentes das crianças cria a expectativa de que não é preciso uma boa qualificação para fazer o trabalho de ensinar, além de uma visão polÃtica passiva e alienada, já que identificar professoras como tias “é quase como proclamar que ‘professoras’, como boas ‘tias’, não devem brigar, não devem rebelar-se.Para tanto te digo esta visão vem se modificando,deixando para tras o Tia.
2007-03-17 09:07:35
·
answer #2
·
answered by deipe2004 5
·
1⤊
0⤋
Concordo com a sua colocação, mas felizmente nas escolas isso já mudou, pelo menos nas públicas as crianças tratam por "Professoras", nas particulares não sei como está funcionando. Isso deveu-se, a um tempo atrás, querer estender o sentido de lar para a escola com o objetivo da criança sentir-se mais familiarizada. Mas é um absurdo porque não se pode unificar tudo, antes, é preciso sentir a diferença, cada coisa é uma coisa, cada lugar tem seu fim específico, o que cria uma ordem mental desde cedo.Abraços.
2007-03-17 12:59:07
·
answer #3
·
answered by Vanessa 5
·
0⤊
0⤋
em geral nao sao casadas e ficaram para titia.
2007-03-17 12:57:20
·
answer #4
·
answered by Mystic 7
·
0⤊
0⤋
A criança que entra com 4 anos (que é cedo, mas não é a menor das idades que já vi) na escola já sabe que aquele que o recebe em sala não é seu parente. Eu mesmo não convivia, mas sabia todos os meus tios e tias. O que ocorre que falar que a professora é tia facilita o período de transição para a criança, pois a escola passa também a ser sua "casa" ou "família". Além disso, os pais dissem para os filhos "não conversem com estranhos" e se você apresenta com "tia", quer dizer par ele que pode confiar na pessoa. Não conheço ninguém que na faculdade ainda chame de "tia" e "tio" o professor, pois esse recurso só deve ser utilizar até quando a criança tiver um só professor para as matérias. A partir daí, chamar pelo nome ou por "professor".
2007-03-17 12:23:45
·
answer #5
·
answered by Kelly Hope 3
·
0⤊
0⤋
quando eu era criança, eu sabia que a professora não era minha tia. Era uma forma fácil de dizr o nom da tia.
Não acho q seja prejudicial, contanto que a criança chegue na terceira série e deixe de falar tia.
2007-03-17 12:22:25
·
answer #6
·
answered by Gisa*guitar 4
·
0⤊
0⤋
Por que o salario delas e' muito baixo entao elas querem ter um relacionamento familiar com a crianca. Nunca se sabe se o pai das criancas divorcia e elas entram como segunda esposa na relacao.
2007-03-17 09:55:50
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Nossa, quanta ira!
Isso são tentativas de cativar as crianças que têm medo de largar a mãe. Ela, a criança, atribui a figura de uma tia de fato à professora que está ali a mostrar carinho, tentando fazer a criança sentir-se segura. Pode ter sido um erro, mas a intenção não era ferir ninguém.
Já sei, no inferno está cheio de pessoas com boa intenção.
Quando crescem não vejo nada disso deles sentirem que foram enganados. Quanto exagero!
Por que será então que os mais grandinhos continuam a chamar a dona da cantina, a faxineira de tia? Será que eles não sabem que elas não são tias deles de fato. Será que são tão idiotas assim? Vejo isso como um carinho deles para com elas.
2007-03-17 09:37:05
·
answer #8
·
answered by magrão 7
·
0⤊
0⤋
Sou professora na educação infantil há 20 anos. No início da minha carreira, era natural a criança (e todo mundo!) tratar a professora por "tia". Era uma forma de "acolher" a criança, que deveria considerar a professora a sua 2ª mãe. Com os estudos relacionados às mudanças na educação, a professora passou a ser "educadora", pois não bastava acolher a criança, mas trabalhar para que ela se desenvolvesse globalmente. A educadora não é uma 2ª mãe, mas uma especialista capaz de ajudar as crianças e suas famílias à exercerem sua cidadania.
Ainda hoje, algumas pessoas tratam as professoras (principalmente na educação infantil) por "tia" (tudo o que tem uma carga histórica demora a desaparecer completamente) e sempre tem alguém por perto que as corrige. Eu não vejo o termo "tia", ainda usado por algumas crianças, como falta de respeito (muitas colegas ficam indignadas!). É preciso ensiná-las e ensinar suas famílias: a professora não é a "tia", mas faz parte da família pela importância da sua função.
2007-03-17 09:24:46
·
answer #9
·
answered by izadenunes 7
·
0⤊
0⤋
TIA ou TIO, é simplismente uma maneira de se referir aos educadores nos primeiros anos escolares,assim como ao tio da van ou onibus etc,com o passar dos anos já na na fase da aborrecencia,"tia" e a dona da casa os as primas passam a fazer parte da iniciação sexual, lembro que falar vamos na zona era mal,o melhor era falar vamos la nas tias,
2007-03-17 09:17:05
·
answer #10
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋